Terra e Paixão

Terra e Paixão

Terra e Paixão: tudo sobre a novela das 9

Cauã Reymond, Barbara Reis e Johnny Massaro são os protagonistas de "Terra e Paixão" (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Cauã Reymond, Barbara Reis e Johnny Massaro são os protagonistas de "Terra e Paixão" (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

“Terra e Paixão” é a próxima novela das nove da TV Globo e estreia no dia 8 de maio de 2023. A produção substitui “Travessia” no horário nobre e é escrita por Walcyr Carrasco. O elenco conta com nomes consagrados da atuação como Tony Ramos, Gloria Pires, Cauã Reymond e Susana Vieira.

Se espera que a novela tenha todos os elementos importantes para prender o público ao longo dos próximos meses, como vingança, paixões inesperadas e guerras familiares. O texto promete ser intrigante como as outras novelas de Walcyr Carrasco no horário nobre, como “Amor à Vida” (2013), “O Outro Lado do Paraíso” (2017) e “A Dona do Pedaço” (2019).

Sobre o que é Terra e Paixão?

A trama conta a história de Aline (Barbara Reis), que é uma professora que decide se tornar produtora agrícola após o marido ser assassinado por uma família poderosa e gananciosa, chamada La Selva. Antônio La Selva (Tony Ramos) comanda esse clã e provoca uma rivalidade entre os irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro) por conta da herança e da sucessão familiar.

A grande vilã da trama é Irene (Gloria Pires), que é casada com Antônio, madrasta de Caio e mãe de Daniel. Ela odeia o enteado e faz de tudo para que o filho se torne o grande dono dos negócios da família.

O problema é que Daniel acaba se apaixonando por Aline, que possui terras desejadas pela família La Selva, mas não se dá conta de que Caio também cai de amores pela professora. A rivalidade entre os irmãos começa nesse momento, passando por conflitos familiares e também amorosos.

Veja também

Elenco de Terra e Paixão

Tony Ramos (Antônio La Selva)

Tony Ramos como Antônio La Selva em "Terra e Paixão" (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Tony Ramos como Antônio La Selva em “Terra e Paixão” (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Antônio La Selva é um homem rabugento, autoritário e que culpa o filho, Cario, pela morte da primeira esposa, Agatha, logo no parto. O homem tenta a todo custo ter as terras de Aline, que foram desmembradas de sua propriedade em determinado momento. É marido de Irene e pai também de Daniel.

Gloria Pires (Irene)

Gloria Pires é a vilã Irene em "Terra e Paixão" (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Gloria Pires é a vilã Irene em “Terra e Paixão” (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Irene é a grande vilã da novela e faz de tudo para que Daniel e Petra se tornem os grandes administradores dos negócios da família. Com desprezo por Caio, a megera esconde um detalhe do passado que será descoberto pelo enteado.

Debora Ozório (Petra)

Debora Ozório é Petra na novela das nove (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Debora Ozório é Petra na novela das nove (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Petra é a filha da família La Selva. Ricaça e sem muito propósito na vida, acaba se viciando em remédios e precisa contar com a ajuda dos irmãos para se livrar da dependência química.

Agatha Moreira (Graça)

Agatha Moreira vive a vilã Graça em "Terra e Paixão" (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)
Agatha Moreira vive a vilã Graça em “Terra e Paixão” (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)

Graça é uma ex-modelo extremamente fútil e odeia pobres. É noiva de Daniel e muito ambiciosa, mas vai dar o golpe da barriga após descobrir que o companheiro se apaixonou por Aline justamente no dia em que recusou acompanhá-lo em um show.

Rainer Cadete (Luigi)

Rainer Cadete vive o trambiqueiro Luigi na trama das 21h (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Rainer Cadete vive o trambiqueiro Luigi na trama das 21h (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Luigi San Marco é um italiano trambiqueiro que promete dar um tom de humor para a novela de Walcyr Carrasco, firmando mais uma parceria do autor com o artista.

Tata Werneck (Anely)

Jonathan Azevedo e Tata Werneck são Odilon e Anely em "Terra e Paixão" (Foto: Divulgação/TV Globo)
Jonathan Azevedo e Tata Werneck são Odilon e Anely em “Terra e Paixão” (Foto: Divulgação/TV Globo)

Anely descobre que pode ganhar dinheiro fazendo striptease na internet e esconde de todos essa sua profissão. Odilon é o namorado ciumento da jovem que nem desconfia da companheira.

Quantos capítulos tem Terra e Paixão?

A Globo encomendou mais capítulos que o normal para “Terra e Paixão”. Com estreia marcada para o dia 8 de maio, a novela acabará somente em 2024, totalizando 221 capítulos. A última novela com tantos capítulos foi “Amor à Vida”, do mesmo autor, em 2013.

O que esperar da novela Terra e Paixão

“Terra e Paixão” tem o objetivo de recuperar a audiência perdida com o fim de “Pantanal”, buscando novamente a natureza como pano de fundo. Com a queda dos números provocada por “Travessia”, a Globo planeja utilizar as narrativas de Walcyr Carrasco para reconquistar parte do público.

Mais um sucesso de Walcyr Carrasco?

O autor é conhecido por elevar a audiência de todas as faixas que já escreveu na Globo, sendo o dono de grandes sucessos dos últimos anos como “O Outro Lado do Paraíso” e “A Dona do Pedaço”. Como se não fosse o suficiente, o escritor também garantiu um dos grandes êxitos da faixa das seis na década passada com “Êta Mundo Bom!”, que até ganhou uma reprise durante a pandemia.

Uma coincidência é que o profissional terá a missão de resgatar a audiência perdida após uma novela de Glória Perez, como aconteceu em 2013. Na ocasião, “Amor à Vida”, que se imortalizou graças a personagens como Félix (Mateus Solano) e Paulinha (Klara Castanho), entrou no ar no lugar de “Salve Jorge” (2012), considerada uma das piores novelas da autora por alguns críticos.

Tony Ramos no papel de vilão

Eterno mocinho das novelas da Globo, principalmente nas tramas de Manoel Carlos, Tony Ramos emenda o sétimo vilão seguido na carreira. O artista até chegou a emplacar alguns desses personagens malvados, mas a maioria ou caiu em esquecimento ou se redimiu ao longo da novela.

Na lista de malvados mais recentes estão seus personagens em “Guerra dos Sexos” (2012), “A Mulher do Prefeito” (2013), “O Rebu” (2014), “A Regra do Jogo” (2015), “Vade Retro” (2017), “Tempo de Amar” (2017) e “O Sétimo Guardião” (2018).

Interpretação de Susana Vieira aos 80 anos

Susana Vieira interpreta pela primeira vez na carreira uma personagem que é idosa. Aos 80 anos, a famosa encara um papel em meio a um tratamento contra um tipo raro de leucemia. Em entrevista à Folha de S. Paulo, a artista garante que Cândida é “uma velha, como se fosse uma pessoa bem mais velha que eu sou, apesar de já ter 80 anos e não aparentar”.

Romance lésbico

“Terra e Paixão” terá um casal lésbico na história. Renata Gaspar dará vida a Mara, que ajuda a protagonista Aline a salvar sua colheita. Casada com Elias (Lourinelson Vladimir), com quem vive conflitos, Mara terá um romance com Menah (Camilla Damião).

Resumo da novela

Você pode acompanhar outros resumos de novelas todas as semanas aqui no TV Foco.

Acompanhe tudo sobre as novelas

Você pode acompanhar diariamente novidades sobre todas as novelas no TV Foco.

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA