Categoria -Bom Sucesso

Bom Sucesso

Estreia: 29 de Julho de 2019

Emissora: Globo

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Gênero: Nacional

País: Brasil

Autores: Rosane Svartman e Paulo Halm

Direção Geral: Marcus Figueiredo

Direção Artística: Luiz Henrique Rios

Meta de Audiência: 25 pontos

Elenco: Grazi Massafera / Isabella Scherer (Paloma), Bruna Inocencio (Alice), Giovanna Coimbra (Gabriela), João Bravo (Peter), David Junior (Ramon), Antonio Fagundes (Alberto), Romulo Estrela (Marcos), Fabiula Nascimento (Nana), Armando Babaioff (Diogo), Valentina Vieira (Sofia), Thais Garayp (Bezinha), Alexandra Martins (Leila), Marcelo Flores (Batista), Jorge Lucas (Dr. Mauri), Sheron Menezzes (Gisele), Lucio Mauro Filho (Mario), Mariana Molina (Evelyn), Antonio Carlos Santana (Leo), Shirley Cruz (Glaucia), Diego Montez (Willian), Yasmin Gomlevsky (Thaissa), Arthur Sales (Felipe), Felipe Haiut (Jefferson), Jonas Bloch (Eric Feitosa), Ingrid Guimarães (Silvana Nolasco), Rafael Infante (Pablo), Ju Colombo (Elomar), Gabriela Moreyra (Francisca), Igor Fernandez (Luan), Lucas Leto (Waguinho), Gabrielle Joie (Michelly), Caio Cabral, Nathalia Altenbernd (Jeniffer), Ícaro Amado (Pedro Santos), Gabriel Contente (Vicente), Eduardo Galvão (Dr Machado), Helena Fernandes (Eugênia), Lana Guelero (Beata Glória), Guti Fraga (Padre Paulo), Elam Lima (Zeca), Romeu Evaristo (Fabrício), Stella Freitas (Terezinha), Patrícia Costa (Esther), Carla Cristina Cardoso (Lulu), Anderson Muller (Antônio), Daniel Warren (Jorginho), Felipe Coutinho (Jorsé Bial) e Alessandro Moussa (Marcondes).

SINOPSE DA NOVELA DAS SETE DA GLOBO

A vida pode – e deve – ser muito mais que enfrentar uma rotina atribulada e cheia de obstáculos. Quantas vezes por dia você anula o protagonismo que lhe cabe em sua própria história e reprime os sonhos que tentam florescer dentro de si? Tomar as rédeas de seu destino, construir elos para as pequenas e grandes conquistas e permitir doses diárias de sorrisos, alegria e deleite não podem ser exceção. É isso que ‘Bom Sucesso’, próxima novela das sete, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm com direção artística de Luiz Henrique Rios, traz à tona em seu enredo.

Paloma (Grazi Massafera) leva um dia a dia corrido e nunca tem tempo para pensar nela mesma, até um exame de saúde lhe trazer uma sentença determinante: ela tem apenas seis meses de vida. A percepção da finitude lhe desperta para o presente. “A novela fala sobre a importância de viver com a consciência de que nossos dias são finitos e únicos. É sobre saber valorizar, de forma intensa, as pequenas coisas do cotidiano, como um abraço em alguém da família, um encontro fortuito com um amigo, um pôr do sol…”, define Rosane Svartman.

O diagnóstico do exame, porém, é de outra pessoa. Os exames foram trocados, e o resultado pertence a Alberto (Antonio Fagundes). Os dois se conhecem, e a paixão em comum pela literatura é a semente para a construção de uma amizade capaz de abrir horizontes e dar um novo significado à vida de ambos. A convivência entre eles e as novas experiências que protagonizam vão afetar a todos que os rodeiam, principalmente dois homens apaixonados por Paloma: Ramon (David Junior), pai de sua primogênita e o amor que ela conhece desde muito jovem, e Marcos (Romulo Estrela), filho de Alberto e uma paixão arrebatadora e inesperada.

Paloma faz Alberto redescobrir o prazer de viver no tempo que lhe resta. Já Alberto apresenta a Paloma seu mundo, repleto de histórias e novas perspectivas. “Esse encontro é uma junção de almas, e eles vão aprender, um com o outro, a olhar além de seus limites”, aponta Paulo Halm. Luiz Henrique Rios ainda complementa sobre a vontade de fazer uma obra que se propõe a inspirar as pessoas: “A novela fala sobre uma questão que acho que falamos pouco: o valor da vida. A vida não é eterna, ela é perene. Queremos lembrar a importância de valorizar os pequenos momentos do dia a dia”.

Bom Sucesso estreia no dia 29 de julho e trata do valor da vida com uma mensagem de perseverança, fé e garra.  

 

O despertar de Paloma

Assim como tantas mulheres brasileiras, Paloma (Grazi Massafera) enfrenta uma tripla jornada diária: trabalha fora, cuida da casa e cria os filhos sozinha. O dia a dia é intenso, e, muitas vezes, ela acaba anulando suas próprias vontades para priorizar as necessidades dos filhos e dar conta de tantas tarefas. Mas Paloma não desanima. Moradora do bairro de Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro, ela sabe tirar uma lição de cada dificuldade que surge e sempre tem um ombro amigo para oferecer.

Apaixonada por livros, batizou os filhos com nomes de clássicos personagens literários: Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo). “Alice no País das Maravilhas”, “Gabriela Cravo e Canela” e “Peter Pan” foram as obras que marcaram sua vida no período da escola, quando engravidou da primogênita. Em função disso, precisou abrir mão do sonho de estudar Letras para trabalhar com o ofício que sua mãe lhe ensinou: a costura.

Ramon (David Junior) é seu grande amor da juventude e pai de Alice. Logo depois que a filha nasceu, ele ganhou uma bolsa de estudos em uma universidade nos Estados Unidos e recebeu a proposta de jogar basquete profissionalmente. Embarcou na esperança de conseguir uma estabilidade financeira e poder bancar a família. Ele conseguiu se formar em Educação Física no Exterior, mas uma contusão o afastou do sonho de ser jogador da NBA. Passou a trabalhar como roupeiro do time do Chicago Bulls. Após sua partida, Paloma conheceu Elias, com quem acabou se casando e teve os filhos Gabriela e Peter. Mas depois da morte de Elias, a costureira se viu novamente sem parceria para criar as três crianças. Apesar disso, mesmo passados 15 anos da partida de Ramon, nem ele nem Paloma conseguiram se esquecer um do outro.

A costureira enfrenta as dificuldades do cotidiano com muita fé. Para ela, não é nenhum sacrifício subir a escadaria da Igreja da Penha, rezar e agradecer. Sem contar que carrega uma energia e uma imaginação únicas. Boa parte dessa vitalidade é dedicada ao trabalho e ao samba. Paloma atravessa a cidade de trem todos os dias para trabalhar como costureira na loja Chic Store, frequentada pela alta sociedade carioca. Seu talento com linhas, agulhas e tecidos também serve ao time de costura do barracão de sua escola de samba do coração, a Unidos do Bom Sucesso. Ela já desfila como passista da agremiação e sonha com o dia em que vai sair no carnaval como destaque, com direito a carro alegórico e tudo, no meio da Marquês de Sapucaí.

Aliás, esse é só um dos sonhos que inspiram Paloma. Dona de uma mente fértil, ela se transporta para os mundos fantásticos que as histórias dos livros lhe proporcionam, chegando a se imaginar como as personagens das obras que desbrava. “Paloma é uma mulher batalhadora e sonhadora. Não tem muito tempo para pensar. Ela engravidou cedo e precisou abrir mão do sonho de fazer faculdade para trabalhar. Mas isso não a deixou num lugar sombrio. Pelo contrário, ela é uma pessoa solar que enfrenta tudo com garra”, aponta Grazi Massafera.

A vida de Paloma vira do avesso depois do resultado de um exame de rotina. O diagnóstico? A sentença de que tem uma doença terminal e poucos meses de vida. Seu mundo desaba. Essa notícia lhe desperta a vontade de tomar as rédeas do seu destino e viver sem pensar no amanhã, algo que antes só seria possível em sua imaginação. É o estopim para que cometa uma série de “loucuras” e trate de resolver pendências, como se despedir do seu grande amor da juventude, Ramon (David Junior), ou se embriagar e literalmente dar um show no trem da Central do Brasil. Transtornada, chega ao ponto de brigar com uma cliente, destruir a vitrine da loja onde trabalha, o que lhe custa o emprego.

Em meio ao caos que vivencia, Paloma aceita fazer uma faxina numa casa em Búzios para ganhar um dinheiro extra e pensar em seus próximos passos, afinal, também é tomada pela angústia de morrer e deixar os três filhos. É na cidade litorânea que a vida de Paloma muda mais uma vez, a partir de uma noite de amor inesquecível com o até então desconhecido Marcos (Romulo Estrela), um bon vivant e dono do badalado quiosque Bar do Peter Pan.

Os filhos de Paloma

Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo) não fazem ideia do turbilhão pelo qual a mãe está passando. Apesar de terem gostos e personalidades distintos, os irmãos são muito unidos.

Tal qual a mãe, Alice ama ler e pode se perder por horas nas páginas dos livros. É uma das melhores alunas da escola e, por causa da timidez, tem dificuldade de expressar seus sentimentos ou de se impor. A não ser que a ideia seja colocar tudo o que está sentindo em um texto, pois tem muita habilidade para escrever.

Já Gabriela (Giovanna Coimbra) passa boa parte dos dias jogando basquete na quadra do bairro, sonhando com o dia em que será uma jogadora profissional. Ao contrário da irmã, ela não leva desaforo para casa e vive envolvida em brigas e discussões, seja para se defender ou defender quem ama.

E o caçula Peter (João Bravo) vive para fazer vídeos e postar na internet, ensaiando um futuro como influenciador digital. Ele não se dedica aos estudos tanto quanto deveria, e o boletim é cheio de notas vermelhas, para o desespero de Paloma.

Desde que ficou viúva, a costureira se desdobra para acompanhar a vida dos filhos de perto. Ela se divide em três para encorajar Alice, vigiar os ímpetos de Gabriela e incentivar Peter nos estudos. Sempre com muita firmeza e doçura. Desta vez, porém, é ela quem precisa de atenção e colo.

Enquanto Paloma está em Búzios, os filhos descobrem o exame de saúde escondido embaixo do colchão dela e ficam perplexos. Mas eles sabem que precisam se manter mais fortes do que nunca.

A vizinhança de Bonsucesso

O dia a dia em Bonsucesso é efervescente, com o trânsito intenso, a correria frenética dos moradores e o comércio pulsante da Praça das Nações. É lá no bairro que Lulu (Carla Cristina Cardoso), cunhada de Paloma (Grazi Massafera), tem uma barraquinha de comes e bebes. Casada com Antonio (Anderson Muller), ela é uma mulher despachada e, como dizem popularmente, “pau para toda obra”. Já o irmão de Paloma está desempregado há algum tempo e vive na aba da esposa, mas tem um grande coração.

Assim como a costureira, o casal ama a escola de samba Unidos do Bom Sucesso. Quem também é frequentadora assídua da agremiação é a líder das costureiras, Esther (Patricia Costa), que consegue a oportunidade para Paloma fazer a faxina em Búzios. É com ela que Paloma costuma desabafar sobre as dores e delícias de sua vida.

No bairro também fica o Colégio Estadual Dias Gomes, onde Alice (Bruna Inocêncio) e Gabriela (Giovanna Coimbra) estudam. A professora Francisca (Gabriela Moreyra), uma grande entusiasta da Educação, não mede esforços para aflorar as potencialidades dos alunos ou resgatar qualquer um que ameace desistir do próprio futuro.

Alice, uma das melhores alunas, adora passar horas na biblioteca da escola. Ela se apaixona por Luan (Igor Fernandez), o garoto mais popular do colégio, e eles começam a namorar. Tímida e recatada, a primogênita de Paloma vai precisar aprender a lidar com os ciúmes e as maldades de Jeniffer (Nathalia Altenbernd), que não aceita ver o casal junto. E com o comportamento dúbio de Waguinho (Lucas Leto), melhor amigo de seu namorado, envolvido com más companhias.

Diferente da irmã, o lugar preferido de Gabriela (Giovanna Coimbra) em Bonsucesso é a quadra de basquete. A garota esquece as horas quando está jogando,  e quem costuma acompanhá-la são os melhores amigos, Patrick (Caio Cabral) e Michelly (Gabrielle Joie).

Logo, toda a vizinhança fica sabendo da situação de Paloma (Grazi Massafera) e se mobiliza para fazer uma vaquinha e arrecadar fundos para a costureira, que fica emocionada com tanto carinho ao retornar à cidade.

O encontro de Paloma e Alberto

Alguns dias depois, Paloma é avisada pelo laboratório que seu exame foi trocado e descobre que está com a saúde intacta. Um alívio toma conta de sua alma, seguido de uma sensação de inquietação. Ela sente que precisa ir atrás da pessoa que está com os dias contados de verdade. Disposta a encontrá-la, Paloma retorna ao laboratório, onde coloca em prática um plano que, com uma força do acaso, a leva até o nome de Alberto Prado Monteiro (Antonio Fagundes).

Ele é o dono da editora Prado Monteiro, um homem que começou a vida vendendo enciclopédias de porta em porta e construiu um império no mundo literário. Alberto é uma pessoa amarga, que tem muitas questões familiares mal resolvidas. Ele dedicou muito da sua trajetória ao universo das letras e histórias, e sobrou pouco afeto e quase nenhuma atenção para os filhos, Marcos (Romulo Estrela) e Nana (Fabiula Nascimento). A única na casa capaz de arrancar um sorriso ou afago de Alberto é a pequena Sofia (Valentina Vieira). É com a neta que ele passa horas lendo histórias e demonstra que, no fundo, tem um lado amoroso.

Paloma descobre o endereço de Alberto e vai até a casa dele, alegando que precisa entregar uma encomenda ao patriarca da família. É a oportunidade que tem de conhecê-lo e contar sobre como a sensação de estar com os dias contados mexeu com a sua vida, ao mesmo tempo em que se solidariza com o que ele está vivendo. Alberto fica encantado com toda a vitalidade de Paloma, que, por sua vez, se deslumbra com a enorme biblioteca da mansão e o vasto conhecimento dele em literatura.

O dono da Prado Monteiro acaba convidando Paloma para ser sua acompanhante a fim de ensiná-lo a viver melhor no tempo que lhe resta. Ela aceita a proposta, e a amizade que nasce da convivência diária será enriquecedora e transformadora para os dois, que se propõem a conhecer um pouco do mundo um do outro. “Alberto está irascível antes de conhecer Paloma. Por meio da literatura, eles acabam se unindo de uma forma que seria quase impossível em outras circunstâncias. Esse encontro é uma ode à vida. Eles trocam gostos e experiências e um ensina o outro a viver”, ressalta Fagundes.

É justamente na mansão Prado Monteiro que Paloma vai reencontrar Marcos e descobrir que ele é filho de Alberto, enquanto Ramon está de volta ao Brasil disposto a reconquistá-la. Ela fica dividida entre o amor da juventude por Ramon e a paixão por Marcos. Enquanto vive esse dilema, Paloma ajuda Alberto a desfrutar dos pequenos prazeres da vida.

Uma vida em função do basquete

Ramon (David Junior) recebe a notícia da suposta doença de Paloma direto da quadra do Chicago Bulls, nos Estados Unidos, e não titubeia na decisão de retornar ao país e ficar ao lado do grande amor de sua vida. E, depois que o resultado real do exame vem à tona, ele está ainda mais disposto a reconquistar a costureira e estreitar os laços com a filha Alice (Bruna Inocêncio).

De volta ao Rio de Janeiro, Ramon começa a trabalhar como técnico do time de basquete do Clube Esportivo Ipê Roxo. Apesar de a equipe ser masculina, Ramon aceita incluir Gabriela (Giovanna Coimbra) nos treinos do grupo. Afinal, ele enxerga na jovem o mesmo sonho de jogar basquete profissionalmente que um dia o motivou. Gabriela é apaixonada pelo esporte e admira Ramon por toda sua trajetória profissional.

A salvação da editora Prado Monteiro: a biografia de Silvana Nolasco

Preocupado com sua saúde, Alberto (Antonio Fagundes) pede que os filhos assumam o comando da editora o mais rápido possível. Nana (Fabiula Nascimento) entende dos negócios melhor do que ninguém, e Marcos (Romulo Estrela), apesar de irresponsável aos olhos do pai, é apaixonado pelos livros. Os dois juntos são imbatíveis e se completam: mente e coração.

Eles contam com um time talentoso e apaixonado pelo universo dos livros nesta empreitada, como os editores Mario (Lucio Mauro Filho), Thaissa (Yasmin Gomlevsky) e Felipe (Arthur Sales). O trio se complementa em suas características peculiares: Mario se considera um poeta nato e é comunicativo, Thaissa sabe fazer citações de livros de cabeça e é rabugenta e Felipe adora romances policiais e é introspectivo. Willian (Diego Montez) e Gláucia (Shirley Cruz) são os diretores das áreas de marketing e comercial e contam, respectivamente, com a tímida Evelyn (Mariana Molina) e o extrovertido Leo (Antonio Carlos Santana) como assistentes. O nerd Jefferson (Felipe Haiut), que trabalha com Tecnologia da Informação, completa essa equipe.

Os negócios da empresa precisam ser alavancados, e uma das estratégias pensadas pelos editores é a publicação de uma biografia cheia de “barracos” que possa vender como água. É aí que Marcos lembra da atriz Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães), com quem teve um affair em Búzios.

A atriz é o grande nome da novela ‘Precipício do Amor’ e vira sensação por onde passa. Ela ama ser o centro das atenções e não tem nenhum pudor de se expor. Quando está gravando cenas do novo trabalho em Búzios, a diva conhece Marcos e acaba se descobrindo apaixonada por ele. Mas nem isso é capaz de baixar a guarda da celebridade.

A paixão, esse sentimento que estava adormecido há muito tempo dentro de Silvana, vira combustível para ela colocar em prática as ideias mais descabidas, como forjar um noivado com Marcos e até aparecer na mansão Prado Monteiro para conhecer o “sogro” Alberto (Antonio Fagundes). O convite para ter sua vida exposta em uma biografia da editora Prado Monteiro é perfeito para ficar ainda mais perto de Marcos e ganhar ainda mais holofote na mídia.

Mario é o ghost writer das peripécias da atriz, que relata mil e uma histórias cabulosas e exageradas. Acreditando que Alberto não aprovaria a publicação da biografia de alguém tão extravagante, Marcos e Nana fazem tudo escondido do pai.

Apesar do esforço em conjunto para reerguer a editora, há quem planeje um outro futuro para a empresa: os amantes Diogo (Armando Babaioff), marido de Nana, e Gisele (Sheron Menezzes), a assistente pessoal da empresária. Diogo é um sujeito que não tem ética ou pudor. É capaz de manipular e ameaçar qualquer um que ouse interferir em seu objetivo de vida: garantir a herança da família Prado Monteiro para si. Trata a esposa, Nana, como um cavalheiro, pois precisa manter as aparências diante dela e de todos que a rodeiam. Afinal, considera esse relacionamento um investimento para conquistar algo maior. Na prática, torce pela morte do sogro enquanto tenta convencer a família a vender a editora antes de uma possível falência.

Gisele é aliada nas falcatruas de Diogo, mas, no fundo espera pelo dia que o advogado vai abandonar Nana para ficar com ela. Enquanto esse momento não chega, ela aproveita a proximidade com a chefe para espioná-la e sabotá-la. Passional, ela não vai aceitar tão facilmente ser a segunda opção na vida de Diogo.

PERFIS DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS

Paloma (Grazi Massafera) – Mulher batalhadora, solar e sonhadora que, apesar das dificuldades do dia a dia, está sempre disposta a ajudar as pessoas. Apaixonada pelos livros, batiza os três filhos com nomes inspirados em grandes clássicos da literatura: Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo). Quando engravida de Ramon (David Junior) de sua primogênita, precisa abrir mão do sonho de estudar Letras e começa a trabalhar como costureira. Tem os outros dois filhos de outro relacionamento, mas fica viúva cedo e nunca esquece a paixão de juventude por seu primeiro amor, Ramon. Moradora de Bonsucesso, é frequentadora assídua da quadra da Unidos do Bom Sucesso. Depois de ser vítima de uma troca de exames, tem sua vida virada do avesso ao acreditar que tem seis meses de vida. Isso a levará a conhecer Alberto (Antonio Fagundes), com quem construirá uma forte amizade, e Marcos (Romulo Estrela), que fará com que seu coração fique dividido entre ele e Ramon.

Alberto (Antonio Fagundes) – Patriarca da família, é um homem prático, autoritário e ranzinza. Como pai de Nana (Fabiula Nascimento) e Marcos (Romulo Estrela), é distante e exigente. Só sabe demonstrar amor e carinho pela neta, Sofia (Valentina Vieira), para quem adora contar histórias e ler livros de sua imponente biblioteca. Construiu a editora Prado Monteiro vendendo enciclopédias de porta em porta. A editora hoje é focada em livros acadêmicos e clássicos em edições de luxo, mas está em vias de ir à falência. Passa a repensar a forma como encara a vida ao conhecer Paloma (Grazi Massafera), a mulher com quem o seu exame acusando uma doença terminal foi trocado. A amizade que surge desse acaso vai proporcionar a ele momentos inesquecíveis em seus últimos meses de vida.

Marcos (Romulo Estrela) – Independente, arrojado e bon vivant, é filho de Alberto (Antonio Fagundes) e irmão de Nana (Fabiula Nascimento). Marcos tem a mesma paixão pelos livros que o pai, mas se chocou com a intransigência dele na administração da editora Prado Monteiro. Decidiu largar tudo e cair no mundo atrás de uma vida de aventuras, amores e boemia. Abre um bar em Búzios, chamado Bar do Peter Pan, onde vive de forma livre e despretensiosa. É na cidade que conhece Paloma (Grazi Massafera), com quem tem um encontro arrebatador e inesquecível, e Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães), uma atriz extravagante. Com a piora da saúde do pai, decide retornar ao Rio de Janeiro para ajudá-lo a reerguer a editora, tornando-a mais popular e acessível. É nesta volta que vai reencontrar Paloma e Silvana.

Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) – Celebridade amada por uma legião de fãs, é uma atriz extravagante que “bomba” nas redes sociais. Egocêntrica e barraqueira, chega a contratar “paparazzi particular” para fazer “flagrantes” nos lugares que frequenta e não sair das colunas de fofoca. Mas, no fundo, é sensível e insegura. Tem um affair com Marcos (Romulo Estrela) em Búzios e depois reencontra o rapaz, que lhe propõe fazer uma biografia de sua vida. Exibida que só, vai adorar a ideia de ter seus segredos mais ocultos revelados nas páginas de livro.

Gisele (Sheron Menezzes) – Assistente pessoal de Nana (Fabiula Nascimento), é dissimulada, ambiciosa e invejosa. Mantém um caso com Diogo (Armando Babaioff) regado a doses de adrenalina e marcado por encontros quase sob o nariz da executiva. Eles têm o plano de tomar todas as posses da família e, por isso, Gisele espiona e sabota a chefe. Apesar da relação cheia de ganância, Gisele gosta de Diogo e espera pelo dia em que ele vai se separar da esposa.

PUBLICIDADE

ANÚNCIO