Globo

Novelas, reality e até Carnaval: as vezes em que a Globo teve seu reinado estraçalhado pelas rivais

Silvio Santos foi um dos que ameaçaram o reinado da Globo - Foto: Reprodução
Silvio Santos foi um dos que ameaçaram o reinado da Globo – Foto: Reprodução

Com uma história de dar inveja, a Globo já foi ameaçada em algumas ocasiões, como nesse especial que o TV Foco preparou para seus leitores

Mesmo após mais de 55 anos de lançamento, a Globo continua firme e forte como a emissora de TV de maior audiência, influência e poder no Brasil. Com uma média diária que consegue ser maior que a das suas duas maiores rivais somadas, o canal carioca é um verdadeiro fenômeno mundial quando o assunto é televisão.

Ao longo dessas décadas, alguns tentaram, uns faliram, outros conseguiram por pouco tempo ameaçar o reinado da poderosa, mas ninguém conseguiu combater em pé de igualdade em todos os momentos da programação. Confira abaixo alguns momentos na história em que o reinado da Globo foi ameaçado por produtos em específico.

Carnaval

Atualmente a transmissão dos desfiles de escola de samba  conquistam boa audiência para a Globo, mas nos anos 80 praticamente todo mundo parava pra assistir. Se aproveitando de brigas da Globo com o então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, a Rede Manchete conseguiu os direitos dos desfiles em 1984.

Na capital carioca, os números da Manchete foram astronômicos, e o canal venceu a poderosa de lavada em praticamente todos os desfiles. Na segunda e na terça de Carnaval, por exemplo, o recém-lançado canal explodia com 38 e 58 pontos de média, respectivamente. Até o Jornal Nacional perdeu de lavada, por 28 a 46.

Pantanal

Mas não foi apenas com o Carnaval que a extinta Manchete deu trabalho pra Globo. Um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira, a novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, marcou uma geração e conseguiu quebrar o monopólio que a Globo havia formado com as telenovelas pela primeira vez na história.

Juma em cena da novela Pantanal, que será refeita pela Globo - Foto: Reprodução
Juma em cena da novela Pantanal, que será refeita pela Globo – Foto: Reprodução

Estreando com 7 pontos de média, Pantanal foi logo crescendo e superando a média dos 20 pontos. A partir da quarta semana, superava a Globo todos os dias, tendo terminado com o último capítulo média de 31 pontos, 10 a mais que a Globo. Hoje, a poderosa reconhece esse fenômeno e produzirá um remake da trama.

Casa dos Artistas

Primeiro reality-show de confinamento da televisão brasileira, antes mesmo do Big Brother e de A Fazenda, a Casa dos Artistas de Silvio Santos fez o SBT rivalizar com a Globo em níveis inimagináveis, vencendo programas como o Fantástico e até chegando a superar a novela das 21h da época, O Clone, de Glória Perez.

Para se ter uma ideia, a final da primeira temporada do programa conseguiu média de 47 pontos contra apenas 18 da Globo, se firmando na liderança isolada. Na segunda temporada, a explosão era ainda maior e o programa vencia até mesmo o BBB. Saiu do ar após acusações de plágio e audiência já desgastada na 4ª temporada.

Os Dez Mandamentos contra a Globo

Produto recente que mais causou impacto e fez a Globo tremer nas bases, Os Dez Mandamentos foi a primeira novela bíblica produzida pela Record, no ano de 2015, e deu uma alegria imensa para o canal de Edir Macedo, enquanto promoveu um verdadeiro impacto negativo na programação e na audiência da Globo.

Cena de Os Dez Mandamentos

Com cinco meses no ar, a trama já liderava na média geral, com 20 pontos e vencia a então novela das 21h da Globo, A Regra do Jogo. O ápice foi o capítulo que mostrou a abertura do Mar Vermelho, no dia 10 de novembro daquele ano, com 28 pontos, vencendo tanto a novela quanto o Jornal Nacional.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.