Novelas

GloboplayNovelas

Atual sucesso no Globoplay, as dramáticas novelas mexicanas estreavam há 40 anos no Brasil pelo SBT

Novelas mexicanas completam 40 anos no Brasil e fazem sucesso no Globoplay
Novelas mexicanas completam 40 anos no Brasil e fazem sucesso no Globoplay (Montagem)

Há 40 anos estreava a primeira novela mexicana no Brasil

Hoje é um dia de comemorações! Nesta terça-feira, 05 de abril, as famosas novelas mexicanas, conhecidas como “dramalhões”, completam 40 anos de exibição nas telinhas da televisão brasileira.

Tudo começou lá atrás, com a nova TVS de Silvio Santos em 1982. Preocupado com o que entraria no ar na sua emissora, ainda sem tanto cacife para contratação de tantos nomes famosos para o quadro de apresentadores do canal, o comunicador e empresário  Silvio Santos trouxe para sua programação os famosos “enlatados”.

Os ditos “enlatados” é uma expressão usada na televisão para programas comprados e prontos, como séries, desenhos animados e novelas. A antiga TVS, que hoje é o SBT, exibia muito desses programas comprados para preencherem espaço na programação.

+O paradeiro do verdadeiro barril usado nas gravações do “Chaves” surpreende fãs com seu destino infeliz

Foi entre as fitas de novelas mexicanas da Televisa que chegaram às mãos de Silvio Santos, que no meio veio o famoso “Chaves” (1972-1980). Mas as primeiras novelas mexicanas despontaram um grande sucesso no canal, chegando muitas vezes incomodar a Globo com sua dramaturgia nacional.

Veja também

"Os Ricos Também Choram" foi a primeira novela mexicana exibida no Brasil
“Os Ricos Também Choram” foi a primeira novela mexicana exibida no Brasil (Reprodução)

A primeira novela mexicana que foi ao ar na tela da TVS (SBT) foi o dramalhão “Os Ricos Também Choram” (1979-1980) e entrou no ar neste mesmo dia, em 05 de abril de 1982.

Mauro Alencar, um dos doutores em teledramaturgia no país, destaca: “Silvio Santos foi o maior motivo para a chegada das novelas mexicanas ao Brasil. Por ocasião da inauguração do SBT, em agosto de 1981, a Globo seguia dominando a produção de novelas, e a Bandeirantes ampliava o investimento no gênero. Trazer a desconhecida dramaturgia mexicana ao Brasil, foi, portanto, uma cartada de mestre!”, afirma o especialista ao site Notícias da TV.

O tipo de ambientação das novelas mexicanas, com seus textos dramáticos ao extremo, interpretações pitorescas, fora as maquiagens e penteados exuberantes, trouxeram um nível desconhecido de novelas ao país, o que chamou muito atenção do público.

Atualmente, as novelas mexicanas não tem a mesma força de antigamente na televisão aberta. O SBT continua investindo em novas produções e exibindo em diversas faixas em sua prgramação, mas sem o êxito de antigamente. Acontece que neste momento, as novelas mexicanas estão sendo um verdadeiro sucesso nas plataformas de streaming.

Thalía como Marimar
Thalía como Marimar (Divulgação/ Globoplay)

+Luto: 4 atores famosos perdem a batalha contra grave doença, morrem no auge e país fica devastado

SOBREVIDA NO STREAMING

A Globoplay adquiriu direitos de exibição de muitas novelas mexicanas do catálogo da Televisa. Dentre as produções adquiridas, sucessos queridos do público como “A Usurpadora” (1998), “Maria do Bairro” (1995) e “MariMar” (1994). Além das clássicas, novas produções estão no ar como o remake de “Rubi” (2020), “Amar a Morte” (2018) e “Império de Mentiras” (2020).

Batendo de frente com a Netflix, popular em seu vasto conteúdos de séries americanas e estrangeiras, a Globoplay achou seu lugar ao sol com as novelas mexicanas, despontando sempre no Top 10 da plataforma, sejam as novelas novas ou antigas, que no passado, já fizeram um tremendo sucesso na emissora de Silvio Santos.

VÍDEO YOUTUBE: Expulsão no Power Couple: Agressão, barraco e dedo na cara com segurança na Record

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários