Decisão de estreia partiu do Governo Federal e tem alta verba investida
É oficial. Uma nova emissora vai ganhar espaço na TV aberta. Desta vez, o projeto veio do presidente Lula, do PT.
Para quem não sabe, para se manterem no ar, todos os canais dependem de uma concessão do Governo Federal. Mas, agora, se trata de uma televisão pública.
Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do R7, Lula já deu ordens para a Secretaria de Comunicação, aos ministérios das Relações Exteriores e Turismo que preparem o projeto da TV Brasil Internacional.
O foco, de acordo com a publicação, seria o público do exterior. O presidente quer levar a imagem do Brasil para fora através da emissora, além de atrair visitantes e, futuramente, investidores no projeto.
Ainda como apontou Ricardo Feltrin, a rede seria exibida por satélite e teria uma nova equipe inteira para ser formada. Em 2007, Lula já havia implantado a TV Brasil por R$ 300 milhões. Por ano, o canal custa em torno de R$ 550 milhões aos cofres públicos.
Veja também

Demissão e ida à rival: A reviravolta de 3 âncoras do Jornal Hoje após deixarem a bancada da Globo

3 bombas acabam de ser anunciadas no jornalismo da Globo e uma delas é o adeus de Bonner no JN

3 queridinhas arrebatadas de uma vez: Filha de Silvio Santos acaba com o tesouro do próprio pai no SBT

Saiba mais sobre TV
Desde o ano passado, a Globo vem enfrentando uma série de mudanças. Todas elas atingiram tanto o jornalismo, quanto o setor de entretenimento.
Várias carteiras tiveram baixa e inúmeros profissionais foram mandados embora, principalmente aqueles mais antigos, que recebiam uma verdadeira fortuna de salário. De acordo com um comunicado do próprio canal, a intenção é reduzir a verba.

O que está acontecendo com a Globo?
Apesar do prejuízo em 2022, a empresa da família Marinho segue com faturamento inalcançável às outras concorrentes da TV. Na verdade, todas essas mudanças e demissões são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado midiático.