CUIDADO!

“Fique atento”: Nubank emite comunicado e proíbe que os clientes façam isso AGORA MESMO (19/01)

19/01/2025 às 14h30

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Nubank (Foto: Reprodução / Site do Banco / Canva / Montagem TV Foco)

Nubank emite comunicado importante e alerta os clientes sobre prática que está proibida imediatamente

O Nubank, uma das maiores fintechs do país, divulgou um comunicado urgente que chama a atenção de seus milhões de clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa determinou a proibição imediata de uma prática que, segundo a instituição, pode comprometer a segurança e a experiência de seus usuários.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em segurança e das informações divulgadas pelo Nubank em abril de 2024, detalha agora o que fazer caso para driblar os golpes do outro lado da linha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Golpes na Nubank

  • Golpistas fingem ser funcionários de instituições financeiras, como o Nubank, para enganar vítimas.
  • O “golpe da falsa central de atendimento” usa tom alarmista para induzir decisões rápidas.
  • Contatos ocorrem por telefone, e-mail ou mensagens de texto para obter dados pessoais.
  • Vítimas são pressionadas a realizar transferências indevidas ou fornecer informações sensíveis.
  • Identificar comunicações suspeitas e evitar clicar em links pode prevenir o golpe.
Nubank
O Nubank está em atividades desde 2013 (Foto: Divulgação)

Uma das táticas utilizadas envolve a falsificação do número de telefone, fazendo com que a ligação pareça originar de uma central legítima.

Essa técnica, chamada de “spoofing”, dificulta a identificação da fraude pela vítima. Além disso, os golpistas frequentemente possuem algumas informações pessoais da vítima, aumentando a credibilidade do contato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se proteger

Para se proteger, é fundamental adotar algumas medidas de segurança. Desligue imediatamente ligações que solicitem confirmação de dados sensíveis, como senhas ou números de cartão.

Além disso, desconfie de pedidos para instalar aplicativos ou realizar transferências sob justificativa de segurança. Sempre entre em contato com a instituição financeira por canais oficiais para verificar a veracidade da solicitação.

Alerta

O Nubank reforça que nunca solicita senhas, códigos de segurança ou transferências dos clientes por telefone.

Cartão Nubank (Foto: Reprodução - Mogi)
Cartão Nubank (Foto: Reprodução – Mogi)

Atualizações de segurança são realizadas automaticamente, sem necessidade de intervenção do usuário. A empresa disponibiliza um hub de segurança, o SOS Nu, com orientações para evitar golpes e fraudes.

Em caso de suspeita de invasão de conta, é recomendável verificar os dispositivos conectados recentemente e desconectar aqueles desconhecidos.

Além disso, mantenha o aplicativo do banco sempre atualizado e utilize recursos de segurança adicionais, como autenticação em duas etapas.

Educação financeira

A educação financeira e digital é uma aliada na prevenção de fraudes. Estar informado sobre as principais táticas utilizadas por criminosos e compartilhar esse conhecimento com amigos e familiares contribui para uma rede de proteção mais ampla.

O Nubank tem investido em campanhas educativas para conscientizar seus clientes sobre segurança digital.

Logo do Nubank e mulher revoltada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)
Logo do Nubank e mulher revoltada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Como ter uma conta Nubank?

Para abrir uma conta no Nubank, basta baixar o aplicativo no seu smartphone, disponível para Android e iOS.

Após instalar, você precisará preencher um cadastro com suas informações pessoais, como nome, CPF, e-mail e endereço.

Em seguida, o Nubank realizará uma análise de crédito e, se aprovado, você receberá um convite para finalizar a abertura da conta. Porém, cocê faz todo o processo online, de forma rápida e prática, sem precisar ir a uma agência bancária.

CONCLUSÃO 

Por fim, manter a calma diante de contatos suspeitos e adotar práticas de segurança recomendadas são essenciais para se proteger de golpes.

Além disso, a responsabilidade compartilhada entre instituições financeiras e clientes é fundamental para minimizar riscos e garantir a segurança das informações pessoais e financeiras.

Veja também matéria especial sobre: Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado emergencial com 4 alertas que atingem Nubank, Itaú e+.

Comunicado Nubank
golpe Nubank
Nubank
Nubank banco

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.