INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

“Hoje”: O anúncio URGENTE de Bonner no JN com novo decreto do INSS que cai como presente a aposentados

O anúncio de Bonner no JN com decreto do INSS (Reprodução/Montagem TV Foco)
O anúncio de Bonner no JN com decreto do INSS (Reprodução/Montagem TV Foco)

O anúncio de Bonner no JN com novo decreto do INSS cai como presente a aposentados

Em agosto de 2023, o âncora William Bonner anunciou durante o Jornal Nacional, exibido pela TV Globo, uma notícia urgente que animou os aposentados e pensionistas do INSS, e que ainda vale para os dias de hoje como um novo decreto que caiu como presente aos segurados.

“O Conselho Nacional da Previdência Social reduziu hoje de 1,97% para 1,91% ao mês a taxa máxima de juros de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas”, anunciou o jornalista na ocasião.

Vale ressaltar que em março, o CNPS decidiu reduzir o teto dos juros do consignado convencional para beneficiários do INSS de 2,14% para 1,70%, o que gerou um impasse com os bancos.

Na época, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros bancos privados suspenderam temporariamente a oferta desse crédito, afirmando que as taxas não cobririam os custos da operação. O conselho então aprovou um ‘meio termo’, e o teto ficou estabelecido em 1,97%. Em agosto, houve nova redução.

Contudo, logo no mês de outubro, o conselho aprovou outra nova redução nos limites das taxas, reformulando com o teto para empréstimos com desconto em folha foi reduzido de 1,91% para 1,84%. Já para as operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão de crédito consignado, o índice máximo foi ajustado de 2,83% para 2,73%.

Veja também

De acordo com o Ministério da Previdência, as mudanças acompanham as recentes quedas na taxa Selic. O Conselho Nacional da Previdência Social também estabeleceu que as instituições financeiras devem fornecer um auxílio funeral mínimo e seguro de vida para os beneficiários do INSS.

Entretanto, no mês de dezembro foi aprovada a terceira redução e é a que esta em vigor no momento. Com desconto em folha que caiu de 1,84% para 1,80% ao mês, e para as operações na modalidade de cartão, o índice mensal máximo caiu de 2,73% para 2,67%. As mudanças acompanharam a redução da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), de acordo com o portal Gov.

Como fazer um empréstimo consignado no INSS?

O interessado deve entrar em contato com o banco ou instituição financeira e fazer a solicitação, que a depender da instituição, pode ser feita totalmente online. Atualmente, o limite de empréstimos consignados simultâneos para os beneficiários do INSS são 15, sendo 13 de empréstimo consignado e 2 de cartão consignado.
Empréstimo consignado é destinado aos beneficiários do INSS (Reprodução: Internet)
Empréstimo consignado é destinado aos beneficiários do INSS (Reprodução: Internet)
Aposentados do INSS, com benefício do BPC podem se ver livres de algumas dívidas (Reprodução: Internet)
INSS (Reprodução: Internet)
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
Previdência Social (Reprodução: Internet)

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Luiza Lefundes

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.