Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

“Aprovou agora há pouco”: O anúncio URGENTE de Tralli sobre MUDANÇA no salário mínimo e valor MAIOR

Salário mínimo, César Tralli
Veja mais sobre o salário mínimo (Foto: Montagem TV Foco)

César Tralli já havia confirmado medida que, posteriormente, foi sancionada por Lula

Antes de ter a aprovação oficial de Lula, o novo salário mínimo já havia sido revelado por César Tralli no Jornal Hoje, da Globo. Em agosto, o montante teve seu valor atualizado até dezembro.

“O Senado aprovou, agora há pouco, a medida provisória que aumentou o valor do salário mínimo e ampliou também a faixa de isenção do imposto de renda”, disse o apresentador no noticiário vespertino.

Desde então, o valor do salário mínimo passou a ser de 1.320 reais até dezembro. Além disso, a MP também propôs a isenção do imposto de renda para quem ganha até 2.640 reais por mês. Depois de 4 dias da notícia, veio a sanção de Lula.

“Para compensar essas mudanças, o governo vai enviar ao Congresso uma outra medida provisória com a tributação de fundos de investimento mantidos no Brasil por pessoas de alta renda”, explicou César Tralli ao público na ocasião.

Salário mínimo, César Tralli
Salário mínimo de 1.320 reais foi aprovado em agosto deste ano (Foto: Governo Federal)

Mudança para o próximo ano

Segundo a revista Valor, já existe um novo salário mínimo previsto para 2024. No próximo ano, o montante deve chegar em 1.421 reais, diante de uma estimativa da inflação a ser medida pelo INPC.

Veja também

Se a expectativa não for confirmada, o Governo Federal terá que rever o ordenado até dezembro deste ano. Isso porque o novo piso já começa a valer no dia 1º de janeiro, apontou o noticiário da Globo.

Salário mínimo
Após reajuste do salário mínimo para 1.320 reais, novo aumento vai acontecer somente em 2024 (Foto: Governo Federal)

Qual o atual valor do salário mínimo no Brasil?

O salário mínimo teve um novo ajuste que passou a ser válido em maio deste ano, já sob as ordens do atual presidente Lula. Agora, trabalhadores recebem a partir de R$ 1.320,00 por mês.

Quem escreve

Lucas Brito

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br