EXCELENTE!

“R$10 bilhões”: O anúncio decisivo de Tebet sobre o INSS e confirmação que segurados mais queriam OUVIR

29/05/2024 às 22h47

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
anúncio decisivo de Tebet sobre o INSS - (Foto: Reprodução / Internet)

Milhares de brasileiros pulando de alegria ao saber sobre anúncio decisivo da Ministra Tebet

Indiscutivelmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal. Para quem não sabe, ele é responsável por pagar a aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

E por falar na autarquia, um grande anúncio da Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, fez brasileiros pularem de alegria.

O comunicado foi feito durante uma entrevista à edição de janeiro da Revista Conjuntura Econômica da FGV. Na ocisão, um dos temas abordados por ela foi sobre as filas que causaram transtornos aos brasileiros que buscavam obter o benefício ao longo do ano de 2023 e que ainda não foram totalmente resolvidas.

Simone Tebet é a atual ministra do Planejamento e Orçamento (Reprodução: NELSON ALMEIDA/AFP)
Simone Tebet é a atual ministra do Planejamento e Orçamento (Reprodução: NELSON ALMEIDA/AFP)

Com isso, um dos casos mencionados por ela nesse processo de melhoria foi o de uma equipe dedicada a investigar potenciais fraudes e equívocos nos pagamentos do INSS.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


“Consideramos que esse trabalho pode gerar uma ‘economia’ que será aplicada para reduzir a fila da Previdência de pessoas que realmente precisam, chegando em um primeiro momento a cerca de R$ 10 bilhões. Essas são estimativas tiradas não apenas de trabalhos nossos, como do TCU”, disse a Ministra.

Veja também

Contudo, embora o anúncio positivo de Simone Tebet tenha trazido esperanças para aqueles que aguardam a concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, alguns dias antes da declaração da Ministra, Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, fez uma declaração que gerou preocupação.

Carlos Lupi revelou que a aprovação é muito difícil que aconteça (Reprodução: INSS/Divulgação)
Carlos Lupi – (Reprodução: INSS/Divulgação)

Acontece que, segundo o portal ‘InfoMoney’, após prometer eliminar fila do INSS no início de 2023 ao assumir o ministério, Carlos Lupi admitiu em 3 de janeiro que, infelizmente, a fila ‘nunca será eliminada’.

No entanto, Lupi afirmou que a meta para 2024 é reduzir o tempo para 30 dias. Atualmente, a fila de análise de pedidos de benefícios assistenciais ou previdenciários chegou a quase 50 anos.

Ainda segundo a fonte, o Ministro da Previdência Social também declarou que nunca mencionou explicitamente a eliminação da fila, mas sim a redução do tempo de espera para 45 dias estabelecidos por lei.

“Nunca falei em zerar, sempre falei em colocar o prazo de 45 dias. Por que digo que nunca vai zerar? Porque todo mês entram 900 mil, 1 milhão de pedidos iniciais, então, a cada mês você vai rodando, entra mais 900 mil, 1 milhão de pedidos”, disse Lupi.

Não precisa mais enfrentar a fila para solicitar a aposentadoria (Reprodução: Internet)
Fila no INSS – (Reprodução: Internet)

O que é e para que serve o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão do Governo Federal responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios, como auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.