urgente

Comunicado: O anúncio do Banco Central com grande mudança e ‘fim’ dos cartões de crédito cai como bomba

03/06/2024 às 13h30

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Banco Central - Foto: Internet

Tudo sobre o anúncio do Banco Central com o ‘fim’ dos cartões de crédito

O Banco Central se trata de uma autarquia federal autônoma que opera dentro do Sistema Financeiro Nacional, mantendo independência em relação a Ministérios. Criado em dezembro de 1964, suas atividades tiveram início em março do ano seguinte. Assim como outros bancos centrais ao redor do mundo, o Bacen é uma das principais autoridades monetárias do país.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Dito isso, no ano de 2023, o presidente do Banco Central anunciou uma medida que gerou polêmica: a possibilidade de os cartões de crédito chegarem ao fim. Roberto Campos Neto, o presidente, explicou que a autarquia estaria planejando adicionar uma nova função ao Pix, o sistema de transferência amplamente utilizado no Brasil. Após Pix Saque, Pix Troco, Pix Parcelado e Pix Troco, agora também será introduzido o Pix Crédito.

Essa adição então permite que os consumidores brasileiros acessem crédito por meio do Pix, eliminando assim a necessidade de utilizar os cartões de crédito. A ideia é combinar o Pix com outros produtos financeiros, permitindo que as transações de crédito sejam realizadas por meio do sistema de transferência. Campos Neto ressaltou que essa nova função visa democratizar o acesso ao crédito no Brasil.

Além disso, também podemos citar outra medida em discussão, que é o possível fim do crédito rotativo de cartão de crédito. O crédito rotativo é uma das modalidades mais caras no mercado, com taxas de juros elevadas.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O Banco Central está analisando a viabilidade de encerrar essa modalidade. O rotativo envolve o crédito que o consumidor contrata quando paga menos do que o valor total da fatura do cartão de crédito. O Banco Central pretende apresentar uma solução para essa questão nos próximos 90 dias. As informações são do Pronatec.

Veja também

Como funciona a nova regra de juros do cartão de crédito?

Pela nova regra, a taxa de juros do parcelamento deverá ser sempre menor do que a do rotativo.

A opção de pagamento mínimo só será liberada novamente depois que o cliente pagar todo o saldo devedor, seja integral ou parcelado.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.