“É irreversível”: O anúncio oficial do Nubank após encerramento automático de conta e fúria de clientes

O anúncio oficial do Nubank sobre contas encerradas de forma automática e a fúria dos clientes
Em dezembro de 2023, o Nubank, um dos principais bancos digitais do país, mais conhecido como o roxinho, acabou recebendo uma enxurrada de reclamações de clientes enfurecidos após anúncio oficial sobre encerramento automático de conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, alguns desses clientes tiveram suas contas bloqueadas, mantendo os valores contendo nas mesmas de forma indisponível a todos os correntistas que passaram por essa situação.
De acordo com o portal Extra, um dos usuários, contou que é cliente do banco digital desde 2017 e que recebeu um comunicado indicando que sua conta seria cancelada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a mensagem informavam que seu dinheiro seria bloqueado por dez dias, não podendo haver qualquer movimentação.
Comunicado ao cliente
O comunicado emitido pelo banco foi o seguinte:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Aqui no Nubank, estamos comprometidos em garantir a melhor experiência de segurança para que todos nossos clientes possam utilizar nossos produtos com tranquilidade e proteção.
Estamos sempre realizando análises para cumprir regulações obrigatórias, levando em conta o cadastro e a utilização de nossos serviços. Após uma análise mais detalhada, tomamos a seguinte decisão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Optamos pelo cancelamento definitivo de todos os seus produtos Nubank. Este processo é irreversível”
Em outra reclamação, um cliente afirmou que o Nubank também optou pelo cancelamento de sua conta, “por medida de segurança”, e que adotou o mesmo procedimento de bloquear o saldo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O consumidor, à época, ainda afirmou que a medida causou um grande transtorno porque era a sua principal conta, além de o cartão do Nubank ser seu único cartão de crédito.
Neste caso, o correntista alegou ter ficado impossibilitado de transferir o dinheiro ou fazer Pix, e que o valor só seria liberado após uma semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Direito do consumidor
Cátia Vita, advogada especialista em Direito do Consumidor, explicou que o banco pode sim cancelar uma conta-corrente desde que cumpra com as determinações legais, como a notificação prévia.
Segundo ela, a retenção do dinheiro geralmente ocorre em situações específicas, como:
- Suspeita de atividade ilegal
- Fraude
- Lavagem de dinheiro
- Violação dos termos e das condições do contrato.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.