BOMBA!
“Não serão aceitos”: O bloqueio em massa de Bilhete Único vital em SP com fim nos metrôs, ônibus e CPTM
Moradores de São Paulo que usam os transporte público nos metrôs, ônibus e trens da CPTM, tiveram seu Bilhete Único bloqueado
Em São Paulo, uma medida causou grande impacto na mobilidade urbana: o bloqueio em massa dos Bilhetes Únicos vitais, que afetou diretamente o acesso ao transporte público nos metrôs, ônibus e trens da CPTM.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa decisão, que visava combater fraudes e irregularidades, gerou debates intensos entre usuários, especialistas e autoridades, refletindo a complexidade de balancear a segurança e a eficiência do sistema de transporte com os direitos e necessidades da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto de 2021, moradores de São Paulo foram pegos de surpresa com decreto divulgado no site da Cidade de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A SPTrans comunicou que os cartões do Bilhete Único sem cadastro, mesmo aqueles associados a um CPF, não seriam aceitos para pagamento da tarifa no transporte coletivo a partir de 1º de setembro de 2021.
Por isso, os passageiros deviam obter um novo cartão pelo site da SPTrans: sptrans.com.br/cadastro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim de serviço popular confirmado na era Eduardo Paes atinge em cheio metrô do RJ e cai como bomba
● Fim de uma era na Linha Azul: Veredito armado de Tarcísio chega como bomba no metrô de SP
● Oficializa amanhã”: Fim de estação de Metrô em SP confirmada por Tarcísio de Freitas
Para realizar o cadastro online, era necessário ter em mãos o RG, o CPF, o CEP residencial e uma foto digitalizada tamanho 3×4 com fundo neutro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes
É importante lembrar que o cartão é de uso pessoal e intransferível. O processo é simples e rápido, podendo ser concluído sem sair de casa.
Depois de receber o novo cartão, o passageiro poderá solicitar a transferência dos créditos restantes do bilhete sem cadastro, desde que esteja registrado no mesmo CPF do cartão anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso ainda houvesse dúvidas sobre quais cartões não serão mais aceitos, bastava verificar se no verso do bilhete o número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110.
Essa medida visou principalmente combater fraudes no sistema de transportes, prevenindo prejuízos aos cofres públicos e aos passageiros.
Veja como era o passo a passo para realizar o cadastro
Primeiro, acesse o site através do link sptrans.com.br/cadastro. Em seguida, selecione a opção ‘Cadastre-se’. Insira seus dados pessoais. Depois, envie uma foto 3×4.
Leia o termo de ciência e clique no botão “concordo”. Após a aprovação da sua foto, dirija-se a um posto de atendimento para retirar seu Bilhete Único com nome e CPF impressos.
Essas etapas garantiam que o novo Bilhete Único estivesse em conformidade com as novas exigências da SPTrans, proporcionando uma experiência mais segura e eficiente no uso do transporte público.
O Bilhete Único dá acesso ao bicicletário em São Paulo?
Sim, o Bilhete Único pode ser usado para acessar o sistema de empréstimo de bicicletas em São Paulo, conhecido como Bike Sampa.
Com ele, você pode liberar uma bicicleta para uso por até 30 minutos e devolvê-la em qualquer estação do projeto.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu