SAIBA MAIS
OFICIAL: O comunicado da Caixa sobre substituto do real no BC e verdade sobre o PIX com dias contados
13/09/2024 às 16h40

Tudo sobre o comunicado da Caixa a respeito de substituto do real cravado pelo Banco Central
Como todos sabem, a Caixa Econômica Federal é um dos principais bancos do país e emitiu um comunicado sobre o substituto do real. O Banco Central inclusive confirmou a informação e ainda trouxe à tona a verdade sobre o fim do PIX e você precisa saber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A título de informação, o Banco Central está testando a implementação do Drex, que seria o Real Digital no Brasil. Assim, o país teria uma moeda digital oficial, que poderia representar ainda mais a redução das pessoas usando o dinheiro em papel.
“O Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição”, garantiu o BCD. Assim, com os cartões, PIX e o Real Digital, a tendência é que as pessoas esqueçam ainda mais o dinheiro em espécie.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a chegada da moeda digital não trará o fim ao PIX, será uma outra oportunidade para os consumidores escolherem a forma de pagamento. Porém, o real em espécie, estaria ainda com menos circulação pelas ruas.
Apesar de estar avançando rápido, de acordo com o portal ‘G1’, ainda não há um cronograma para o lançamento oficial do Drex. Porém, Maria Rita Serrano, presidente da Caixa, se mostrou entusiasmada com as novidades.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Estamos entusiasmados com os resultados positivos até agora e ansiosos para explorar ainda mais o potencial das moedas digitais e das transações ágeis”, destacou ela.
Já a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, revelou que a chegada da moeda digital trará uma modernização para as instituições financeiras. Assim, resulta também em uma melhor experiência para seus clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Drex é mais uma iniciativa bem-sucedida, em que teremos a possibilidade de melhorar serviços bancários com a adoção da tecnologia blockhain e a tokenização”, garantiu ela.
Em que fase de testes está o Drex?
De acordo com informações do portal Suno Investimentos, a lista de projetos do Drex, elaborada em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), engloba 13 temas para desenvolvimento, de um total de 42 propostas de caso de uso que foram apresentadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os temas selecionados foram: cessão de recebíveis; crédito colateralizado em CDB; crédito colateralizado em títulos públicos; financiamento de operações de comércio internacional; otimização do mercado de câmbio; piscina de liquidez para negociação de títulos públicos; transações com Cédulas de Crédito Bancário; transações com ativos do agronegócio; transações com ativos em redes públicas; transações com automóveis; transações com créditos e descarbonização – CBIO; transações com debêntures; e transações com imóveis.
Agora, na segunda fase de testes, a infraestrutura do piloto começará a testar a implementação de serviços financeiros, disponibilizados por meio de smart contracts criados e geridos por terceiros participantes da plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Internet)
Dezesseis consórcios ou empresas participam hoje do piloto do Drex: ABBC (incluindo Banco Brasileiro de Crédito, Banco Ribeirão Preto, Banco Original, Banco ABC Brasil, Banco BS2 e Banco Seguro, ABBC, BBChain, Microsoft e BIP); ABC (Banco ABC, Hamsa, LoopiPay e Microsoft); B3 (Banco B3, B3 e B3 Digitas); Banco do Brasil; Bradesco (Bradesco, Nuclea e Setl); BTG Pactual; Banco BV; Caixa (Caixa, Elo e Microsoft); Inter (Banco Inter, Microsoft e 7Comm); Itaú Unibanco; MB (MBPay, Cerc, Sinqia, Mastercard e Banco Genial); Nubank; Santander (Santander, Santander Asset Management, F1RST e Toro CTVM); SFCoop (Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred); TecBan (Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin); e XP-Visa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: