Colunas Foco na TV

O dia em que o elenco de Chaves animou festa do traficante Pablo Escobar: “Ofereceu 1 milhão de dólares”

Elenco de Chaves animou festa de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes da história. (Foto: Montagem/Reprodução)
Elenco de Chaves teria animado festa de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes da história. (Foto: Montagem/Reprodução)

Amados por todos, os integrantes da série Chaves também escondem um segredo sombrio nos bastidores

Chaves é uma das séries mais icônicas e amadas da televisão mexicana, mas que também alcançou um sucesso surpreendente em vários outros países da América Latina, especialmente no Brasil. Por aqui, é curioso que constatar que uma série internacional e que foi ao ar originalmente há quase 50 anos, permaneça em alta e mantenha uma grande base de fãs até hoje.

Apesar de datado, Chaves tem um poder impressionante de fazer rir com seu humor simples, mesmo que os telespectadores já saibam de cor todas as piadas do programa, que é reprisado pelo SBT desde os anos 1980.

+ Protesto, cusparadas e expulsão: os maiores barracos da história de A Fazenda

Os personagens, a maioria crianças ingênuas, foram vividas por adultos, que podem transmitir uma imagem agradável e amável para o público. Porém, algumas situações que ocorreram nos bastidores de Chaves ao longo de mais de dez anos de gravações, tornam a série um pouco sombria, e um caso em particular chama atenção.

Devido ao sucesso da atração em toda America Latina, o elenco de Chaves passou a ser bastante solicitado para apresentações públicas, seja no México ou em outros países do continente, e que ocorriam em circos e até estádios de futebol, que ficavam completamente lotados. E uma dessas apresentações, que ocorreu na Colômbia, teria sido bancada por ninguém mais ninguém menos que Pablo Escobar.

Pablo Escobar se tornou um dos homens mais ricos e temidos do mundo. (Foto: Reprodução)
Pablo Escobar se tornou um dos homens mais ricos e temidos do mundo. (Foto: Reprodução)

QUEM ERA?

Pablo Escobar foi considerado um dos maiores — senão o maior — narcotraficantes da história. Mas para o caso de alguém ainda não conhecê-lo, aqui vai um breve resumo sobre o criminoso.

Colombiano, Escobar fez fortunas através do tráfico de cocaína, e se tornou um dos homens mais ricos e poderosos do mundo nos anos 1980. Há rumores de que o traficante recebia quantidades tão grandes de dinheiro vivo pelos seus negócios ilegais, que chegou ao ponto de não saber mais aonde esconder as notas, tendo colocado fortunas em barris que foram enterrados em suas propriedades. O traficante ainda montou uma espécie de zoológico particular dentro de sua fazenda na Colômbia, e após fazer um acordo com a polícia, chegou a ter o luxo e privilégio de construir sua própria prisão.

+ Suposto romance, brigas e acusações: como Xuxa e Marlene Mattos foram de uma parceria de sucesso à separação conturbada

Escobar também era conhecido por seu estilo impiedoso, tendo ordenado o assassinato de inúmeras pessoas que ousaram contrariá-lo, e das formas mais brutais possíveis. Ele foi morto pela polícia em 1993, quando tentava escapar pelo telhado de uma casa.

A história de Escobar ganhou fama, e chegou a inspirar livros, uma telenovela e uma série de sucesso da Netflix, Narcos, no qual o traficante foi interpretado pelo brasileiro Wagner Moura.

Foto do elenco de Chaves junto com Pablo Escobar é falsa. (Foto: Montagem/Reprodução)
Foto do elenco de Chaves junto com Pablo Escobar é falsa. (Foto: Montagem/Reprodução)

A FOTO

A história de um contato do elenco de Chaves com Pablo Escobar surgiu ainda em 2011, com o compartilhamento de uma foto nas redes sociais, em que alguns integrantes do humorístico, incluindo Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, Carlos Villagrán, o Quico, Rubén Aguirre, o Professor Girafales, e Angeline Fernández, a Dona Clotilde, aparecem em uma pista de pouso, e um homem, que se assemelha com Escobar, aparece sorridente ao fundo.

+ Cadeirudo, serial killer e o mascarado: as revelações mais chocantes da história das novelas

A foto voltou a ganhar fama em 2014, ressaltando a lenda de que os humoristas mexicanos realmente conheceram o narcotraficante. Porém, logo depois, veio a revelação de que a imagem foi manipulada, e que o homem ao fundo não era Escobar.

Em entrevista a uma rádio mexicana, Édgar Vivar, o Seu Barriga, afirmou que o homem que aparece na foto original era, na verdade, um trompetista que acompanhava o elenco nas turnês pela América Latina.

Parte do elenco de Chaves reunido. (Foto: Reprodução)
Parte do elenco de Chaves reunido. (Foto: Reprodução)

NÃO ERA LENDA

Com a revelação de que a foto não passava de uma montagem, a história de que o elenco de Chaves foi contrato por Pablo Escobar tornou-se apenas uma lenda. Porém, algum tempo depois, declarações de outros dois integrantes do elenco fizeram com que essa história sofresse uma reviravolta.

Em janeiro de 2015, Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, fez uma revelação bombástica, e confirmou, em entrevista ao Diário Basta!, que o elenco realmente animou uma festa do traficante. “Nunca falei isso por respeito, mas agora já perdi o respeito”, declarou a atriz.

+ Em 1999, Gorete Milagres, a Filó, fura com a Globo, é bancada por Silvio Santos e causa intrigas no SBT: “Prepotente”

Maria Antonieta contou que alguns integrantes de Chaves, incluindo ela, viajaram para a Colômbia na expectativa de realizar uma apresentação pública, mas foram parar em uma festa da primeira comunhão da filha do traficante, Manuela Escobar.

A atriz, no entanto, garante que não sabiam desse trabalho de antemão, e nem desconfiaram de que eles tinham sido contratados por um dos mais poderosos e temidos narcotraficantes da época. Ainda segundo a comediante, a negociação foi selada por Horácio Gómez Bolaños, irmão de Roberto Bolaños, e que também chegou a integrar o elenco de Chaves como o personagem Godinez.

"Quico" garante que recusou convite para festa do traficante, mas temeu pela própria vida. (Foto: Divulgação)
“Quico” garante que recusou convite para festa do traficante, mas temeu pela própria vida. (Foto: Divulgação)

TEMOR

Carlos Villagrán confirmou essa história. Dias após a entrevista de Maria Antonieta, o ator também conversou com o Diário Basta! e afirmou que o elenco de Chaves realmente foi contratado para animar uma festa organizada por Escobar na Colômbia. O comediante, no entanto, deu uma versão um pouco diferente, afirmando que foi procurado individualmente e sabia exatamente para quem iria trabalhar, mas garantiu que não aceitou a oferta, mesmo com um valor exorbitante.

“Eu não fui e tenho orgulho de dizer isso, mas Roberto [Bolaños] foi. Não sei quantos foram com ele, mas eu não compareci. Chegaram a me oferecer um milhão de dólares e isso me causou arrepios”, declarou.

+ O caso da atriz que escandalizou os conservadores, foi expulsa da Globo e acabou morta em tragédia

Villagrán contou que teve de bolar uma boa desculpa para os mandatários de Escobar, e que após a recusa, temeu pela própria vida, justamente pela fama que o traficante tinha de ordenar a morte de quem apenas ousasse lhe dar uma negativa. “Eu disse a eles que tinha um contrato assinado com o circo dos irmãos Fuentes Gasca e eles aceitaram, fecharam a maleta (de dinheiro) e se foram”, disse. “Durante algum tempo eu ia ao circo por caminhos diferentes. Nunca me fizeram nada, mas se quisessem, tenho certeza que fariam”, completou.

+ Multa astronômica e ataque a Silvio Santos: a polêmica transferência de Ratinho da Record para o SBT

Essa não foi a única vez que o elenco de Chaves teve seu nome ligado à narcotraficantes. Em 2007, já havia surgido rumores de que o grupo chegou a fazer uma apresentação privada para outro traficante colombiano: Gilberto Rodríguez Orejuela, líder do cartel de Calí, em 1992. A história foi levantada pelo próprio filho do traficante, Fernando Rodríguez, em um livro. Porém, essa versão nunca foi confirmada pelos integrantes do humorístico.

Vale lembrar que do elenco principal de Chaves, apenas Édgar Vivar, Carlos Villagrán, Maria Antonieta de las Nieves e Florinda Meza, a Dona Florinda, permanecem vivos. Ramón Valdés, o Seu Madruga, faleceu em 1988; Angeline Fernandés, em 1994; Horácio Bolaños, em 1999; Roberto Bolaños, em 2014, e Rubén Aguirre, em 2016.

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

ANÚNCIOS

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIOS

site statistics