SBT

SBT

O dia em que Silvio Santos cometeu o maior erro da vida e exibiu suicídio de menina na tela do SBT

Silvio Santos e Daniele Alves (Foto: Reprodução/SBT)

Silvio Santos se envolveu em um grande escândalo após o programa “Aqui Agora” exibir imagens de um suicídio, no SBT, em 1993

O dia 15 de julho de 1993 é de longe uma das datas que mais marcaram a história da TV brasileira, e principalmente da história de Silvio Santos no SBT. O programa “Aqui Agora”, apresentado na época por Ivo Morganti e Christina Rocha, exibiu em rede nacional o suicídio de uma jovem de 16 anos, o que acabou levantando um debate sobre sensacionalismo e ética no jornalismo.

Tudo aconteceu quando o repórter Sérgio Frias estava no centro de São Paulo quando recebeu um chamado urgente da central de jornalismo do SBT, que tinha jornalistas sintonizados nas chamadas da polícia e do corpo de bombeiros. O profissional se mobilizou e chegou até o local onde a menina estava.

Daniele Alves Lopes estava apoiada no parapeito de um prédio comercial onde trabalhava como recepcionista até que foi vista pelo porteiro, que acabou ligando para os bombeiros. A jovem ficou 15 minutos parada no local antes de se jogar de uma altura de 25 metros. Esse foi o tempo suficiente para a equipe do SBT chegar.

Veja também

AUDIÊNCIA

O suicídio aconteceu às 11h e foi exibido na íntegra às 20h30 no “Aqui Agora” em uma reportagem de 10 minutos de duração. A audiência do SBT subiu mais de 30% e registrou um recorde para o telejornal policialesco. De acordo com a Folha da época, a emissora de Silvio Santos se tornou alvo de questionamentos sobre a decisão de exibir as imagens.

POLÊMICA

O então diretor nacional de jornalismo do SBT, Marcos Wilson, alegou a importância da ‘prestação de serviço’ à população ao mostrar o caso. Mais tarde, ele afirmou que foi uma decisão editorial do canal e garantiu que não houve sensacionalismo, já que não ficaram repetindo as imagens.

Silvio Santos foi processado pela família da vítima e pagou uma indenização milionária por ter permitido a exibição das imagens. Além disso, psicanalistas e profissionais da sociologia estudaram o caso como um dos maiores absurdos que podem existir na tela da televisão.

Uma amiga de Daniele afirmou na época que a jovem se matou porque era apaixonada havia três anos por um rapaz que não a correspondia.

Aqui Agora era apresentado originalmente por Ivo Morganti e Christina Rocha (Foto: Reprodução/SBT)
“Aqui Agora” era apresentado originalmente por Ivo Morganti e Christina Rocha (Foto: Reprodução/SBT)

Veja agora: Apresentador galã de TV dá basta e resolve se assumir gay de vez: veja fotos   

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Compartilhe essa notícia

Assuntos

SBT

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários