GRAVE!

Morte, contaminação e escândalo: O fechamento de fábrica da Nestlé em país e comunicado oficial da empresa


Nestlé encerra atividades de fábrica em país após escândalo vir à tona (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Nestlé fechou fábrica em país após escândalo por contaminação em produto

Em meados de março de 2023. o Grupo Nestlé emitiu um chocante comunicado após escândalo envolvendo seus produtos vir à tona em país.

De acordo com o portal G1, o fato ocorreu no dia 30 daquele mês e em meio ao comunicado foi confirmado o encerramento definitivo de uma fabrica da marca Buitoni, localizada em Caudry (no norte da França).

Nestlé fechou fábrica na França após escândalo de pizzas contaminadas virem à tona (Foto Reprodução/Internet)
Nestlé fechou fábrica na França após escândalo de pizzas contaminadas virem à tona (Foto Reprodução/Internet)

Fora isso, a situação ocorreu um ano depois das pizzas contaminadas, produzida pela fábrica, terem causado a morte de dois menores e dezenas de intoxicações.

A Nestlé justificou o encerramento devido a queda das vendas e afirmou que vai lançar um processo para tentar encontrar um comprador para a fábrica, a sua expectativa era encontrar em um prazo de dois meses:

“Nenhuma demissão será notificada antes de 31 de dezembro de 2023” – Afirmou a Nestlé na ocasião prometendo oferecer ao quadro de 140 funcionários permanentes uma oportunidade de realocação interna.

Veja também

As pizzas contaminadas, produzidas na fábrica, causaram mortes e uma série de intoxicações (Foto Reprodução/Internet)
As pizzas contaminadas, produzidas na fábrica, causaram mortes e uma série de intoxicações (Foto Reprodução/Internet)

Intoxicação e morte

Tudo indica que as pizzas congeladas Buitoni Fraîch’Up, foram as causadoras da morte de duas crianças e da intoxicação de dezenas de outros consumidores pela bactéria Escherichia coli*. o que causou um verdadeiro escândalo.

*É uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente, quando a bactéria chega aos rins ela é capaz de atingir a corrente sanguínea, e assim, causar sepse.
Nestlé emitiu um comunicado oficial após o fechamento definitivo da fábrica (Foto Reprodução/Internet)
Nestlé emitiu um comunicado oficial após o fechamento definitivo da fábrica (Foto Reprodução/Internet)

O caso remonta a fevereiro de 2022, quando a inspeção sanitária francesa (SPF) e a diretoria de combate à fraude (DGCCRF) foram alertadas sobre o ressurgimento de casos de insuficiência renal em crianças devido à contaminação por E. coli.

No dia 18 de março de 2022, a Nestlé retirou as pizzas do mercado e interrompeu a produção. A prefeitura ainda proibiu qualquer atividade na fábrica depois que as autoridades de saúde estabeleceram um vínculo entre o consumo de pizzas e vários casos graves de intoxicação.

O Ministério Público de Paris chegou a abrir uma investigação de homicídio culposo em relação às duas mortes e a ferimentos involuntários em outras 14 pessoas, segundo uma fonte judicial.
Na fábrica da Nestlé Buitoni foram constatadas situações de má higiene e até mesmo presença de roedores no local (Foto Reprodução/Internet)

Qual foi a justificativa da empresa?

Na época, o grupo afirmou, por meio de um comunicado OFICIAL, que a “contaminação da farinha” seria a explicação “mais provável” para a presença da bactéria nas suas pizzas.

Porém, segundo  a prefeitura, a inspeção sanitária revelou a “presença de roedores” e uma “falta de manutenção e limpeza nas áreas de produção”. na fábrica da Buitoni Fraîch’Up.

Um ex auxiliar de cozinha da fábrica afirmou que por ter uma idade avançada, de 50 anos precisamente falando, será muito complicado conseguir se realocar no mercado.

Foi ainda realizado um protesto no dia 30 de março de 2023 por funcionários que se revoltaram contra o fechamento da fábrica.

Funcionários locais e trabalhadores protestando contra o fechamento da fábrica Buitoni em Caudry (Foto Reprodução/ AFP/Arquivos)

🚨 Atacado de gigolô e DETONADA por Ana Maria, Davi process@ sem dó + Silvia Abravanel culpa Helen Ganzarolli por fim de noivado    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.