ADEUS INESPERADO

Dívida de R$1 bilhão, falência e calote: O fim decadente de 3 gigantes dos eletrodomésticos no Brasil

25/06/2024 às 16h59

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Falência de 3 gigantes dos eletrodomésticos (Foto: Divulgação)

A decadência de 3 gigantes dos eletrodomésticos

No Brasil há grandes empresas que vendem eletrodomésticos e fazem sucesso no mercado. Afinal, são aparelhos importantes em qualquer lar brasileiro. É um mercado promissor que sempre tem boas vendas.

Ao longo da história, muitas empresas desse ramo surgiram, se fixaram e entraram para história. Tem algumas que estão na ativa até hoje. Mas, há aquelas que fizeram sucesso e depois nos deixaram sem que a gente percebesse, hoje vamos falar de 3 delas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ARAPUÃ

Arapuã (Foto: Reprodução - Veja SP)
A rede Arapuã teve um fim após 2 falências decretadas pela Justiça (Foto: Reprodução – Veja SP)

Vamos abrir falando da Arapuã, que foi uma das lojas de eletrodomésticos mais conhecidas de São Paulo. Fundada em 1957, já nos anos 90 ela era uma das maiores varejistas do ramo no Brasil. Ela batia de frente com as gigantes Casas Bahia e Ponto Frio.

Continua após o Veja Também

Veja também

Mas, os anos de glória passaram e conforme informações do Blog Marcelo Gomes Freire, ela precisou entrar em recuperação judicial nos anos 2000, com uma dívida de mais de 1 bilhão de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E conforme informações do UOL, em 2020, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou mais um pedido de recuperação judicial e decretou, pela segunda vez, a falência da companhia. Desde então, não há mais notícias.

G. ARONSON

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rival das Casas Bahia, G. Aronson, teve falência decretada (Foto: Reprodução - Veja SP)
Rival das Casas Bahia, G. Aronson, teve falência decretada (Foto: Reprodução – Veja SP)

Fundada em 1944 em São Paulo para comercializar casacos de pele, a rede chegou a ter 38 lojas no estado vendendo eletrodomésticos, onde foi o foco de suas vendas. Por anos a empresa fez muito sucesso e ganhou milhares de clientes. Mas, sua falência foi decretada em 1998, conforme informações do Blog Marcelo Gomes Freire.

ELETROSOM

Fechamos nossa lista falando da Eletrosom, que se destacou vendendo eletrodomésticos e já chegou a ser uma das principais do Brasil. Mas, em 2015, ela entrou com um processo de recuperação judicial e desde então lida com essa situação, conforme informações do portal Marcos Paulo Torres.

Em maio 2023 a empresa até lidou com um caso de calote em funcionários. Na ocasião, os funcionários e clientes da unidade de Paracatu se surpreenderam ao encontrar as portas do estabelecimento fechadas.

Eletrosom (Foto: Reprodução / Internet)
Eletrosom (Foto: Reprodução / Internet)

De acordo com eles, não houve nenhum aviso sobre o fechamento e a empresa estava incentivando a permanência dos trabalhadores mesmo diante da crise. Então, eles sofreram com um calote inesperado.

Na época a empresa se pronunciou em suas redes sociais apenas: “Informamos a todos que estamos encerrando nossas atividades nesta cidade. Agradecemos pela parceria e confiança durante todos esses anos. Carnês de compras poderão ser pagos através de casas lotéricas ou rede bancária. Dúvidas e reclamações, gentileza entrar em contato nos telefones: Referente a vício de produto 08002852112. Referente a Boleto 08002831121 ou pelo whastsapp (63)984544341. Segunda à Sexta de 8h às 18h, aos sábados das 8h às 12h”.

O QUE É RECUPERAÇÃO JUDICIAL?

Recuperação Judicial é um instrumento previsto na legislação brasileira para empresas que se encontram em situação de crise econômico-financeira. Ela é uma alternativa que antecede a falência. Através dela é possível seguir funcionando e encontrar um plano para arcar com os compromissos com credores, conforme informações do governo federal.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

eletrodomésticos
falência
Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.