TRISTE

Falência, portas fechadas e facão à solta: O FIM de 5 montadoras, rivais da Chevrolet, no Brasil após anos

01/06/2024 às 22h45

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
A falência de 5 montadoras rivais da Chevrolet (Foto: Divulgação)

O fim trágico de 5 montadoras rivais da Chevrolet no Brasil

No Brasil há grandes montadoras como General Motors (Chevrolet), Fiat, Volkswagen, Toyota, dentre outras. Na história do automobilismo brasileiro surgiu muitas outras e algumas também se perderam no tempo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Mas, hoje não vamos falar de montadoras de carros, e sim sobre o fim trágico de 5 montadoras de caminhões no Brasil. Hoje há 3 principais, que são Scania, Volvo e Mercedes. Enquanto elas seguem triunfando, suas rivais não tiveram a mesma sorte, conforme informações do site Brasil do Trecho.

MATRA

Matra, falência
Entre o fim dos anos 80 e início dos 90, a Matra teve foco total em carretas no Brasil (Foto: Planeta Caminhão)

Foi uma montadora de chassis e ônibus localizada em Santa Catarina. Ela esteve na ativa no Brasil entre 1987 a 1991, tendo seu primeiro modelo, o M-22. O motivo para o declínio da marca foi a incapacidade de alcançar um volume de vendas satisfatório após cinco anos no mercado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


FIAT DIESEL

Veja também

Modelo da Fiat Diesel - Foto: Internet
Modelo da Fiat Diesel – Foto: Internet

Popular quando o negócio é vender carros de passeio, o mesmo sucesso não foi alcançado no ramo dos caminhões. O seguimento chegou ao Brasil em 1976 e o primeiro modelo foi Fiat 130. Ele até tinha potencial, mas devido à queda nas vendas ao longo dos anos, problemas administrativos, questões trabalhistas e ações judiciais, a marca deixou o Brasil em 1985.

CHEVROLET CAMINHÕES

Chevrolet Caminhões - Foto: Internet
Chevrolet Caminhões – Foto: Internet

As rivais da Chevrolet, faliram junto com ela. Se quando o assunto é carro, a Chevrolet dá aula, quando era caminhões, a história era um pouco diferente. Em 1958, a Chevrolet iniciou a produção nacional de caminhões, com o modelo inicial sendo o 6.500, mas, ao longo dos anos a empresa não conseguiu acompanhar as inovações do mercado, encerrando suas atividades no Brasil em 1996.

Aliás, uma rival clássica da Chevrolet, a Volkswagen, ainda fabrica caminhões e tem muito sucesso no Brasil. Enquanto a queridinha da GM não foi para frente, a alemã faz sucesso até hoje.

DODGE

Dodge Caminhão (Foto: Divulgação)
Dodge Caminhão (Foto: Divulgação)

Nossa lista segue falando da Dodge Caminhões, que iniciou sua história no Brasil em 1969, com os primeiros modelos sendo os D400 e D700. A marca foi adquirida pela Volkswagen em 1981, que continuou a fabricar alguns modelos de caminhões Dodge. Mas em 1984, a Volks encerrou a produção de caminhões e focou mais na própria marca.

GMC

Caminhão da GMC (Foto: Reprodução/ Internet)
Caminhão da GMC (Foto: Reprodução/ Internet)

O clássico GMC foi um dos primeiros caminhões a chegarem no Brasil. Eles chegaram em 1996 e no ano seguinte instauraram uma fábrica. Apesar do mega investimento, a marca desistiu e encerrou suas operações em 2001.

Vale destacar que a maioria dessas montadoras só declararam fim das operações, falência, por aqui. Elas só não deram certo no Brasil.

QUAL A MAIOR MONTADORA DE CAMINHÕES DO MUNDO?

Já que estamos falando de caminhões, talvez você não saiba, mas a maior montadora de caminhões do mundo é o Grupo Daimler. Eles têm modelos espalhados pelos 4 cantos do mundo, conforme informações do site Balconistasa.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.