LUTO

De AIDS à falência múltipla de órgãos: O fim trágico de 6 atores de Castelo Rá-Tim-Bum, da Cultura

26/05/2024 às 0h02

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
O fim de 6 atores de Castelo Rá-Tim-Bum, da Cultura (Foto: Reprodução/ Internet)

A trágica e triste morte de 6 grandes atores que fizeram Castelo Rá-Tim-Bum

Pode-se dizer que, Castelo Rá-tim-bum, sem sombra de dúvidas, foi uma das maiores séries infantis já exibida na TV brasileira. Produzida e exibida pela TV Cultura entre os anos de 1994 e 1997, marcou toda uma geração. Inclusive, a atração já foi reprisado diversas vezes pela emissora e até hoje faz muito sucesso, principalmente entre os fãs da década de 90.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Apesar de ser uma série infantil, a maioria dos atores já era adultos, inclusive, infelizmente, alguns já faleceram. Algumas das estrelas do programa acabaram tendo fins trágicos, com morte devido à falência múltipla de órgãos e até mesmo AIDS, deixando milhares de fãs em luto pela perda dos artistas.

Relembre 6 gigantes do elenco que já nos deixou.

Sérgio Mamberti, o Dr. Victor

O ator Sérgio Mamberti, interprete de Dr. Victor, um dos principais personagens da série, sendo o tio-avô de Nino (Cássio Scapin), morreu recentemente, em setembro de 2021, aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Segundo o portal ‘DCI’, o artista estava internado com uma infecção nos pulmões.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Sérgio Mamberti, o Dr. Victor em Castelo Ra-Tim-Bum (Foto: Reprodução/ Internet)
Sérgio Mamberti, o Dr. Victor em Castelo Ra-Tim-Bum (Foto: Reprodução/ Internet)

Wagner Bello, o Etevaldo

Quem também já nos deixou foi Wagner Bello, o Etevaldo do Castelo Rá-Tim-Bum, um dos personagens favoritos do programa. O ator faleceu precocemente em decorrência da AIDS, em agosto de 1994, aos 29 anos, antes de gravar sua última aparição na obra. Após o falecimento, ele foi substituído por Etecetera, irmã de Etevaldo, interpretada por Siomara Schoröder.

Veja também

Wagner Bello como Etevaldo (Foto: Reprodução / Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura)
Wagner Bello como Etevaldo (Foto: Reprodução / Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura)

Gérson de Abreu, o Flap

Flap era uma bota na série, mas sua voz era feita pelo ator Gérson de Abreu, que também morreu precocemente aos 37 anos. Vale dizer que, o artista esteve em diversos programas da TV Cultura e até mesmo na Globo. No entanto, ele faleceu em julho de 2002, vítima de um infarto.

Gérson de Abreu - Foto Internet
Gérson de Abreu – Foto Internet

Cláudio Chakmati (vários personagens)

Cláudio Chakmati foi responsável por dar voz ao robô porteiro do Castelo Rá-Tim-Bum, além de manipular os bonecos do Mau e o Radialista. No entanto, infelizmente, o ator morreu em fevereiro de 1997, aos 32 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ele foi encontrado morto em um quarto de hotel em uma cidade no norte da Tailândia.

Cláudio Chakmati deu vida a vários personagens em Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Reprodução/ Internet)
Cláudio Chakmati deu vida a vários personagens no Castelo (Foto: Reprodução/ Internet)

Rodrigo Santiago, o Almirante Costa

Rodrigo Santiago apareceu em apenas um episódio de Castelo Rá-Tim-Bum como o Almirante Costa, amigo do Dr. Vitor que levou Nino para navegar. O ator faleceu em outubro de 1999, aos 55 anos, em decorrência de complicações cardíacas de uma cirurgia feita em março.

Rodrigo santiago – Foto Reprodução TV Cultura

Ada Chaseliov, a Xenóbia

A atriz Ada Chaseliov, intérprete de Xenóbia, madrasta da branca de neve, também apareceu em somente um episódio da trama. Ela morreu em outubro de 2015, aos 63 anos, após ficar internada por mais de um mês tratando um linfoma.

Ada Chaseliov (Xenóbia) (Foto: Reprodução/ Internet)
Ada Chaseliov (Xenóbia) (Foto: Reprodução/ Internet)

Onde posso assistir Castelo Rá-Tim-Bum?

Além dos programas que serão transmitidos pelo novo “Cultura Fast”, a plataforma de streaming gratuito ‘Libreflix’ também disponibilizou os 91 episódios do sucesso “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura, online em seu site, sem necessidade de cadastro.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.