NOSSA!

Encerramento de transmissões e saída do ar: o fim de emissora de TV brasileira que foi obrigada a acabar


Emissora foi obrigada a sair (Foto Reprodução/Internet

Uma importante emissora de Tv, que fez história no país, acabou tendo um triste desfecho

A televisão brasileira é algo indispensável na vida de todos. Em anos de existência, muitas emissoras fizeram história e marcaram gerações com programas e super produções.

Dentre elas temos muitos nomes, que infelizmente, acabaram deixando de existir mas que abriu espaço para tantas outras que conhecemos até hoje.

Entre essas emissoras renomadas temos a findada  TV Piratini de Porto Alegre, que era exibido pelo  canal 5 VHF. Ela foi a primeira emissora de televisão do Rio Grande do Sul, fundada em 20 de dezembro de 1959.

Dirigida pelo comunicador Sérgio Reis, que mais tarde assumiria a TV Guaíba, ela também contou com Lauro Schirmer como  primeiro diretor de telejornalismo.

Tv Pirantini era transmitida pelo canal 5 e fez história entre os anos 50 e 60 (Foto Reprodução/Internet)
Tv Piratini era transmitida pelo canal 5 e fez história entre os anos 50 e 60 (Foto Reprodução/Internet

Entre seus programas locais, a emissora filiada da Rede Tupi apresentava todas as noites o Diário de Notícias na TV, apresentado por jornalistas como Ênio Rockenbach, Melchíades Stricher e, mais tarde, o deputado federal Ibsen Pinheiro.

Veja também

Ênio Rockenbach também apresentou, a partir da década de 60, o programa sobre futebol Em Mangas de Camisa.

Mimi Moro passou décadas ensinando as gaúchas a cozinhar no programa Cozinhando com Dona Mimi. As notícias eram apresentadas por Celso Ferreira, que mais tarde foi apresentar o Rede Regional de Notícias do Jornal do Almoço.

Obrigada a sair

A TV Piratini fazia parte do Grupo Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Em 18 de julho de 1980, ela foi obrigada a sair do ar devido ao cancelamento da concessão da Rede Tupi.

Sede da TV Piratini no Rio Grande do Sul (Foto Reprodução/Internet)
Sede da TV Piratini no Rio Grande do Sul (Foto Reprodução/Blogsopot)

Após a extinção da TV Piratini, o Governo Federal abriu uma concorrência pública em 23 de julho do mesmo ano para as concessões de TV cassadas.

O Grupo Silvio Santos adquiriu cinco concessões, entre elas a do canal 5 VHF de Porto Alegre, e em agosto da década de 80, criou a TVS Porto Alegre, atualmente chamado de SBT RS, emissora própria do SBT.

O que aconteceu com a emissora depois?

Os antigos estúdios da TV Piratini no Morro Santa Teresa passaram a serem utilizados pela TVE RS, que também passou a cuidar do seu acervo de imagens. No entanto, em 9 de abril de 1983, um incêndio consumiu as instalações, onde também perderam-se todas as fitas.

Sua antiga torre de transmissão foi demolida por falta de manutenção nos anos seguintes.

Durante a administração da TVE RS pelo jornalista Cândido Norberto, a emissora passou a se chamar TVE Piratini, em homenagem ao antigo canal 5 e em alusão ao Palácio Piratini, sede do governo estadual, do qual a emissora pertencia.

 

🚨 Atacado de gigolô e DETONADA por Ana Maria, Davi process@ sem dó + Silvia Abravanel culpa Helen Ganzarolli por fim de noivado    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.