que horror

Encerramento de transmissões: O triste adeus de emissora de TV aberta que enfrentou crise e não resistiu

01/04/2024 às 10h02

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada

Saiba todos os detalhes sobre o triste adeus de emissora de TV aberta que enfrentou crise e não resistiu

No Brasil, como todos sabem, podemos contar com grandes emissoras de TV abertas, que são escapes para os trabalhadores brasileiros, que vivem em meio a uma rotina de trabalho cansativa. Por exemplo, podemos citar gigantes como a Globo, Record, RedeTV!, e Band.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Contudo, nesta segunda-feira (1), o TV Foco relembra simplesmente sobre o encerramento de transmissões de um canal amado. Com direito a um triste adeus de emissora de TV aberta que enfrentou crise e não resistiu, vocês ficarão por dentro de todos os detalhes agora.

Estamos falando da tão famosa TV Tupi. Para quem não sabe, a emissora esteve em atividade no Brasil de 1950 a 1980, e sem dúvidas foi a grande líder de audiência na década de 50. Tanto é, que a emissora é sempre lembrada até os dias atuais.

Sua programação também contou com programas que marcou toda uma geração e é lembrando até hoje com muito carinho e esmero, como, por exemplo, o Sítio do Pica Pau Amarelo, o Repórter Esso e as primeiras telenovelas. Para quem não sabe, a Tv Tupi também foi a grande responsável pelas primeiras transmissões ao vivo no Brasil, sendo, então, um marco histórico.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Contudo, a verdade é que uma grande crise chegou e a TV Tupi não resistiu.  Em 1980, após problemas administrativos e financeiros, a Tupi foi impedida de renovar suas concessões e seu sinal foi encerrado em 18 de julho, às 12h36, no edifício sede em São Paulo, sob protestos.

Veja também

Isso porque mesmo com os atrasos nos pagamentos, muitos funcionários não queriam o fim da TV Tupi. Assim, eles chegaram a fazer uma vigília para evitar o fim da emissora, mas os esforços, as cenas de choro e completo desespero, não foram suficientes para impedir.

Dito isso, em entrevista à BBC, em 2020, o jornalista Rodolfo Bonventti, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), disse que a dificuldade encontrada pela empresa foi a má administração. “Quando o Chatô morreu, não deixou um herdeiro. Não havia ninguém que soubesse administrar aquele império, formado por rádio, TV, jornal e revista”, afirmou.

O que aconteceu com a TV Tupi?

Por amor ao canal, muitos dos contratados não queriam desistir da emissora e chegaram até mesmo a fazer uma vigília tentando evitar o seu fim.

“Respeite nossas lágrimas, respeite nossos filhos, respeite nosso trabalho, respeite a todos nós. Não tire nossa estação do ar. Pelo amor que o senhor tem a sua mãe, senhor presidente [Figueredo]. Não deixe tirar nossa estação do ar. Respeite as nossas lágrimas, nós estamos chorando para trabalhar, nós queremos trabalhar”, disse um dos trabalhadores durante a transmissão.

Contudo, nada adiantou e a TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.