urgente

“Não será mais feita”: O fim de serviço em CHEQUES confirmado pelo Banco Central atingindo a Caixa, Itáu e+


Caixa / Itaú / Banco Central - Montagem: TVFOCO

O fim de serviço em CHEQUES confirmado pelo Banco Central

O Banco Central, em suma, se trata de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Assim, na noite desta terça-feira (14), vocês saberão detalhes sobre o fim de serviço em cheques confirmado pelo Banco Central atingindo a Caixa, Itaú e outros bancos, que sem dúvidas, acabou pegando muita gente de surpresa.

De acordo com informações do portal da Câmara, o BC anunciou em 2023 que a formatação dos cheques iria passar a ser feita pelos bancos. Bom, em suma, a regulação do modelo-padrão não é mais feita pelo BC desde 2 de outubro de 2023.

O principal objetivo é dar mais segurança ao cheque para dificultar a falsificação. Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco. Apesar de cada vez menos utilizados, os cheques movimentaram R$ 666 bilhões em 2022, segundo o BC.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Bom, falando de forma popular, o Banco Central deixou de formatar os cheques e passou essa atividade pro bancos. Apesar da popularidade deles ter caído com o PIX, o cheque ainda continua sendo um serviço ofertado pelos bancos.

Veja também

De acordo com informações do portal O TEMPO, foi divulgado pela Fenabran que foram 125 milhões de cheques transacionados no Brasil em 2023. É mais ou menos o mesmo que dizer que um em cada dois brasileiros assinaram essa “folha de pagamento” no ano passado.

As transações superaram em números, por exemplo, o DOC (Documento de Crédito), que somou 18,3 milhões de operações em 2023. Vale lembrar que o DOC foi extinto pelo sistema financeiro neste ano, e que não há nada previsto para a mortalidade do “antiquado” cheque.

Como abrir uma conta no Itaú?

  1. Pegue o seu celular, acesse meu.itau/abrirconta pelo seu celular e coloque seu CPF.
  2. Identifique-se: preencha seus dados e tire uma foto sua.
  3. Confirme informações, continue com a conta sem mensalidade e cartão sem anuidade.
  4. Pronto!

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: lanalaysadantas@gmail.com. Minhas redes sociais são: