urgente

“Começou a ser desligado”: O fim de sinal crucial de TV da Globo anunciado ao vivo por ordem da Anatel


Logo da Globo / Antenas - Montagem TVFOCO

O fim de sinal crucial de TV da Globo anunciado ao vivo

No início deste ano de 2024, os telespectadores da Globo, o canal dos Marinhos, acabaram se deparando com o anúncio do fim de um sinal crucial da emissora.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

As informações são do G1 e dão conta de que a medida foi anunciada ao vivo no PI G1, por ordem da Anatel. Vamos relembrar todos os detalhes nesta sexta-feira (10).

Conforme divulgado, o sinal analógico de televisão foi desligado em dezenas cidades do Piauí na virada do ano, à meia-noite do dia 31 de dezembro de 2023. Assim, o desligamento foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e aconteceu em cidades de todos os estados do Brasil.

“É sobre o sinal analógico da TV, que começou a ser desligado em vários municípios do país. Esse desligamento que está ocorrendo pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel”, foi então anunciado ao vivo.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Logo da Globo - Foto: Internet
Logo da Globo – Foto: Internet

Ainda conforme foi divulgado pela fonte, diante disso, os beneficiários de programas sociais federais têm direito a receber o receptor de TV digital, antenas e a instalação de graça. Para conferir se você é beneficiário (e não sabe), basta ligar para o SIGA ANTENADO: 0800 729 2404. Os atendentes poderão consultar seu CPF e verificar se você tem direito.

Veja também

Bom, o fato é que, com isso, televisões fabricadas depois de 2010 já funcionam normalmente com o sinal digital, mas podem estar ainda operando no analógico. Assim, se sua TV foi fabricada antes de 2010, pode ser que ela não tenha o conversor interno. Nesse caso, você vai precisar adquirir um conversor (custa entre R$ 40 e R$ 60). Depois, é só instalar na sua antena UHF e escolher a opção “busca de canais”, e aguardar o fim do processo.

Mas, é importante destacar ainda que se a sua cidade ainda não tem o sinal digital, você pode continuar assistindo à TV Globo de duas maneiras:

  1. Assista à TV Globo de graça e ao vivo pelo Globoplay. 
  2. Troque a sua antena parabólica por uma do novo modelo.

Bom, como foi dito acima, ressaltamos mais uma vez que a medida está em vigor desde 2023.

Globo precisa se preparar para a chegada de nova rival (Foto: Reprodução/ Internet)
Logo da Globo – Foto: Internet

Dito isso, nesta sexta estamos nos referindo a um recorte especifico para o Piauí, contudo, é muito importante que fique claro que o sinal analógico será desligado gradativamente até 2025.

Quais cidades terão o sinal analógico desligado em 2024?

De acordo com o G1, confira cidades que passarão pela mudança em 2024:

  • Alta Floresta do Oeste
  • Ariquemes
  • Cerejeiras
  • Guajará-Mirim
  • Itapuã do Oeste
  • Jaru
  • Ji-Paraná
  • Nova Brasilândia d’Oeste
  • Nova Mamoré
  • Ouro Preto do Oeste
  • Pimenta Bueno
  • Presidente Médici
  • Rolim de Moura
  • Vilhena.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: