Adeus

Falência, adeus a campeonatos e extinção: O fim decadente de time de futebol aclamado de SP após anos


Santos e portas fechadas (Reprodução - Internet)

Um clube tradicional decretou falência com campeonatos abandonados e estádio tomado pelo Santos

Um famoso clube tradicional, com mais tradição na cidade de Santos, teve sua falência decretada, adeus aos gramados e fim oficial do futebol brasileiro.

Esse time viveu poucos anos dentro do futebol nacional, teve fim oficializado lá no final de 1910 com apenas 5 anos de história, na época em que o futebol nacional ainda estava se moldando para o que é hoje.

Para se ter ideia, esse time teve seu fim oficializado quando o Corinthians, tradicional clube que conhecemos hoje em dia, foi fundado, em 1910.

Hoje nós vamos contar um pouco da história do Clube Atlético Internacional, sediado em Santos, que oficializou seu fim com apenas 5 anos de existência.

O QUE ACONTECEU COM O CLUBE ATLÉTICO INTERNACIONAL?

Fazendo uma pesquisa aprofundada, encontramos a humilde história desse clube no site História de Futebol, e vamos contar para vocês.

Veja também

O Club Athletic Internacional foi uma agremiação efêmera da cidade de Santos (SP). Segundo relatos do jornalista Olao Rodrigues (que viveu naquela época), a história do clube começou pelo Sr. Henrique Porchat, que foi o responsável pela introdução do futebol na cidade de Santos.

Ele trouxe duas bolas e promoveu o primeiro jogo de futebol na praia do Boqueirão. Dias depois, no teatro Variedades, ele e outros desportistas Fundaram, na noite de domingo, do dia 02 de Novembro de 1902, o Club Athletic Internacional, a 1ª agremiação futebolística que surgiu em Santos.

As suas cores eram azul, vermelho e amarelo. Voltaram a se reunir no dia 1º de janeiro de 1903, a fim de eleger e empossar sua 1ª Diretoria, que foi constituída da seguinte forma:

  • Presidente – Gustavo Goetze;
  • Vice-Presidente – Joaquim Montenegro (que foi presidente da Câmara de Vereadores e prefeito de Santos);
  • Secretário – Ernesto Roxo;
  • Tesoureiro – João Mourão;
  • Diretor – André Peixoto Miler;
  • Referee – C. Félix de Lima Júnior.

O Internacional foi o 1º campeão do Campeonato Citadino de Santos numa disputa entre dois clubes, com o SC Americano, semelhante ao que ocorria em Porto Alegre entre o Grêmio F.B.P.A. e o Fuss Ball G.P.A. Em 1904 quase disputou o Campeonato da Liga Paulista de Futebol, perdendo a vaga para a Associação Atlética das Palmeiras.

Em 1907 juntamente com o Americano ingressou na Liga Paulista, onde participou do Campeonato Paulista de Futebol da Primeira Divisão (atual A1), em 1907 e 1908. No ano seguinte, abandonou as disputas por falta de recursos para viajar a São Paulo.

Oito anos após a sua fundação, o Internacional fechou as suas portas em 1910. Mais tarde, seu campo, na Avenida Ana Costa, foi utilizado pelo Santos Futebol Clube em seus primeiros jogos. Um de seus uniformes era camisa e calção branco e meias pretas.

🚨 BBB24: Premonição de Davi + Sensitiva crava desfecho assustador para Cunhã e Matteus + Buda foge da ex    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]