ADEUS

Falência de gigante das lojas de departamento: O fim e a compra de varejista aclamada pelas Casas Bahia

15/06/2024 às 20h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
O fim de varejista comprada pelas Casas Bahia (Foto: Divulgação)

Casas Bahia comprou gigante varejista após falência

A Casas Bahia, uma das maiores varejistas do Brasil, foi a responsável por comprar uma gigante do varejo. Conhecida de toda uma geração, essa empresa teve a falência decretada e conheceu seu fim.

Mas antes do declínio, ela foi uma das varejistas mais queridas dos brasileiros. Em pouco tempo ela tornou-se sinônimo de tradição e qualidade. Teve milhares de lojas espalhadas pelo Brasil afora, até que encerrou sua história décadas depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casas Bahia – Foto: Internet

Estamos falando da Ultralar, que foi fundada em 1956 por Ernesto Igel, e se consagrou como uma das pioneiras no setor de grandes magazines. Ela urgiu principalmente com a intenção da Ultragas de popularizar o fogão, até então raro no país, para impulsionar o negócio principal: botijão de gás.

Com o slogan usado era “Na Ultralar dá pé”, a empresa em 1965 também patrocinou na TV Globo o telejornal Ultra Notícias, que foi sucedido posteriormente pelo Jornal Nacional. A essa altura boa parte do país comprava nas lojas associadas.

Continua após o Veja Também

Veja também

Seguindo a tendência do momento, de acordo com a CNN Brasil, em 1974 ela fundou o seu primeiro hipermercado o Ultracenter Ultralar. Mas, um ano depois, ele foi vendido para o Carrefour, que estava chegando naquela época para dominar o setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falência da Ultralar acabou ocorrendo no dia 08 de maio de 2000 (Foto Reprodução/Internet)
A falência da Ultralar acabou ocorrendo no dia 08 de maio de 2000 (Foto Reprodução/Internet)

O DECLÍNIO

Na década de 90, o Grupo Ultra inicia o processo de desinvestimento de unidades fora do negócio principal, que era a distribuição de gás e petroquímica. Dessa maneira, conforme informações do site Fusões e Aquisições, iniciou nessa época o processo de vendas das Lojas Ultralar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 44 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul, elas foram vendidas ao Grupo Susa Vendex. Mas, a marca conheceria anos depois o seu fim.

A Ultralar foi fundada em 1956 e foi uma das pioneiras em magazines e uma grande loja tradicional (Reprodução: Internet)
A Ultralar foi fundada em 1956 e foi uma das pioneiras em magazines e uma grande loja tradicional (Reprodução: Internet)

A FALÊNCIA

Nos anos 2000, cerca de 17 lojas passaram por dificuldades econômicas, refletindo os desafios enfrentados pelo setor varejista naquele momento. Dessa maneira, Paulo dos Santos, então proprietário da Ultralar, decidiu buscar soluções para evitar a possível falência da empresa.

De início, a empresa tentou vender suas operações para a Casas Bahia e Ponto Frio, mas o negócio não foi para frente. Dessa maneira, em 8 de maio de 2000, a Ultralar teve a falência decretada, conforme informações do site Diário do Grande ABC. Assim, seus pontos foram comprados pelas Casas Bahia.

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Casas Bahia
falência
Ultralar
Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.