COMO ASSIM?!

“Encerrado”: O adeus de serviço aclamado em todas as lojas Americanas e terror com dívida de 21 bilhões


Americanas tem serviço aclamado suspenso em meio a crise (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Logos.net)

Americanas encerrou serviço aclamado após cenário de crise e dívidas bilionárias

Como muitos sabem, o ano de 2023 não foi nada fácil para varejistas no geral.

Principalmente para a Lojas Americanas, que iniciou aquele ano com um rombo de R$40 bilhões que veio à tona causando choque no público e mercado financeiro.

Foi um ano de muitos cortes para a varejista que ainda luta para sobreviver em meio a cenário adverso e delicado.

As Lojas Americanas vai contar com Alexandre Cobra em seu processo de recuperação judicial (Reprodução: Internet)
Lojas Americanas encerrou um dos seus serviços mais cobiçados (Foto Reprodução: Internet)

Falando nisso no dia 01 de fevereiro de 2023, a varejista anunciou o fim de um dos seus serviços mais aclamados, após toda essa situação se degringolar.

Acabou

De acordo com o portal Valor Invest, o serviço mencionado se trata de televendas, que desde então, passou e passou a direcionar essas futuras compras via site ou aplicativo.

Veja também

Por meio de um comunicado emitido, à época, a Americanas informou:

“Prezado cliente, o nosso serviço de televendas foi encerrado. diz a gravação da empresa que atende as chamadas ao número de vendas por telefone da Americanas.

Para quem quiser acessar os serviços da companhia, a gravação informa: “Você pode aproveitar as nossas ofertas pelo nosso aplicativo ou site. Obrigada” .

A loja teve o plano de recuperação judicial aprovado (Reprodução: Internet)
Lojas Americanas entrou com um processo de recuperação judicial após rombo (Foto Reprodução/Internet)

Esse encerramento do serviço de televendas foi mais um reflexo da crise na varejista brasileira mencionada logo no inicio deste texto.

A empresa, que acumula uma dívida de mais de R$ 41 bilhões, entrou com um pedido de recuperação judicial no dia 19 de janeiro e deu inicio aos cortes de equipes terceirizadas no Rio de Janeiro.

No vermelho

Vale mencionar que ao longo do ano as dificuldades persistiam e isso refletia nos números que faziam só despencar.

De acordo com o InfoMoney, a Americanas encerrou o mês de outubro com caixa disponível final R$ 1,104 bilhão, 7,62% menor que o registrado no mês anterior, de R$ 1,195 bilhão.

Tais informações estavam explícitas no relatório de atividades mensais da companhia divulgado pelos administradores judiciais.

Segundo o documento, a dívida que a empresa possuía naquele mês estava em R$ 21,177 bilhões.

Na moeda americana, a dívida era de US$ 1,068 bilhão.

Porém esses dados não incluíam o endividamento bancário associado ao risco sacado.

Durante o mês de outubro, assim como ocorre desde julho, não houve desembolso para pagamento de dívidas.

Nesse meio tempo, a empresa já havia desembolsado R$ 891,234 milhões para pagamento de dívidas em reais e US$ 20,675 milhões para o pagamento das dívidas em dólares.

Como está a situação da Americanas neste mês de março de 2024?

Agora neste mês de março, a Americanas espera faturar cerca de 20% a mais nas vendas da Páscoa neste ano em comparação com as do ano passado.

De acordo com o CNN, o sucesso da data representaria um ponto de inflexão nas operações da companhia um ano após a entrada em recuperação judicial.

Fora isso, a Páscoa de 2024 também servirá para colocar à prova o novo modelo de atuação da empresa no digital.

Americanas
Lojas Americanas deu inicio às vendas de ovos de páscoa antes da hora (Foto Reprodução/IstoéDinheiro)

A partir da recuperação judicial e dos padrões de compra dos clientes, a Americanas mudou de estratégia e passou a manter em estoque próprio para o site apenas os produtos que também vende nas lojas, como os próprios chocolates.

Categorias como as de eletrodomésticos de linha branca ficaram exclusivamente nos estoques de outras empresas que vendem através do shopping virtual do site, o chamado marketplace.

Essa mudança veio acompanhada de um investimento da Americanas na chamada retail media, termo que designa ações de publicidade feitas pelas marcas dentro do ambiente da varejista.

O cliente que entra no aplicativo da companhia é “recebido” por banners com os ovos de Páscoa de fornecedores variados, o que gera uma outra fonte de receita.

Na loja física, a estratégia leva em consideração o calendário.

Uma vez que neste ano a Pascoa cai no final de março, e fim de mês significa bolso vazio para a maioria dos clientes.

Pensando nisso, a Americanas começou a abastecer as lojas antes, para que as vendas acontecessem no comecinho do mês.

🚨 Desmascarado? Mani DETONA recado amargo após fim com Davi + Lo Prete leva RASTEIRA na Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.