Anvisa barra medicamento natural por identificar problemas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por regulamentar tudo que é consumido pelos brasileiros. E cada estado tem o seu próprio órgão controlador.
E dessa vez a Anvisa que surpreendeu com comunicado no dia 20 de julho de 2023, o qual informou a proibição, distribuição, comercialização, fabricação, propaganda e uso do produto “Plantas Medicinais Cura Tudo 500ml”, Suplemento Alimentar, fabricado por empresa desconhecida.

No portal, a Vigilância Sanitária de Santana Catarina, mostrou que a decisão foi motivada por conta de uma série de regularidades. As quais listamos a seguir:
- Considerando a origem desconhecida do produto (fabricante/responsável pelo produto não identificado)
- Classificação inadequada do produto
- Utilização de ingredientes não permitidos para uso suplementos alimentares e além da marca, embalagem/rótulo incorretos com sugestão de uso para crianças, jovens e adultos
- Indicação para uso terapêutico e/ou medicamentoso, como: tratamento de gastrite, úlcera, pedra nos rins, fígado, hepatite, circulação, ácido úrico, pressão alta, varizes, reumatismo, prisão de ventre, hemorroidas, vermífugo, regulador do estômago, auxilia no controle de diabetes e nos regimes de emagrecimento, o que não é permitido.
ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)
O PRODUTO É COMERCIALIZADO?
Como não se sabe a origem da empresa, fizemos uma rápida busca sobre o produto no Google e ele se encontra indisponível em alguns sites, mas disponíveis em outros. A Vigilância Sanitária de Santa Catarina não informou outro parecer que diz que o produto foi liberado. O Cura Tudo é famoso em várias regiões do país e é de fato muito comercializado.

QUAL A ATIVIDADE DO ÓRGÃO?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço, e por isso faz proibição da venda de marcas de comidas, amadas.
Veja também

Carregador vai primeiro na tomada ou no celular? Salve a sua vida e a do seu aparelho deste erro fatal

Assassinato brutal em SP: Homem de 23 anos é arrancado de mecânica e morre crivado de bala no meio da rua
