Agora

Agora

Comunicado oficial de RISCO e venda PROIBIDA: O medicamento arrancado de lojas com urgência pela ANVISA

Anvisa mandou barrar medicamento natural após não saber a origem (Foto: Divulgação)
Anvisa mandou barrar medicamento natural após não saber a origem (Foto: Divulgação)

Anvisa barra medicamento natural por identificar problemas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por regulamentar tudo que é consumido pelos brasileiros. E cada estado tem o seu próprio órgão controlador.

E dessa vez a Anvisa que surpreendeu com comunicado no dia 20  de julho de 2023, o qual informou a proibição, distribuição, comercialização, fabricação, propaganda e uso do produto “Plantas Medicinais Cura Tudo 500ml”,  Suplemento Alimentar, fabricado por empresa desconhecida.

Vigilância Sanitária de Santa Catarina informa comunicado da ANvisa (Foto: Divulgação)
Vigilância Sanitária de Santa Catarina informa comunicado da ANvisa (Foto: Divulgação)

No portal, a Vigilância Sanitária de Santana Catarina, mostrou que a decisão foi motivada por conta de uma série de regularidades. As quais listamos a seguir:

  • Considerando a origem desconhecida do produto (fabricante/responsável pelo produto não identificado)
  • Classificação inadequada do produto
  • Utilização de ingredientes não permitidos para uso suplementos alimentares e além da marca, embalagem/rótulo incorretos com sugestão de uso para crianças, jovens e adultos
  • Indicação para uso terapêutico e/ou medicamentoso, como: tratamento de gastrite, úlcera, pedra nos rins, fígado, hepatite, circulação, ácido úrico, pressão alta, varizes, reumatismo, prisão de ventre, hemorroidas, vermífugo, regulador do estômago, auxilia no controle de diabetes e nos regimes de emagrecimento, o que não é permitido.

    ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)
    ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)

O PRODUTO É COMERCIALIZADO?

Como não se sabe a origem da empresa, fizemos uma rápida busca sobre o produto no Google e ele se encontra indisponível em alguns sites, mas disponíveis em outros. A Vigilância Sanitária de Santa Catarina não informou outro parecer que diz que o produto foi liberado. O Cura Tudo é famoso em várias regiões do país e é de fato muito comercializado.

Remédio barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução)
Remédio barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução)

QUAL A ATIVIDADE DO ÓRGÃO?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço, e por isso faz proibição da venda de marcas de comidas, amadas.

Veja também

Assuntos

Anvisa

Quem escreve

Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br