Foco na TV

O mistério e a história chocante por trás da reclusão de Ana Paula Arósio

Ana Paula Arósio em uma das suas últimas aparições públicas, durante o lançamento do filme A Flores Que Se Move. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ana Paula Arósio em uma das suas últimas aparições públicas, durante o lançamento do filme A Floresta Que Se Move. (Foto: Reprodução/TV Globo)

O dia 13 de outubro de 2010 reservou uma notícia, no mínimo, curiosa relacionada ao mundo dos famosos. Através de um comunicado, divulgado por alguns dos principais portais do país, a Globo informava que Ana Paula Arósio havia sido afastada do elenco de Insensato Coração — sua próxima novela das 21h — após faltar às primeiras gravações da trama, e que seria substituída por outra atriz.

A princípio, a notícia gerou cerca estranheza, uma vez que atitudes como essas — pelo menos as que vieram a público — não pareciam combinar com o feitio da atriz, mas ainda longe de provocar grande impacto, afinal, poderia significar apenas um mal entendido, uma gravidez inesperada, conflitos de agenda ou intrigas, que são recorrentes nos bastidores de folhetins. Porém, ninguém poderia imaginar que essa informação inicial ganharia corpo, e mais tarde revelaria algo bombástico e surpreendente: a atriz estava abrindo mão de toda fama e da sua carreira para viver de forma reclusa.

Ana Paula como Hilda Furação.

Aos 35 anos, Ana Paula já era uma das atrizes mais bem sucedidas da época. Com seu talento e beleza hipnotizantes, ela já estava familiarizada aos holofotes, trabalhando como modelo desde a adolescência e estampando inúmeras capas de revistas.

Depois de fazer sua estreia na TV no SBT, em 1994, Ana Paula migrou para a Globo, em 1998, e foi um fenômeno logo em seu primeiro trabalho na emissora carioca, como protagonista da minissérie Hilda Furação. Ela então deu início a uma sequência de trabalhos, estando no ar em pelo menos uma produção por ano, e em algumas delas como estrela principal no horário nobre da Globo, destacando-se principalmente na novela Terra Nostra (1999). Ana Paula ainda faturou diversos prêmios, incluindo um Troféu Melhores do Ano (1998) e três Troféus Imprensa (1998, 1999 e 2002).

+ Martelo batido: saiba qual é a melhor novela da história da TV brasileira

E quando se fala em surpresa com a decisão da atriz de abrir mão da fama e da carreira para viver no isolamento, não se trata apenas de uma reação do público. Colegas de profissão e muitas outras pessoas próximas à estrela também ficaram perplexas diante da sua decisão, deixando claro que ela não demonstrava nenhum sinal de que estaria em vias de abandonar tudo.

Atriz ao lado de Thiago Lacerda em Terra Nostra.
Atriz ao lado de Thiago Lacerda em Terra Nostra.

Em entrevista à revista Quem, dias após o “sumiço” de Ana Paula, Ricardo Linhares, coautor de Insensato Coração, disse “não fazer ideia do que podia ter acontecido”, e contou que, três semanas antes, nas reuniões para leitura dos primeiros capítulos, a atriz estava “empolgadíssima”: “Ela fez um excelente ensaio, me pediu uma lista de livros, filmes e referências para compor o papel”.

A última aparição pública de Ana Paula antes da reclusão foi no dia 7 de outubro de 2010, quando compareceu à pré-estreia do filme Como Esquecer, no qual foi protagonista. Em entrevista à imprensa, a atriz chegou a revelar um certo desconforto com o fato de ter cortado o cabelo no estilo joãozinho para o papel da designer Marina, protagonista de Insensato Coração, algo que mais tarde seria usado como especulação pela mídia para tentar justificar a sua desistência da novela. “Tive dó de cortar o cabelo, mas cresce, né?”, declarou.

Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

O QUE ACONTECEU NO HOTEL EM FLORIANÓPOLIS?

Ana Paula estava escalada para Insensato Coração há mais de um ano, mesmo gravando a série Na Forma da Lei — que acabou ficando marcada como seu último trabalho na TV até agora. O contrato da estrela com a Globo havia vencido em abril de 2010, mas foi renovado por mais cinco anos, algo que reforça a ideia de que a sua decisão de abandonar a carreira foi, de fato, repentina.

Na época, as primeiras informações a respeito do “sumiço” da atriz davam conta de que ela era esperada pela equipe para iniciar as gravações de Insensato Coração, na cidade de Florianópolis (SC), no dia 13 de outubro, mas não embarcou. Porém, a revista Istoé Gente revelou que a atriz chegou a viajar até a capital catarinense e se hospedar no quarto 1316 do Majestic Palace Hotel, na noite do dia 12, mas decidiu arrumar as malas e ir embora na manhã seguinte, sem dar muitas explicações.

“Ela leu o roteiro e foi embora sem falar com ninguém. Mandou avisar que não havia gostado da personagem”, declarou um membro da produção da novela, em entrevista à revista. “Ninguém entendeu nada”, completou.

Última aparição pública de Ana Paula antes de abandonar a carreira.
Última aparição pública de Ana Paula antes de abandonar a carreira.

A atriz foi logo procurada por sua assessoria, mas seguiu sem oferecer muitas explicações a respeito da decisão. “Essa foi uma resolução pessoal, de ordem particular, e ela não vai se manifestar a respeito”, declarou Paulo Serra, assessor de Ana Paula.

+ Bolsonaro provoca briga da Globo contra SBT e Record e emissora carioca contra-ataca

A hipótese de gravidez foi logo negada pela assessoria. Um membro da produção da novela também rebateu a teoria de que o corte de cabelo foi o responsável pela desistência da atriz. “Todos adoraram o corte de cabelo, que tinha tudo a ver com a personagem. O que levou ao afastamento foram os motivos que a fizeram faltar na gravação. Uma ausência não tiraria a protagonista da novela sem uma razão especial”, assegurou.

Ana Paula também trabalhava como modelo.
Ana Paula também trabalhava como modelo.

REVOLTA E DEFESA

A atitude inesperada de Ana Paula gerou reações negativas, principalmente pelo fato de que ela também não deu muitas explicações à equipe do folhetim sobre o motivo do seu afastamento.

No dia 18 de outubro, a Globo comunicou que Paolla Oliveira seria a substituta de Ana Paula. Na ocasião, Gilberto Braga, autor principal de Insensato Coração, resolveu se pronunciar, e demonstrou insatisfação pela atitude da atriz. “Esse é um assunto que não me agrada. Ela foi antiprofissional. O que posso dizer é que estou muito feliz com a escalação da Paolla”, declarou o experiente autor à Istoé.

E quem se mostrou ainda mais revoltado com Ana Paula foi Dennis Carvalho, diretor de núcleo da novela. Mesmo três anos após o ocorrido, o profissional, em conversa com a revista Veja Rio, soltou o verbo contra a atriz: “É uma desequilibrada. Nunca deu justificativa”.

Porém, também houve profissionais que saíram em defesa de Ana Paula. Em 2012, em um texto publicado em seu blog pessoal, Walcyr Carrasco, um dos principais autores da Globo, chegou a confessar que admira a coragem da estrela ao desistir da fama, e pediu que sua decisão fosse respeitada.

“Para a maioria das pessoas, é uma loucura. A fama é considerada um bem em si. Todos os dias recebo emails, telefonemas, mensagens pelas redes sociais de gente que quer entrar para a televisão e tornar-se famosa. Vejo atrizes que já foram famosas ou pelo menos conhecidas há alguns anos percorrerem os estúdios de TV em busca de um papel, por menor que seja. A condição financeira de algumas é estável. Mas não suportam ficar longe dos holofotes. A fama é pior que um vício, uma vez experimentada. Por isso a atitude de Ana Paula parece tão incompreensível aos olhos de todos”, escreveu.

“Faz muito bem, Ana Paula. Depois de tantos anos sendo obrigada a ser bonita, deve ser delicioso comer à vontade, não se preocupar com os cabelos, esturricar no sol, se quiser. E você tem razão: ninguém é obrigado a ser famoso. Todo ser humano deve procurar a felicidade da maneira que achar melhor. Se Ana Paula deseja ficar no seu canto, seja por algum tempo ou para sempre, é com ela. O que importa é que seja feliz”, finalizou o novelista, referindo-se às críticas que a atriz recebeu pelo fato de ser flagrada com uma aparência “desleixada”.

No dia 12 de janeiro de 2011, poucos dias antes da estreia de Insensato Coração, a Globo anunciou a rescisão de contrato com Ana Paula, atendendo a um pedido da própria atriz, que solicitou o fim do vínculo um mês antes.

Ana Paula chegou montada num cavalo em seu casamento.
Ana Paula chegou montada num cavalo em seu casamento.

O QUE ELA DIZ?

Fora da Globo, Ana Paula passou a viver de forma reclusa em sua fazenda na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo. Lá, ela se casou com o arquiteto e cavaleiro Henrique Pinheiro, em uma cerimônia simples e reservada; passou a fugir da mídia e se dedicar aos cavalos, que são sua grande paixão — ela chegou montada em um cavalo na sua cerimônia de casamento, em uma cena digna de novela.

Em entrevista à revista Quem, em 2012, em uma das raras vezes em que apareceu em público após abandonar a carreira, Ana Paula deu mais detalhes sobre o que motivou a sua desistência da fama.

+ Após polêmica, Paolla Oliveira e Juliana Paes são escaladas para atuar em mesma novela

“Deixei a Globo por uma questão muito pessoal. Os detalhes disso pertencem a mim, à minha história de vida. Estou melhor do que nunca. Tudo foi muito bem pensado e consciente. Sinceramente, foi bem difícil de tomar essa decisão, que me consumiu e até me custou problemas familiares”, disse.

“Ser ator é ter o glamour como obrigação. Você tem que sempre que estar bem. Deve cuidar obsessivamente da aparência, sem muito espaço para a vida emocional. Cheguei à conclusão que não é só de dinheiro e de fama que a gente deve viver. Estava nessa vida corrida desde os 12 anos”, afirmou.

Atriz com o marido, Henrique Pinheiro.
Atriz com o marido, Henrique Pinheiro.

MAIS FELIZ AGORA?

Em 2014, Ana Paula se mudou com o marido para a zona rural da pequena cidade de Swindon, na Inglaterra, onde vive atualmente. Dessa forma, as notícias sobre a atriz se tornaram ainda mais escassas.

No entanto, no final de 2015, Ana Paula acabou cedendo aos apelos do diretor Vinicius Coimbra para estrelar o filme A Floresta Que Se Move, retomando os trabalhos como atriz após cinco anos. Por uma ironia do destino, no longa, a atriz contracenou com Gabriel Braga Nunes, que formaria um triângulo amoroso com ela em Insensato Coração.

De volta à mídia, mesmo que de forma relâmpago, a atriz se tornou capa da revista Cláudia, e deu mais detalhes de como vive atualmente. “Sou bem mais feliz agora. Muito do que me tirava do sério antigamente, hoje não me incomoda mais. Morar fora também exige flexibilidade”, declarou. “Desde menina eu queria parar de trabalhar cedo para curtir a vida. É comum ouvir: ‘Quando eu me aposentar, vou…’, mas aí a pessoa está cardíaca, diabética, não consegue andar e gasta todo o dinheiro que juntou com hospital. Quis gastar comigo antes disso”, disparou.

Atriz em cena do filme A Floresta Que Se Move.
Atriz em cena do filme A Floresta Que Se Move.

Ofertas não faltam para que Ana Paula retorne à televisão, afinal, é grande o interesse e a curiosidade do público para vê-la novamente em ação. Em 2014, por exemplo, a Record chegou a oferecer R$ 1 milhão de salário para que a estrela protagonizasse a novela Vitória, mas não teve acordo.

Por parte da Globo, se houve, de fato, alguma mágoa pela forma como Ana Paula decidiu deixar a emissora, isso parece ter se dissipado com o tempo. Ora ou outra, a emissora faz investidas para tentar convencê-la a retornar em alguma de suas produções, mas ainda não obteve êxito.

Ana Paula não descarta retornar à TV e confirma que recebe e analisa propostas até hoje, mas insiste no discurso de que ainda não encontrou o momento certo para isso, e nem a personagem ideal.

O que realmente ocorreu no quarto 1316 do Majestic Palace Hotel na noite de 12 de outubro de 2010 segue um mistério, que talvez nunca vá ser revelado. A verdade é que a TV sente falta da beleza e do brilho de Ana Paula Arósio, hoje aos 43 anos. Mas imaginar o que ela poderia ter oferecido e conquistado se tivesse decidido se apresentar no dia 13 de outubro de 2010 para o início das gravações de Insensato Coração torna-se um exercício inútil, diante da garantia da atriz de que tomou essa atitude radical apenas em busca da sua felicidade, e isso parte, de fato, de uma decisão exclusivamente pessoal, em que não há espaço para julgamentos.

Conhece alguma história ou tem algum tema interessante e curioso sobre o universo da TV e dos famosos que gostaria de ver aqui na coluna? Então deixe um comentário abaixo ou mande sua sugestão para o e-mail: sugestaofoconatv@gmail.com.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;