Fina Estampa Novelas

Tragédias, marco no Brasil e sucesso na TV: o mundo em 2011, quando Fina Estampa estreou na Globo

Lilia Cabral foi a protagonista Fina Estampa, novela exibida originalmente em 2011 (Foto: Globo/Alex Carvalho)
Lilia Cabral foi a protagonista Fina Estampa, novela exibida originalmente em 2011 (Foto: Globo/Alex Carvalho)

Relembre como foi 2011, ano em que Fina Estampa fez sucesso no horário das nove da Globo

Maior audiência da década no horário das nove da Globo, Fina Estampa fez muito sucesso em sua exibição entre 22 de agosto de 2011 e 23 de março de 2012. Porém, outros casos também deram o que falar na época e mexeram com o Brasil e o Mundo.

OS FATOS QUE MARCARAM 2011

No mesmo ano da estreia de Fina Estampa, o Brasil viu uma mulher ocupar a cadeira da presidência da República pela primeira vez na história. Dilma Rousseff chegou ao poder em 1º de janeiro de 2011 como sucessora de seu mentor, Luiz Inácio Lula da Silva.

O ano de 2011 também ficou marcado por um episódio trágico na história do Brasil, que causou comoção internacional. Um ex-aluno invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, e promoveu um massacre que terminou com a morte de 12 crianças.

+ Fina Estampa: De volta em reprise, novela causou briga e polêmica entre poderosos da Globo

+ Éramos Seis chega ao fim revirada na Globo e autora muda tudo sem dó; saiba como

Pelo mundo, uma onda de protestos populares, chamada de Primavera Árabe, arrasou o Norte da África e o Oriente Médio. O povo se rebelou contra as ditaduras e derrubou poderosos que comandavam países há anos.

E 2011 também foi ano de casamento real. No dia 29 de abril, os britânicos foram às ruas para comemorar o enlace do príncipe William com Kate Middleton. A união dos jovens, que se conheceram na universidade, chegou com ares de mudança no Reino Unido.

No ano em que Fina Estampa estreou, algumas mortes abalaram o mundo. Além do terrorista Osama bin Laden, morreram neste ano artistas como a atriz Elizabeth Taylor e a cantora Amy Winehouse, de 27 anos. Outro que também faleceu foi Steve Jobs, fundador da Apple. No Brasil, nos despedimos do ex-jogador de futebol Sócrates.

Na música, 2011 foi o ano de Ai Se Eu Te Pego, de Michel Teló; Amar Não é Pecado, de Luan Santana; Balada Boa, de Gusttavo; LimaRolling In The Deep, de Adele; On The Floor, de Jennifer Lopez, entre outros.

O QUE ESTAVA PASSANDO NA GLOBO NO ANO DE FINA ESTAMPA

Cauã Reymond (Jesuíno) e Bianca Bin (Açucena) em Cordel Encantado, sucesso da Globo no horário das seis em 2011 (Foto: Reprodução/Globo)
Cauã Reymond (Jesuíno) e Bianca Bin (Açucena) em Cordel Encantado, sucesso da Globo no horário das seis em 2011 (Foto: Reprodução/Globo)

Na televisão, além de Fina Estampa, a Globo também bombou com o sucesso Cordel Encantado e A Vida da Gente, na faixa das seis, teve Morde & Assopra e Aquele Beijo às 19h, e ainda Insensato Coração no início do ano às 21h. Foi ano que marcou a reestreia do horário das onze, com o remake de O Astro.

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

Sobre o autor

Vitor Peccoli

Publicitário, Vitor escreve sobre TV desde 2013 e, aqui no TV Foco, traz as principais notícias do surpreendente mundo da televisão e seus bastidores.
E-mail: vitor@otvfoco.com.br