Globo Notícias da Televisão Novelas Verdades Secretas

O país está mais careta? Criador de “Verdades Secretas” responde autor de “Babilônia”

Walcyr Carrasco (Foto: Globo / Zé Paulo Cardeal)
Walcyr Carrasco
(Foto: Globo / Zé Paulo Cardeal)

Walcyr Carrasco fez barulho na faixa das 23h ao criar uma história que relaciona prostituição, uma modelo viciada em crack definhando diante do público e um triângulo amoroso entre uma garota jovem, um empresário adulto sem escrúpulos e a mãe dela. “Verdades Secretas” estreou em junho e chega ao fim nesta sexta-feira, 25 de setembro, como a novela de maior sucesso e repercussão do momento.

Aos 63 anos, Carrasco volta ao horário das seis com “Candinho”, que estreia em 2016. O autor concedeu entrevista ao jornal O Globo e falou de polêmicas.

Gilberto Braga disse, na época de “Babilônia”, que o país está mais careta, que não é mais possível ter nudez em novela, por exemplo. “Respeito a opinião do Gilberto, que é um grande autor. Ver “Vale tudo” (1988) foi fundamental para minha formação como autor. Mas acredito que todos os temas são possíveis, e o público gosta, sim, de temas ousados, como provou com ‘Verdades secretas’.”

Após “Amor à vida”, muita gente achou que as novelas tinham avançado ao mostrar o afeto gay. Depois, o público rejeitou o beijo gay de “Babilônia”. “Não acho que houve retrocesso nem que “Amor à vida” avançou. Em dramaturgia há variações mínimas que às vezes fogem ao nosso entendimento. Essas teses sobre retrocesso e conservadorismo são apenas teses.”

O diretor  Mauro Mendonça Filho, disse recentemente em entrevista ao jornal O Globo,  que estava fazendo junto com Carrasco  uma novela da pá virada, mas que os conservadores a veem como denúncia e espaço para a própria fantasia. O novelista disse: “Maurinho se expressou de um jeito muito divertido, mas acho que a questão é mais profunda. Os conservadores também têm família. Entenderam que não estou defendendo a droga, por exemplo. Mas mostrando até onde uma pessoa pode chegar.”

Ao ser questionado que marca a novela vai deixar, Carrasco disse:  “Acho que ela ajudou o público a entender que muitas vezes, por trás do glamour, há um lado obscuro. Muitos pais terão mais cuidado com as filhas diante de oportunidades que aparentemente parecem incríveis. E também falou abertamente de temas que devem ser discutidos em família, como as drogas, e até mesmo o aborto.”

O autor fala ainda sobre a parceria com o diretor. “O olhar do diretor é tudo. E tive uma parceria grande com o Maurinho. Ele entendeu todas as intenções, tudo que eu queria e descobriu até o que eu nem sabia que queria.”

“Candinho” tratará do amor de dois irmãos de criação.  E o autor disse que a trama das 18h não é polêmica:  “A novela é uma comédia, não tem nada de polêmica. É até ingênua. Vocês verão”.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco