Colunas

Colunasighome

Indo de mal a pior e fragilizada: o que as emissoras precisam fazer para tirar a hegemonia da Globo?

A Globo vive momento de fragilidade (Foto: Reprodução)

A Record, o SBT, a Band e a RedeTV! lutam contra o tempo e aproveitam um momento de fragilidade da Globo para conseguirem destaque na TV

Muito se fala, e se reclama, sobre a hegemonia da Globo na TV aberta brasileira. A emissora é líder absoluta de audiência há anos e raramente alguma atração consegue ultrapassá-la nas principais praças do país, localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O que se pode fazer, afinal, para derrubar o poderio da platinada nos próximos anos?

A Band já contratou Faustão para o seu time de profissionais nos últimos meses e planeja uma grande estreia para o apresentador em janeiro de 2022. O veterano é um ímã de publicidade e contará com uma equipe de peso, que já brilhou ao longo de 30 anos na Globo.

A emissora dos Saad também comprou os direitos de exibição da Fórmula 1, que foi queridinha da platinada por anos. Agora, com o corte de gastos da empresa carioca, esse tipo de esporte pode parar nas mãos de outros canais, como o que aconteceu com a Band.

A Record também aproveitou uma brecha da rival e contratou o Paulistão para os próximos anos. A emissora dos bispos terá a oportunidade de comer pelas beiradas e exibirá partidas que garantiam à concorrente altos números de audiência. Além disso, também investe em formatos próprios de reality shows, como o “Ilha Record”.

O problema é que o canal tem uma limitação muito grande por causa dos bispos, já que em vez de exibir conteúdos atrativos para competir com programas como o “The Noite” e o “Conversa Com Bial”, tem que mostrar programas evangélicos da Igreja Universal. Isso faz a empresa perder demais, já que não passa de 1 ponto em São Paulo.

Veja também

MIRANDO NAS CHUTEIRAS

O SBT também se movimentou no esporte e conseguiu alcançar a liderança com a exibição de jogos da Libertadores e do Brasileirão. Ultrapassar a audiência da Globo em horários importantes é um fato que não acontecia há muito tempo e a empresa de Silvio Santos parece que vai investir cada vez mais nesse nicho.

DE MAL A PIOR

A RedeTV!, por sua vez, continua estagnada. A emissora contrata subcelebridades para apresentar programas e isso dificulta a relevância de alguns produtos. No momento, apenas Sonia Abrão e Claudete Troiano conseguem fazer atrações que não precisaram de muitas alterações com o tempo, mas ainda assim tudo carece de tecnologia e qualidade.

Este texto não reflete necessariamente a opinião do TV Foco. 

Faustão (Foto: Reprodução/TV Globo)
Faustão já levou toda a sua equipe para a Band (Foto: Reprodução/TV Globo)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Globo

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários