Agora

Agora

Demissão em massa, apelo e falência: O triste fim de emissora líder que deixou milhares órfãos

TV Tupi faliu após ser uma das maiores do país (Foto: Turbo Squid)
TV Tupi faliu após ser uma das maiores do país (Foto: Turbo Squid)

Uma emissora que fez sucesso no país, sendo líder de audiência, deixou saudades

Uma emissora que já chegou a ser uma das maiores do país, teve um fim no mínimo trágico. Talvez você não seja do tempo que quem liderava a audiência era a Rede Tupi.

Inaugurada em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista Assis Chateaubriand, foi a primeira emissora de TV a operar no país. A emissora pertencia a um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, a Diários Associados. Na década de 50, ela era líder e em segundo lugar estava a TV Record/TV Rio (Rede das Emissoras Unidas).

E quando que a Globo apareceu na jogada? Apenas em 1967, quando a emissora dos Marinhos se tornou a maior do país e desde então manteve sua hegemonia, perdendo apenas em horários pontuais para as demais concorrentes.

Emissora de TV que acabou sendo obrigada a encerrar transmissões - Foto: Reprodução/Internet
Emissora de TV que acabou sendo obrigada a encerrar transmissões – Foto: Reprodução/Internet

E como foi a falência da Tupi?

Segundo informações veiculadas em portais, a TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980. Dentre tantos motivos que foram apontados na época, os principais foram problemas financeiros e administrativos, e dívidas com a Previdência Social, como justificativas principais.

O baque foi tão grande, que os funcionários da TV Tupi do Rio fizeram uma vigília nos estúdios do canal, tentando sensibilizar o governo a reverter a situação

Veja também

TV Tupi - Foto Reprodução Internet
TV Tupi – Foto Reprodução Internet

Na época, os colaboradores pediram também ajuda aos telespectadores, pedindo que eles enviassem um telegrama para Brasília, ao presidente, falando: ‘Presidente, não deixe fechar essa casa maravilhosa, que tem muita gente precisando trabalhar e é o que nós queremos’.

Em apenas 1 dia, o presidente da época, João Batista Figueiredo, recebeu 2 mil telegramas com apelos para que a TV Tupi não chegasse ao fim.

Contudo, mesma com toda a luta, a emissora de TV chegou ao fim, deixando uma enorme saudade no coração de todos os que puderam ter o privilégio de acompanhá-la.

Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. - Foto; reprodução/Internet
Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. – Foto; reprodução/Internet

 

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

TV Tupi

Quem escreve

Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]