O fim caótico de montadora que fez sucesso no Brasil
Hoje o mercado nacional é recheada de grandes montadoras internacionais, como Fiat, GM, Volkswagen, dentre outras. Mas, no passado, o país tinha a sua própria montadora 100% brasileira, que teve um fim caótico.
Para se ter noção da sua grandiosidade, essa montadora chegou a ter uma linha lendária de carros e chegou a ser querida no mercado nacional, mas, após se afundar em dívidas, decretou falência e partiu para nunca mais voltar.
Trata-se da montadora Gurgel Motores. A empresa foi fundada em 1969 por João Gurgel do Amaral em Rio Claro, no interior de São Paulo. Mas, em 1966 seu primeiro carro já havia sido apresentadora do mercado nacional durante uma passagem no Salão do Automóvel, e isso bem antes da concretização da montadora.

Segundo o Auto Esporte, a marca se destacou pela produção de veículos com a carroceria feita de fibra de vibro e o design “quadradão” dos carros. Para completar o diferencial, os automóveis eram movidos somente a gasolina, eles eram contra a produção de automóveis a álcool.
Vale destacar, que João Gurgel sempre buscou ser um homem a frente do seu tempo e por esse motivo, ele produziu veículos movidos a eletricidade. Nos 27 anos de existência, a empresa fabricou variados modelos de carros, além de protótipos.
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E mesmo com o fim da empresa, os automóveis seguiram no coração dos brasileiros. Os carros mais famosos da montadora foram: Xavante, BR800, Ipanema, Bugato, Gurgel Tocantins, Gurgel Carajás, Gurgel Motomachine e Gurgel Supermini.
COMO FOI O FIM DA EMPRESA?
Infelizmente, a empresa chegou ao fim em 1993, quando estava em crise e entrou com pedido de recuperação judicial, conforme exposto pelo Auto Esporte, página da Globo. Ainda tentando salvar sua empresa, Gurgel solicitou um empréstimo de US$ 20 milhões, contudo, o alto valor não foi concedido. Assim, a empresa declarou falência em 1994, após ter vendido cerca de 40 mil carros e ter se tornado uma das principais montadoras que passaram no país.

QUAL FOI A DÍVIDA DEIXADA?
Após o fim da montadora, a fábrica ficou nas mãos de um escritório em São Paulo e depois de todas as tentativas de venda do terreno e com seus veículos abandonados, a Gurgel Motores foi leiloada em 2007, por cerca de 16 milhões.
O dinheiro na ocasião serviu para que eles pagassem as dívidas trabalhistas, que chegaram a quase 20 milhões. Sendo assim, a montadora deixou um lastro de 280 milhões em dívidas.
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