Fez História

Fez História

Falida e obrigada a sair do ar: o triste fim e encerramento de uma das maiores emissoras de TV do Brasil

Emissora de TV que fez enorme sucesso acabou tento triste fim (Foto: Reprodução Internet)
Emissora de TV que fez enorme sucesso acabou tento triste fim (Foto: Reprodução Internet)

Emissora de TV que fez enorme sucesso acabou tento triste fim

Quem acompanha o mundo da televisão sabe que muitas emissoras que fizeram sucesso no passado, atualmente não estão mais em atividade.

Nessa matéria vamos relembrar a história de um dos maiores canais abertos do país, mas que acabou tendo um triste fim e foi obrigada a sair do ar.

O emissora em questão é a TV Excelsior, sediada na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. A grande inauguração do canal aconteceu em 9 de Julho de 1960 em cerimônia realizada no Teatro Paulo Eiró.

Na época os maiores concorrentes da TV Excelsior era a TV Tupi e TV Cultura, sendo assim, para superar os concorrentes o canal contratou profissionais gabaritados e que tinham grande potencial.

Entre as descobertas da TV Excelsior estão Renato Aragão e Dedé Santana, protagonistas do programa humorístico ‘Didi e Dedé’, essa foi a primeira aparição de ambos na televisão.

Veja também

Em 1964 a TV Excelsior começou a passar por problemas, principalmente pela censura da Ditadura Militar, que chegou a forçar que alguns programas da emissora fossem retirados do ar.

Nos anos seguintes, crises por conta de golpes, má-administração, impostos, e perda de investimentos em programas por conta da censura, fizeram a situação da TV Excelsior se agravar.

No ano de 1970 o canal amargou sua pior situação e estava afogada em dívidas e problemas em seus bastidores. A crise era tão grave que a TV Excelsior recebeu um prazo até  15 de dezembro de 1970 para “acertar as contas” com o governo Médici, onde deveria pagar metade do que devia.

A emissora não conseguiu se regularizar e em 30 de setembro de 1970,  por volta das 18h40, o jornalista Ferreira Neto interrompeu a transmissão e anunciou  que o Governo Federal havia decretado o fim da Excelsior, sendo assim, obrigada a sair do ar.

Sede da emissora que acabou pegando fogo em 5 de seus 6 estúdios (Reprodução: Internet)
Sede da TV Excelsior (Reprodução: Internet)

POR QUE A TV EXCELSIOR SE DESTACOU NA ÉPOCA?

Lembrada até hoje, a TV Excelsior é considerada um marco para a televisão brasileira e foi pioneira em várias frentes.

Um dos maiores destaques da emissora foi o seu planejamento, diferente de outros canais da época, a TV Excelsior geria a televisão com visão empresarial.

+ Urgente: Após golpe da filha de R$ 800 milhões e falência, Valdemiro é despejado e polícia é acionada 

O canal também se destacou ao lançar sua grade de  programação, sendo a primeira a mesclar telejornal com novelas, estratégia que foi copiada pelas concorrentes e bastante utilizada até hoje pelas principais emissoras de TV aberta.

TV Excelsior foi muito importante para mudar a trajetória da televisão brasileira (Reprodução: Internet)
TV Excelsior foi muito importante para mudar a trajetória da televisão brasileira (Reprodução: Internet)

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Felipe Henrique

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: