ATENÇÃO!

Mudança OBRIGATÓRIA: Nova lei de trânsito acaba de ser anunciada e atinge placas de todos os carros do Brasil


Nova lei é anunciada e atinge placas de todos os carros - (Foto: Reprodução / Internet)

Brasileiros fiquem atentos com a nova lei estabelecida para mudanças de placas

A cada ano, novas reformulações acontecem e com elas, as boas e más notícias também. Mas, hoje, reuniremos um conglomerado de informações que envolverá algumas mudanças para aqueles que possuem carros ou motos. Tá preparado?

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acalme o coração que a notícia não chega a ser um bicho de sete cabeças, mas possa ser que envolva um trabalhinho da sua parte. Acontece que nós precisamos estar sempre atentos e aptos as transformações, pois são elas que vivem em constantes ciclos.

Sem mais delongas, vamos lá. Você lembra de quando o seu carro possuía aquela placa cinza, que identificava a região do veículo? Pois bem, elas irão voltar! O modelo de placa que especificava a cidade e o estado de origem do carro teve ‘fim’ em 2018, após a ‘Mercosul’ entrar em cena.

Modelo antigo de placas de carros - (Foto: Reprodução / Internet)
Modelo antigo de placas de carros – (Foto: Reprodução / Internet)

Com a chegada da nova identificação dos veículos (placas), a placa cinza não passou a ser extinta, mas precisou ser trocada obrigatoriamente em caso de transferência de nome ou de estado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A ideia da modificação aconteceu com intuito de reduzir o número de falsificações, além de querer padronizar com os países que integram o Mercosul.

Veja também

O que vai mudar nas placas dos veículos?

De acordo com o portal ‘exame’, a Placa de Identificação Veicular (PIV), mais conhecida como Placa Mercosul, pode haver modificações na emissão em menos de 5 anos de início.

O projeto de Lei que impõe a inclusão do município e estado de registro dos veículos nas placas veiculares está em processo de análise no Senado.

Ainda segundo a fonte, a proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em 16 de março e agora será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Placa Mercosul - (Foto: Reprodução / Internet)
Placa Mercosul – (Foto: Reprodução / Internet)

A ideia sugerida pelo senador Esperidião Amin, é um projeto de lei (Lei 3.214/2023 é) que visa modificações no Código Brasileiro de Trânsito para modificar o design das placas de veículos.

A intenção é tornar mais fácil para as autoridade de trânsito e segurança publica a identificar o local de registro do transporte, ajudando na identificação de motoristas que cometem infrações e na prevenção de crimes ligados ao veículo.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirma Amin.

Lei para identificação de cidade e estados em placas de veículos pode ser aprovada - (Foto: Reprodução / Internet)
Lei para identificação de cidade e estados em placas de veículos pode ser aprovada – (Foto: Reprodução / Internet)

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br