Bastidores da TV

Olimpíada de 2012 já tem prazos estabelecidos

Mascote da Olimpíada de Londres fazendo atletismo

A OBS (Olympic Broadcasting Services), empresa que atende ao COI (Comitê Olímpico Internacional), recebeu as televisões do mundo detentoras dos direitos de Londres 2012, na capital inglesa, no final de julho passado, para apresentar os seus planos de cobertura da próxima Olimpíada. Todas as informações sobre os locais onde serão realizadas as disputas e as facilidades técnicas foram disponibilizadas. Em detalhes, o custo de cada serviço e prazos para as devidas requisições.

Com os preços internacionalizados, as emissoras farão as suas solicitações em Libras, moeda local, e os preços estão um pouco mais salgados por causa do custo de vida na Inglaterra. Mas como há estimativas de um lucro bem significativo nas vendas, isto não deve ser motivo de maior preocupação. O que realmente joga contra é o prazo.

Os pedidos de espaço devem ser feitos até 15 de setembro, ou seja, pouco mais de um mês. Quanto à parte que nos toca, pelo que se sabe, a Record ainda nem vendeu os direitos de rádio no Brasil. Sem nada oficial ainda, fala-se em transmissão pela Record /Transamérica em SP, Guaíba em Porto Alegre, Sociedade da Bahia e Itatiaia em Minas.

As demais facilidades técnicas, como canalizações, câmeras unilaterais e facilidades de áudio serão recebidas pela OBS a partir de 30 de novembro até 15 de abril. Ou seja, neste período deverá ser definida totalmente a cobertura, incluídas nesta solicitação, desde equipamentos técnicos de recepção de sinais, até móveis de escritório no centro de imprensa.

Assuntos, em suma, que já poderiam estar recebendo maior atenção da Record e da sua direção.

Cultura contrata
O escritor, músico e jornalista Cadão Volpato voltará a apresentar o “Metrópolis” na Cultura. Foi contratado nesta última segunda-feira, para estrear ainda durante o mês de setembro.

O programa, em processo de reformulação, também passará a contar com a participação semanal dos críticos Leon Cakoff e Amir Labaki.

Propaganda eleitoral – 1
A partir da próxima terça-feira, até 30 de setembro, as emissoras de televisão estarão obrigadas a abrir dois espaços em suas programações para a Propaganda Eleitoral Gratuita.

O primeiro das 13h às 13h50 e o outro das 20h30 às 21h20.

Propaganda eleitoral – 2
Além desses dois horários, com 50 minutos cada um, de segunda a sábado, as emissoras também terão, de forma obrigatória, que apresentar 4 blocos de 7m30 de propaganda política, ao longo da programação, nas faixas das 8h às 12h, 12h às 18h, 18h às 21h e 21h às 24h.

Outros 10 minutos, com institucionais do Tribunal Superior Eleitoral, poderão ser distribuídos ao longo do dia.

Propaganda eleitoral – 3
Da forma que está colocada, a propaganda política deverá forçar as emissoras a abrir novos intervalos comerciais ou aumentar a duração dos já existentes.

A Record, sempre muito econômica na abertura dos seus breaks, certamente será a mais atingida.

Bola em jogo
A Rede TV! avalia outros projetos para Fernando Vanucci, além do “Visão de Jogo”, aos domingos, 18h45, com estreia no dia 22.

O primeiro deles, uma versão do “Gols do Fantástico”, também para as noites de domingo, e um outro programa nas tardes de sábado.

Episódios como o afastamento do “Bola na Rede” e denúncias de trairagem no Twitter, agora se informa, são coisas do passado.

A próxima
O autor Tiago Santiago vai entregar a sinopse do seu novo trabalho no SBT na segunda-feira, mesmo dia em que será exibido o último capítulo de “Uma Rosa com Amor”.

Ainda sem título definitivo, a novela será analisada pela direção do SBT, com expectativa de estreia no primeiro semestre de 2011.

Registros
Já estão sob o domínio da Rede Globo os títulos “Central da Bola”, “Central do Esporte” e “Central do Futebol”.

Que por certo serão oportunamente usados na sua programação –a exemplo do “Central da Copa”. Pelo jeitão da coisa, tudo na direção do Tiago Leifert.

A propósito
Ontem, excepcionalmente, entrou um “Central da Copa”, com Tiago e Caio, depois de “A Cura” e antes do “Jornal da Globo”. “Central” até pode continuar a ser, mas “Copa” só em 2014.

Poderiam perfeitamente ter usado um desses novos.

E tem mais
A Globo acaba de criar a marca “Globo Media Group” para ser utilizada exclusivamente no mercado internacional, com o propósito de disponibilizar o seu conteúdo nas mais diferentes plataformas de mídia.

O título “Globo Media Group” também já recebeu o devido registro. E, muito em breve, a emissora deve soltar um comunicado oficial sobre a sua atuação.

Futebol
Rodada dupla da Série B, sábado agora, a partir das 16 horas na Rede TV!.

Primeiro, a transmissão ao vivo de Náutico e Portuguesa, direto do Recife; na sequência, VT de Ponte Preta contra Duque de Caxias, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Externas
Os atores Caio Castro e Ísis Valverde, Edgar e Marcela da novela “Ti-Ti-Ti”, participaram de gravações externas em São Paulo, na última segunda-feira.

As cenas, dirigidas por Jorge Fernando, foram realizadas no Mirante da Lapa e Museu de Arte Moderna, no Ibirapuera. Cerca de 20 profissionais participaram dos trabalhos.

C’est fini
Ontem, durante todo o dia, falou-se que a jornalista e apresentadora da Record, Luciana Liviero, estaria acertando com o SBT. Procurada, ela disse que desconhecia completamente o assunto.

Domingo agora, dia 15, parte do “Esporte Espetacular”, da Globo, será ancorado de Salvador, durante a realização do GP Bahia de Stock Car. A apresentadora Luciana Ávila estará à frente dos trabalhos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Deivison Lima

Escreve sobre Televisão desde 2008