Atenção, cariocas! RioCard crava isenção do vale-transporte a milhões no Rio de Janeiro. Veja todos os detalhes
No Rio de Janeiro, além dos idosos com 60+, milhões de cariocas podem contar com a isenção no pagamento de tarifas de ônibus, metrôs e VLTs garantida pelo RioCard.
O RioCard facilita o deslocamento da população, promovendo inclusão e acessibilidade no dia a dia dos moradores do estado. Com milhões podendo contar com a isenção do vale-transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, a isenção em questão garantida pelo RioCard trata-se do passe universitário. Uma isenção de tarifas destinada aos alunos de instituições de ensino superior do RJ.
Este benefício visa ampliar a inclusão social e apoiar estudantes que enfrentam desafios financeiros, garantindo a gratuidade para aqueles que atendem a critérios específicos, como:
- estar matriculado em programas do Governo Federal, como as cotas ou o Programa Universidade para Todos,
- ou possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo.
RioCard garante isenção a milhões
De acordo com o Decreto 38.280, o benefício é válido para estudantes com matrícula ativa no semestre letivo em instituições no RJ. Ademais, o uso do passe do RioCard é restrito ao próprio beneficiário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Impacto imediato”: BDMG é interrompido hoje (27) com paralisação vital no metrô de BH e revolta de CLTs
● Caindo aos pedaços: Metrô de São Paulo atinge paulistas com FIM devastador de 4 estações
● Novas linhas no metrô, ônibus e até BRT: 3 extensões no transporte público chegam para salvar Recife, PE
A isenção abrange o transporte coletivo por ônibus convencionais, BRT e VLT, mas não inclui trens, metrô, barcas, ou linhas intermunicipais, além de ser válida apenas para viagens na cidade.
O benefício permite aos estudantes até quatro viagens por dia, com a possibilidade de realizar até duas integrações utilizando o Bilhete Único Carioca, totalizando até 76 viagens mensais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar ainda que, de acordo com o RioCard Mais, o saldo não utilizado em um mês não pode ser transferido para o próximo.
Além disso, as integrações entre ônibus, VLT ou BRT devem ocorrer dentro de um intervalo de até 2h30, com um mínimo de 1h entre as viagens de ida e volta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse sistema de isenção do RioCard visa diminuir os custos de transporte para estudantes de baixa renda e incentivar o uso do transporte coletivo como meio de inclusão social e acesso à educação.
Considerações finais
- O RioCard garante isenção de tarifas para milhões de cariocas.
- Incluindo estudantes universitários que atendem a critérios específicos, como programas do Governo Federal ou renda familiar de até um salário mínimo.
- O benefício, válido para transporte coletivo (ônibus, BRT e VLT), oferece até quatro viagens diárias e até 76 mensais, com regras de uso, como a restrição a viagens dentro da cidade e a proibição de transferir o benefício.
- Essa medida visa reduzir custos e promover a inclusão social, tornando o transporte público mais acessível a quem mais precisa.
Qual o valor da passagem de ônibus no Rio de Janeiro?
De acordo com as informações do portal ‘G1’, a passagem subiu de R$ 4,30 para R$ 4,70 e vale para os ônibus municipais, BRT, VLT e os “cabritinhos” (veículos do transporte complementar).
Por fim, clique aqui e veja mais notícias sobre o transporte público no Brasil.