ADEUS!

Onix, n°1 da Volks e Fiat atingidos: Nova lei dos carros é a culpada pela extinção de 6 populares do Brasil

27/06/2024 às 19h19

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Onix, n°1 da Volks e Fiat atingidos com nova lei dos carros - Foto: Montagem

A nova lei chegou com força e atingiu em cheio uma gama de carros, inclusive, o ONIX, outro modelo número 1 da Volkswagen e até a Fiat

Os carros, sem dúvida alguma, são grandes paixões nacionais. Inclusive, alguns modelos se tornaram os verdadeiros queridinhos de muitos motoristas por marcarem gerações, como é o caso do Onix, outro modelo n°1 da Volkswagen e até da Fiat.

Dessa vez, no entanto, falaremos de uma nova lei dos carros que chegou para aterrorizar a todos e é vista como a culpada pela extinção de 6 modelos populares do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, desde o dia (01) de janeiro de 2022, os carros novos vendidos no Brasil passaram a ser menos poluentes, de acordo com o Auto Esporte’. Vale dizer que, as mudanças foram promovidas pela fase 7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve, passando de ajustes nos motores.

Dentre as modificações, existem novas exigências de emissão evaporativa de gases já na entrada do tanque de combustível, exigindo canisters maiores e formas mais rigorosas de medição dos gases no escape. Os índices de emissões precisam ser válidos por mais tempo, sendo de dez anos ou 160 mil km, em vez dos 80 mil km da fase anterior.

Continua após o Veja Também

Veja também

Mesmo os carros mais novos já sendo desenvolvidos pensando na nova fase do Proconve, vários modelos vendidos no Brasil possuem projetos com mais de uma década de criação. Confira alguns a seguir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chevrolet Joy e Joy Plus

Os modelos estão fora de linha no Brasil desde meados de 2022. Vale dizer que, a decisão não é apenas mercadológica. Para que eles seguissem sendo vendidos no Brasil, o motor 1.0 aspirado de quatro cilindros e 80 cv teria que passar por mudanças para atender à legislação de ruídos e emissões que entra em vigor em janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chevrolet Joy foi um dos carros que fizeram sucesso (Foto: Divulgação)
Chevrolet Joy foi um dos carros que fizeram sucesso (Foto: Divulgação/Internet)
Joy Plus, o irmão Sedan (Foto: Divulgação)
Joy Plus (Foto: Divulgação/Internet)

Fiat Uno

O lendário Fiat Uno, popular queridinho do Brasil, foi outro que deu adeus ao mercado. O modelo nos deixou em 2021, depois de quase 40 anos de produção. Para seguir sendo vendido, ele necessitária de adaptações no motor 1.0 Fire.

Fiat Uno (Reprodução: Fiat/Divulgação)
Fiat Uno (Reprodução: Fiat/Divulgação)

Volkswagen Gol e Saveiro

Vale dizer que, as novas normas do Proconve L7 também declararam o fim do motor 1.6 de 8 válvulas da Volkswagen, conhecido pelo código EA111. Desde que o Fox saiu de linha, os únicos modelos da marca alemã com o propulsor foram Gol e Saveiro, produzidos em Taubaté (SP).

É importante destacar que, o Gol saiu de linha no início de 2023, enquanto a Saveiro se adaptou ao mercado e seguiu a produção do modelo.

O Gol é um dos carros mais queridinhos da Volkswagen (Reprodução/Foto: Volkswagen/Divulgação)
O Gol é um dos carros mais queridinhos da Volkswagen (Reprodução/Foto: Volkswagen/Divulgação)
Volkswagen Saveiro (Reprodução: Internet)
Volkswagen Saveiro (Reprodução: Internet)

Fiat Doblò

O sexto popular se trata do Fiat Doblò. Juntamente com a queda nas vendas, a defasagem tecnológica e o fim da produção do motor 1.8 aspirado para modelos nacionais, culminaram com a saída de linha do monovolume veterano. O modelo saiu de linha em 2021.

Fiat Doblò - Foto: Internet
Fiat Doblò – Foto: Internet

Qual o carro da Chevrolet mais vendido no Brasil?

O carro mais vendido da Chevrolet, no Brasil, no ano de 2023, foi o Onix, com mais de 102.049 emplacamentos. Com esses números, o modelo alcançou a terceira colocação dos mais vendidos no ano. O Onix ficou atrás apenas do Volkswagen Polo (111.247) e o Fiat Strada (120.603).

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

carros
fiat
Onix
Volkswagen
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.