TV Foco

Ooops!: Copa na TV paga terá atraso de 2s

http://deolho.zgil.org/wp-content/uploads/2009/08/sportTV.jpg

As operadoras de TV paga garantem que o telespectador que assistir à Copa nos canais da TV paga receberão o sinal apenas dois segundos depois que os da TV aberta.

Essa será o tempo de “vantagem” que mais de 45 milhões de lares brasileiros terão nas próximas semanas sobre os “felizardos” 6 milhões de lares com TV paga (cabo, satélite, ondas etc).

Segundo a Net, mesmo os assinantes do serviço HD Max, TV por alta definição, não terão o chamado “delay” além de dois segundos. Na TV paga a Copa africana será exibida nos canais SporTV e ESPN.

Globo explica porque apaga marcas e grifes em matérias

Nos últimos meses, o Ooops! apontou alguns casos de matérias externas, exibidas na Globo, em que marcas e logos são deletados por meio de recurso digital, alterando a imagem real. Tal prática ocorre em outras emissoras também, e a Globo a usa tanto no jornalismo como no entretenimento.

No entanto, reportagem exibida no “Jornal da Globo” de quinta-feira, trouxe uma longa matéria sobre três marcas de carro de luxo. Os nomes das marcas foram exibidos várias vezes, inclusive em vinheta. Então a coluna questionou a Globo sobre o porquê de limar algumas marcas e exibir escancaradamente outras?

Eis agora a resposta da emissora, via Central Globo de Comunicação:

“O conceito da coluna “Conecte” (a matéria dos carros de luxo) é mostrar as novidades tecnológicas em vários setores. Ao fazer isso, nós mencionamos marcas sempre que essa citação é entendida como uma informação relevante e útil aos telespectadores.

Assim também procedem muitas seções de tecnologia nos mais variados meios. Um exemplo é a página de tecnologia do UOL, que na sexta-feira citava o Ipad, o Google, o Iphone e a Nokia, entre outras. E é natural que seja assim, já que quem busca informação sobre tecnologia sempre quer saber quem está na ponta do desenvolvimento de novidades.

Na reportagem de quinta, o objetivo era, como dizia a cabeça, mostrar os carros com tecnologia embarcada mais avançada à venda no Brasil. Depois de pesquisar, a equipe do “JG” selecionou Lamborguini, Land Rover e BMW. A reportagem foi ao ar com 2’15’’ para Lamborguini, 2’02’’ para Land Rover e 1’51’’ para BMW. Como você pode ver, a Land Rover teve tempo semelhante, até um pouco inferior, a uma das marcas citadas.

Sobre marcas no jornalismo, até já foi conversado no passado. Numa matéria de inflação em que a passagem seja gravada num supermercado, por exemplo, não faz sentido eleger alguma marca para mostrar.

A notícia não envolve a marca e o telespectador entenderia como propaganda. Mostramos há muitos anos os produtos, sem marcas. Em contrapartida, quando existem tomadas em que marcas ficam ao fundo, eles aparecem, sim. O cuidado é simplesmente para que não pareçam propaganda. Central Globo de Comunicação.”

Quem é Legal

Michael W. Smith

Talvez o mais influente artista gospel do mundo da atualidade, ele faz dois shows esta semana em São Paulo, no sempre terrível Ginásio “Tenho Acústica Demais” do Ibirapuera. Se o show se torna um grande espetáculo de fé, e fé cristã, por outro lado também é um evento inesquecível para quem gosta de belas melodias, harmonias e primor na execução. A começar pelo virtuoso “maestro” Michael Whitaker Smith, 52.

Quem Irrita

Reportagens de “comportamento” sobre a Copa

A cada quatro anos, é sempre assim. Repórteres novatos e veteranos se atropelando em todas as emissoras para emplacar uma materiazinha sobre como o brasileiro se comporta na Copa. A cada 10 pautas que vão ao ar, somente uma é criativa.

Ricardo Feltrin

UOL

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco