Colunas Ligado na TV Opinião

OPINIÃO | A Fazenda 10 deve comemorar sucesso de Mion, peões e audiência

Marcos Mion apresenta A Fazenda (Foto: Reprodução/PlayPlus)
Marcos Mion apresenta A Fazenda (Foto: Reprodução/PlayPlus)

Marcado por participações icônicas, mudança de apresentadores e sedes e momentos de crise, o reality rural A Fazenda conseguiu consolidar seu espaço na tela da Record em sua décima temporada. Tal fortalecimento se deu principalmente em virtude do sucesso absoluto do novo comandante Marcos Mion, do elenco de peões e da audiência conquistada ao longo de sua edição, que chega ao fim na próxima quinta-feira (13).

Após longa estadia de Britto Jr. e passagem de Roberto Justus na apresentação do reality, ambos sem grande desenvoltura, a direção do show acertou em cheio com a entrada de Marcos Mion. Sem dúvida, Mion deu um novo gás ao programa, que necessitava há tempos, especialmente por seu talento, carisma e jogo de cintura em frente às câmeras. Desse modo, espera-se que a emissora nunca mais pense em retirá-lo dessa função.

Outro aspecto que merece atenção dessa décima temporada diz respeito ao elenco que foi confinado na sede em Itapecerica da Serra (SP). Embora muitas vezes as atrações não cumpram na prática as promessas feitas em momentos iniciais, como no trabalho de divulgação, neste caso as palavras do diretor Rodrigo Carelli se concretizaram. “É o elenco mais quente de todas as temporadas”, garantiu o diretor ao Domingo Espetacular na véspera da estreia da atração, em setembro.

É preciso ir além das palavras de Carelli. O elenco da edição que se despede daqui a quatro dias foi um dos melhores do reality de todas as temporadas. Não que o perfil geral seja o mais adequado no sentido de popularidade e famosidade, requisitos esperados, mas foi um dos melhores quando se leva em consideração os propósitos do reality, de atritos e polêmicas entre os participantes. Teve recordes de discussões e brigas acaloradas, inclusive com duas expulsões. Neste sentido, Evandro Santo, Rafael Ilha, Luane Dias, Nadja Pessoa (expulsa), Gabi Prado, Caique Aguiar, Cátia Paganote (expulsa) e Ana Paula Renault foram alguns dos principais nomes desse ano.

Os 4 últimos peões de A Fazenda 10 (Foto: Montagem)
Os 4 últimos peões de A Fazenda 10 (Foto: Montagem)

Graças aos fatos supramencionados, a temporada que marcou quase uma década do reality rural conseguiu se manter estável positivamente na audiência, diferente de algumas temporadas anteriores. As primeiras semanas fecharam com médias semanais entre 8 e 9 pontos e posteriormente o show se manteve na casa dos 10 pontos semanais, com destaque para as muitas vitórias sobre a Globo, conquistando o primeiro lugar.

+ Ligado na TV: Globo volta a viver fase incômoda em audiência e vê Record no retrovisor

Nesse contexto, se a continuidade de A Fazenda na programação da Record chegou a ser dúvida em vários momentos anteriores, a temporada 10 conseguiu estabilizar os ânimos da alta cúpula da emissora e deve ser certeza pelos próximos anos, ao menos.

Os últimos 4 participantes e únicos postulantes ao R$ 1,5 milhão são homens: Caique Aguiar, João Zoli, Rafael Ilha e Evandro Santo. O primeiro já está garantido na grande final e os três últimos disputam as duas outras vagas da decisão em votação que segue até esta segunda-feira (10), ocasião em que será formado o trio de finalistas.

Siga e contate o colunista Danyllo Junior
* Danyllo Junior escreve sobre o mundo da televisão há 10 anos
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.
;