Colunas Ligado na TV Opinião

OPINIÃO | Amor & Sexo acerta em ignorar completamente suposto boicote do público

Fernanda Lima, que comanda o Amor & Sexo, tem sido alvo de críticas por seus comentários progressistas na atração (Foto: Divulgação/Globo)
Fernanda Lima, que comanda o Amor & Sexo, tem sido alvo de críticas por seus comentários progressistas na atração (Foto: Divulgação/Globo)

O Amor & Sexo está em sua 11ª temporada na Globo. Porém, em nenhuma edição anterior a atração global sofreu tantas críticas como tem recebido atualmente. Além disso, ressalta-se que a temporada em vigor tem obtido números de audiência bem aquém do esperado, preocupando a emissora carioca. Um dos principais motivos sugeridos para explicar tais fatos tem sido um suposto boicote da onda conservadora nacional, a qual o programa de Fernanda Lima tem acertado em ignorar completamente.

O programa objetiva, entre outras coisas, entreter e debater sobre a sexualidade e os relacionamentos, com a regra suprema de deixar seus convidados e o público participante falarem abertamente sobre os assuntos em pauta. Além do mais, a atração tem enfatizado a luta pelos direitos humanos, especialmente dos grupos mais vulneráveis socialmente, como mulheres, negros, LGBTs, entre outros. Desse modo, a atração iria contra seus próprios princípios se mudasse em virtude de parcela da opinião pública.

Nesse contexto, mesmo após tantas críticas e com a audiência em baixa em todo o país, o espaço comandado por Fernanda Lima segue ousando e apostando em suas pautas em torno da sexualidade e dos relacionamentos, com direito a exibição explícita de órgãos genitais e beijo gay (imagem), como ocorreu com intensidade na edição de ontem (20). Isto comprova que o programa está ignorando absolutamente os críticos e seguindo com seu formato, com brincadeiras e gincanas, que sempre estiveram presentes na atração.

Houve beijo gay na edição de ontem (20) do Amor & Sexo (Foto: Reprodução/Globo)
Houve beijo gay na edição de ontem (20) do Amor & Sexo (Foto: Reprodução/Globo)

Apesar de vários indícios de que o programa tem sido mesmo vítima de boicote, é necessário lançar dúvidas acerca da materialidade ou da força dessa ação. Existe mesmo? É tão forte assim? A coluna cita a seguir três fatos que indicam que o boicote pode até existir, mas que a ele sozinho não se deve a fase negra do programa em audiência.

Primeiro: boicotes anteriores contra atrações globais ou a própria emissora, principalmente de evangélicos, acabavam por ampliar os números de audiência dos produtos envolvidos ou a média-dia do canal dos Marinhos. Segundo: o programa está no ar, como mencionado no início desta coluna, há 11 temporadas. Depois de tantas edições, é possível que o formato sofra um desgaste natural. Terceiro: a atração tem enfrentado a concorrência direta do reality da Record A Fazenda, o qual tem conquistado bons índices em virtude de seus participantes extremamente polêmicos.

+ Ligado na TV: Após Teleton, filhas de Silvio Santos participam de maldade contra Claudia Leitte

Nesse sentido, o Amor & Sexo tem feito certo em ignorar o suposto boicote e seguir nitidamente apostando em sua essência, sem medo de represálias. O programa é um dos poucos espaços televisivos voltado exclusivamente para tratar da sexualidade, dos relacionamentos (independentemente de orientação sexual), e, principalmente, da defesa dos direitos humanos e da diversidade. Desse modo, exerce um papel importante no sentido da representatividade de grande parcela do público brasileiro, outrora excluído.

Por fim, têm surgido muitos boatos sobre a possibilidade de não ter nova temporada do Amor & Sexo, especialmente em virtude dos números de audiência. Ou seja, a atração de Fernanda Lima estaria de fora da grade de programação da Globo em 2019. Procurada por meio de assessoria, a emissora não se pronunciou até o fechamento desta coluna.

Siga e contate o colunista Danyllo Junior
* Danyllo Junior escreve sobre o mundo da televisão há 10 anos
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

Sobre o autor

Danyllo Junior

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics