Opinião | As novelas só têm uma obrigação: entreter


Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas em "Totalmente Demais" (Foto: Divulgação/Globo)
Cena da novela Êta Mundo Bom  (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Cena da novela Êta Mundo Bom (Foto: Ellen Soares/Gshow)

Nos últimos anos temos presenciado um debate bem constante sobre o papel das telenovelas na televisão brasileira. Após algumas tentativas de inovação no gênero sem muito sucesso, as emissoras – principalmente a Globo – decidiram voltar a apostar na velha fórmula de se fazer folhetins.

A emissora carioca, por exemplo, apresenta no horário das 18h a velha comédia pastelão com “Êta Mundo Bom”. No horário das 19h, temos “Totalmente Demais” com o conto da mocinha pobre que luta pra subir na vida ao mesmo tempo que sofre para viver o grande amor de sua vida.

E em breve, ainda teremos na faixa principal “Velho Chico”, que repetirá a fórmula bem-sucedida usada em novelas como “O Rei do Gado” que, recentemente, chegou a encostar em tramas inéditas mesmo em sua segunda reprise na TV aberta.

E o “retrocesso”, como é chamado por alguns, vem dando bastante certo. “Êta Mundo Bom” estreou com a melhor audiência em cinco anos na Globo, e a novela das sete, “Totalmente Demais”, vem batendo recorde atrás de recorde de audiência.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Certo que inovar as vezes não faz mal a ninguém, mas não se pode exagerar. Nos horários principais, onde as grandes massas estão ligadas na TV, certos temas deveriam ser discutidos de forma menos agressiva e com maior cuidado.

Veja também

Chocar o telespectador levantando discussões polêmicas com histórias complexas não é a função das telenovelas. Como instituição comercial, as emissoras de TV visam o lucro, portanto, têm que dar ao telespectador aquilo que o telespectador anseia.

Geralmente, quem vai ver telenovelas no horário nobre coma  família reunida espera um momento de entretenimento, de descanso, sem histórias complexas e cansativas. Os números mostram que o público clama por mais mocinhas e mocinhos sofrendo nas mãos de um vilão em busca de um final feliz.

Quem quer ver a realidade nua e crua, opta por um telejornal ou documentário, e não por uma telenovela cujo gênero é ficção.

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.

🚨 Bomba: Davi não aguenta em forte desabafo, chora e desiste + SBT tira estrela da Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.