Colunas Ligado na TV Opinião

OPINIÃO | Grande acerto da Globo, Sob Pressão não fica devendo a nenhuma série estrangeira

Dra. Renata (Fernanda Torres) foi presa no último episódio da 2ª temporada de Sob Pressão (Foto: Reprodução/GloboPlay)
Dra. Renata (Fernanda Torres) foi presa no último episódio da 2ª temporada de Sob Pressão (Foto: Reprodução/GloboPlay)

Precisamos falar sobre Sob Pressão. A série teve o último episódio de sua segunda temporada exibido ontem (18), mas merece aplausos desde a sua primeira temporada. Trata-se de um dos maiores acertos da Globo dos últimos tempos, em termos de produtos do gênero, e não fica devendo de forma alguma a nenhuma série estrangeira.

Sob Pressão é fruto do longa-metragem homônimo, o qual teve sua exibição nos cinemas brasileiros em 2016, com direção de Andrucha Waddington. Atualmente, a Globo produz o seriado em parceria com a Conspiração Filmes, tendo o roteiro de Jorge Furtado e a direção artística do próprio Andrucha. A primeira temporada foi exibida no ano passado e conquistou absolutamente a crítica especializada e o público.

O drama médico conseguiu criar bons personagens protagonistas, médicos que possuem vidas atormentadas pelo passado, bem como consegue mostrar a cada episódio duas a três boas histórias de pacientes do hospital, essas com início, meio e fim e bons ganchos. Desse modo, assemelha-se muito a dramas médicos de sucesso como Grey’s Anatomy e The Good Doctor, nos quais seus protagonistas enfrentam vidas difíceis e há sempre boas histórias contadas a partir de situações dos pacientes que chegam aos respectivos serviços.

Entretanto, torna-se muito importante ressaltar a brasilidade de Sob Pressão. Diferentemente da maioria das séries médicas estrangeiras, inclusive as supracitadas, a série brasileira evidencia os dramas e dilemas da equipe de profissionais de um hospital público, no caso pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) em cena de Sob Pressão (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) em cena de Sob Pressão
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Sabe-se que o SUS é um dos maiores sistemas universais de saúde pública do mundo e é referência internacionalmente – as informações oficiais e a literatura da saúde confirmam isso. Os grandes gargalos estão no subfinanciamento crônico do sistema e na dificuldade de qualificar e aprimorar a gestão de seus órgãos e estabelecimentos. Isto faz com que os serviços públicos de saúde brasileiros enfrentem muitas dificuldades.

Primorosamente, a série trabalha justamente nessa perspectiva; e vai além, como fez nessa temporada. Além do cotidiano de trabalho difícil dos médicos do Hospital Macedão (RJ), onde tudo falta, a segunda temporada focou na corrupção que acomete o sistema público e que obstaculiza ainda mais o avanço qualitativo do serviço público de saúde. Para tanto, entrou na série Fernanda Torres, que vive a Dra. Renata Gomes.

+ Ligado na TV: As 6 principais razões que podem explicar 1º mês fraco de O Sétimo Guardião

Por sinal, é muito válido parabenizar os envolvidos com a série. O ótimo roteiro de Jorge Furtado e seus colaboradores. A direção caprichosa de Andrucha Waddington, que abrilhante os olhos do público com ângulos e imagens incríveis. E especialmente o excelente trabalho dos atores, como Júlio Andrade (Dr. Evandro), Marjorie Estiano (Dra. Carolina), Stepan Nercessian (Dr. Samuel), Fernanda Torres (Dra. Renata), Bruno Garcia (Dr. Décio), Pablo Sanábio (Dr. Charles) e Heloísa Jorge (Enfª Jaqueline).

Como brinde a cada final de episódio, a série utiliza algo que já virou quase uma marca de muitas produções globais. Há sempre uma informação ou dado importante principalmente relacionado a uma doença ou evento que foi temática do episódio, com destaque para números oficias de ajuda e aconselhamento de prevenção. Uma baita iniciativa prestada pela emissora carioca para a sociedade, haja vista sua visibilidade.

Que venha a terceira temporada!

Siga e contate o colunista Danyllo Junior
* Danyllo Junior escreve sobre o mundo da televisão há 10 anos
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics