Colunas Ligado na TV Opinião

OPINIÃO | Mal das pernas, Jesus perde até para horário eleitoral na Record

Novela Jesus tem marcado audiência insatisfatória (Foto: Reprodução/Record)
Novela Jesus tem marcado audiência insatisfatória (Foto: Reprodução/Record)

Há duas semanas esta coluna pontuou que a Record já não consegue esconder seus esforços em torno da promoção de novidades, como a nova temporada de A Fazenda, haja vista que sua principal aposta atual, a novela Jesus, não está conquistando índices satisfatórios para a emissora, especialmente em virtude da concorrência forte de As Aventuras de Poliana no SBT (confira aqui). Entretanto, a situação de Jesus é bem pior do que aparentava. Em levantamento exclusivo realizado por esta coluna, nota-se que a produção bíblica da Record consegue ser menos atrativa do que o horário eleitoral.

Desde que o horário eleitoral gratuito passou a ser exibido, no dia 31 do mês passado, a novela Jesus só conseguiu ultrapassar a veiculação eleitoral em números duas vezes, com registro de um empate. Ressalta-se que o levantamento feito pela coluna levou em consideração o horário eleitoral noturno, o principal em termos de números, embora a atração bíblica chegue a perder inclusive para o horário eleitoral vespertino.

31/8 01/9 03/9 04/9 05/9 06/9 07/9 08/9 10/9 11/9
HE* 9.7 7.0 10 9.8 9.3 8.8 8.0 6.7 9.6 10.8
Jesus 8.4 6.0 9.1 9.3 9.6 8.2 8.5 6.3 9.6 9.5
*Horário Eleitoral

Conforme exposto na tabela acima, das 10 vezes em que houve exibição pela Record do horário político com a sequência da novela Jesus, o programa eleitoral venceu (no sentido de pontuar mais) a trama bíblica escrita por Paula Richard em 7 ocasiões (70%), perdeu em apenas 2 dias (20%) e aconteceu empate em 1 ocasião, na última segunda-feira (10/9).

Nesse contexto, entende-se que o problema não necessariamente está relacionado à concorrência, uma vez que a novela não consegue índices superiores nem mesmo quando comparada com o horário eleitoral, embora ambos possuam durações distintas (25min do HE e 50min da novela). Pior, por ser exibida na sequência, a queda mostra que a novela não consegue elevar nem mesmo manter os números dos políticos.

+ Ligado na TV: Após muitas críticas, Globo foge da realidade crua em suas novas novelas

Apesar da divulgação intensa da emissora, especialmente por se tratar da história de maior sucesso da Bíblia, os números têm evidenciado que a Record vivencia uma verdadeira crise concernente aos seus folhetins bíblicos. Crise que merece reflexões profundas por parte de seus diretores e executivos, uma vez que os indícios revelam que a emissora seguirá trilhando o caminho das atrações baseadas no popular livro sagrado.

Twitter: @Ligado_na_TV  @JuniorDanyllo
Contato: [email protected]
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

PUBLICIDADE

Comentários recentes

CONHEÇA