Agora

Agora

Pacto de 3 bancos gigantes, imposto aniquilado e mais 2 alertas: A nova poupança anunciada por Lula ao Brasil

Presidente Lula / Imagem representando Poupança - Montagem TVFOCO
Presidente Lula / Imagem representando Poupança - Montagem TVFOCO

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a nova poupança anunciada pelo presidente ao Brasil

Antes de mais nada, para quem não sabe, em suma, a poupança ou aforro é a parcela da renda ou do patrimônio que não é gasto ou consumido no período em que é recebido e, por consequência, é guardado para ser utilizado em um momento futuro.

Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que o pacto de 3 bancos gigantes, imposto aniquilado e mais 2 alertas, vocês saberão agora todos os detalhes sobre a nova poupança anunciada por Lula ao Brasil. Vamos conferir?

Pois bem, sem mais delongas, vamos então direto ao assunto. As informações são do portal O Globo.

Conforme o que foi divulgado pela fonte, uma proposta feita pelo presidente Lula a líderes da América do Sul para utilização da “poupança regional” no desenvolvimento econômico e social gerou dúvidas nas redes sociais e uma onda de desinformação em torno da medida.

Sendo assim, as informações dão conta ainda de que foram reunidos os presidentes de 11 países da região em Brasília, onde na ocasião, Lula apresentou uma lista de sugestões que o Ministério das Relações Exteriores preparou para serem discutidas, com o objetivo de “retomar a cooperação dentro do continente”.

Veja também

“Nesse sentido, e sem prejuízo de outras propostas que discutiremos ao longo do dia de hoje, sugiro à consideração de vocês as seguintes iniciativas: colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como o CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES”, disse Lula aos líderes no Palácio do Itamaraty.

O que Lula diz sobre a nova poupança?

Dito isso, segundo as informações sobre o assunto o discurso de Lula acabou gerando uma campanha de mensagens falsas nas redes sociais e em aplicativos de conversa, com o compartilhamento de textos dizendo que o governo federal pretendia fazer o confisco da poupança dos brasileiros para investir em países da América do Sul.

Aí vamos então falar sobre o primeiro alerta. Após ocorrer a onda de fake news, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou uma nota para esclarecer a fala de Lula e negar a possibilidade de confisco da poupança para uso em projetos regionais.

“A fake news distorce e tira de contexto uma fala do presidente Lula”, diz a nota. “Consultado pela Secom, o Ministério da Fazenda reforçou que a proposta apresentada pelo presidente Lula não trata da caderneta de poupança dos brasileiros. A palavra ‘poupança’ foi usada, portanto, para se referir a uma reserva financeira comum entre os países do continente sul-americano, reunindo os bancos de desenvolvimento”, disse.

Por fim, vale falar ainda que, em seu discurso,  Lula citou instituições que não são controladas pelo Brasil, como a Corporación Andina de Fomento (CAF) e o Banco do Sul, ambos com sede na Venezuela, e o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que está sediado na Bolívia.

No que diz respeito ao BNDES, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os recursos não vêm da caderneta de poupança dos brasileiros.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

Lula

Quem escreve

Bianca Rayla

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: