COMO ASSIM?!
“Não vou permitir”: Eduardo Paes baixa decreto sobre fim do RioCard e crava mudança em substituto para 2025
26/01/2025 às 6h30

Prefeitura do Rio baixa decreto envolvendo o fim do RioCard; Saiba mais sobre os motivos dessa decisão e os impactos esperados para os serviços municipais
Em 2025, Eduardo Paes iniciou importantes mudanças no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte municipal do Rio de Janeiro, com a transição para o novo sistema Jaé, marcando o fim do RioCard nos modais municipais da cidade do Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, no dia 8 de janeiro, o prefeito Eduardo Paes e a secretária de Transportes, Maína Celidonio, anunciaram a prorrogação do prazo para o início da operação exclusiva do Jaé nos modais, estendendo a data para 1º de julho.

Dois fatores foram determinantes para essa decisão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- A falta de integração entre o Jaé e o Bilhete Único Intermunicipal, mesmo após dois anos de tratativas.
- As mudanças na estrutura societária da empresa responsável pelo Jaé, cujos novos acionistas solicitaram prazo para revisar os procedimentos.

Em declaração oficial, Eduardo Paes afirmou:
“Eu não vou permitir que os moradores de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói, São João de Meriti e de várias cidades da Região Metropolitana, que vêm para o Rio de Janeiro, sejam impactados porque não conseguiram fazer a integração”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Metrô GRÁTIS em PE: Isenção é confirmada em Recife para salvar 3 listas de CPFs em 2025
● Moradores em alerta no RS: Lei em vigor crava 2 proibições a passageiros nos ônibus de Porto Alegre
● Trabalhadores desesperados na BA: Metrô de Salvador atinge em cheio passageiros com aumento em 2025
A secretária Maína Celidonio ainda destacou a importância da transparência no transporte público:
“Sabemos que é muito importante você ter transparência no sistema de transporte. Esse processo vai acontecer. É um projeto enorme que está sendo feito há anos, e vamos continuar. As pessoas podem e devem continuar se cadastrando. Nossa orientação é que não deixem para a última hora.”
Diante disso e a partir de informações oficiais da Prefeitura do Rio de Janeiro, a equipe do TV Foco traz tudo que você precisa saber sobre essas mudanças e como o Jaé deve funcionar.
Entenda o Jaé:
Conforme até já mencionamos em algumas matérias, o Jaé já está em operação em todo o sistema de transporte público regulado pelo município, incluindo:
- BRT;
- VLT;
- Frota de ônibus municipais (SPPO);
- Vans regulamentadas.
Veja abaixo os principais pontos sobre o uso do Jaé:
- Em suma, os passageiros podem realizar integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca (BUC) utilizando o Jaé como meio de pagamento.
- Apesar de o novo sistema ser totalmente digital, ele também oferece a opção de cartão físico.
- Por fim, a prefeitura orienta os cidadãos a migrarem para o Jaé de forma gradual, evitando transtornos na última hora.
MAS ATENÇÃO!: modais estaduais, como ônibus intermunicipais, Supervia, metrô e barcas, continuarão utilizando o sistema RioCard.

Além das 11 lojas físicas existentes, e para melhor atender aos usuários, foram abertos dois novos postos de atendimento:
- Naves do Conhecimento do Engenho de Dentro : Rua Arquias Cordeiro, 1516;
- Padre Miguel: Rua Bom Sossego, 380.
Ambos funcionam de segunda a sexta, das 9h às 18h, porém novos pontos de atendimento serão divulgados ainda pela Prefeitura do Rio.
Como funciona o Jaé para idosos?
Os idosos podem solicitar o cartão de gratuidade online e recebê-lo gratuitamente em casa, sem necessidade de deslocamento até uma loja física:
- Basta baixar o aplicativo Jaé para fazer o pedido.
- Ou comparecer a um dos 13 postos de atendimento disponíveis.
Além disso, as gratuidades para idosos, pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e outros grupos continuam garantidas.
E para os trabalhadores?
Os trabalhadores que utilizam vale-transporte devem realizar o cadastro pelo aplicativo, sem necessidade de comparecimento físico.
Como obter o Jaé?
Para obter o Jaé, os passageiros podem baixar o aplicativo disponível para IOS e Android ou acessar o site oficial.
Além disso, o aplicativo permite pagamento por:
- QR Code;
- Recarga de créditos via cartão de crédito;
- PIX ;
- Boleto bancário.
Você ainda pode consultar o saldo e extrato, solicitar a segunda via, bloquear e cancelar o cartão de forma totalmente remota.
O melhor de tudo é que os créditos adquiridos não possuem prazo de validade.
Quais são os tipos de cartões Jaé?
Por fim, existem dois tipos de cartões Jaé:
- O cartão preto, solicitado via aplicativo, é vinculado à conta digital.
- O cartão verde, o qual pode ser comprado nas máquinas ATMs e recarregado apenas nas máquinas ou bilheteiras.
Considerações finais:
Em resumo, a Prefeitura do Rio de Janeiro adiou a substituição completa do RioCard pelo Jaé.
A integração com outros sistemas e mudanças na empresa responsável pelo Jaé foram os principais motivos.
Além de ser o novo sistema de bilhetagem da cidade, o Jaé oferece mais opções de pagamento e maior flexibilidade aos usuários.
Além disso, apesar da mudança, modais estaduais como metrô e trem continuarão usando o RioCard. A prefeitura incentiva a migração gradual para o novo sistema.
Mas, para saber mais informações sobre o transporte público, não apenas no Rio de Janeiro como em outras localidades do país, clique aqui.*
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.