CONFIRA

O melhor pagamento de 2024: Nova lei com liberação total do saldo FGTS é anunciada com 3 passos aos CLT’s


FGTS traz novidades, que chegam como vitória, após decreto do Governo Lula (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

 Nova lei com liberação total do saldo FGTS é anunciada com 3 passos aos CLT’s

O Governo Federal anunciou a possibilidade de liberar o saque total do FGTS, permitindo que os trabalhadores tenham acesso a todo o montante depositado em suas contas, uma medida que poderia beneficiar cerca de 7,2 milhões de trabalhadores.

Para quem não sabe, até então, o que estava valendo é que as regras permitiam o saque somente em situações específicas, como na demissão sem justa causa, com restrições particularmente rigorosas em períodos de até dois anos.

Contudo, o Governo observou a alta adesão ao saque-aniversário, sendo evidente a necessidade dos brasileiros por recursos adicionais.

Desta forma, a nova lei irá permitir:

  • Oferecer o saque total do fundo de garantia, mesmo durante o período de 2 anos.
  • Revisão da modalidade saque-aniversário.
  • Introdução do empréstimo consignado via FGTS Digital como alternativa.
Caixa confirma antecipação do FGTS aos trabalhadores hoje (13)
FGTS – foto: TV Foco
O FGTS pode ser antecipado, caso a escolha seja Saque-Aniversário (Reprodução/Foto: FGTS/Divulgação)
FGTS (Reprodução/Foto: FGTS/Divulgação)
FGTS / Pessoa sacando dinheiro - Montagem TVFOCO
FGTS / Pessoa sacando dinheiro – Montagem TVFOCO

As mudanças propostas no acesso aos recursos do fundo de garantia representam um potencial alívio financeiro para milhões de brasileiros. Com maior flexibilidade e opções de saque ou empréstimo, os trabalhadores poderão gerenciar melhor suas finanças em tempos de necessidade.

Veja também

O que é o saque-aniversário?

O Saque-Aniversário do FGTS foi criado como uma sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo do fundo de garantia.

Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor total da conta.

Para optar pelo benefício do  Saque-Aniversário do FGTS o usuário pode, por meio do aplicativo do FGTS, solicitar o retorno à modalidade Saque-Rescisão, desde que não haja operação de antecipação contratada.

Por outro lado, se o trabalhador teve demissão no período que tange entre 02/03/2022 e 31/05/2024, ele fará jus somente à multa rescisória, ficando o saldo remanescente disponível na conta do FGTS para movimentação somente nos casos previstos sob a legislação.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: [email protected]. Minhas redes sociais são: