Pantanal

NovelasPantanal

Pantanal antiga: Veja em qual ano passou, a história e o final da novela

Cristiana Oliveira interpretou a protagonista Juma Marruá na primeira versão da novela 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Internet)
Cristiana Oliveira interpretou a protagonista Juma Marruá na primeira versão da novela ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Internet)

A novela “Pantanal”, é a principal aposta da Globo, para alavancar a audiência do seu horário nobre.

O remake de “Pantanal”, que estreou nesta segunda-feira (28), assinado por Bruno Luperi no horário nobre da Globo, nada mais é do que a adaptação de um grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa, exibido originalmente na TV Manchete em 1990. A novela também foi reprisada pelo SBT em 2008, tendo grande êxito.

Pensando no saudosismo dos fãs da novela e também em surpreender as novas gerações, a Globo apostou alto em “Pantanal”, para consolidar a sua dramaturgia no ano de 2022.

SAIBA MAIS! Pantanal: Globo altera trama da novela para vilão aterrorizar a vida de José Leôncio

Pensando nisso, o TV FOCO, relembra a história da versão original e para quem ama spoilers: O final da novela!

HISTÓRIA DE ‘PANTANAL’

Apesar de Juma Marruá (Cristiana Oliveira) ser uma personagem marcante da trama, José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo) era o protagonista da novela. Ele vivia um triângulo amoroso com Madeleine (Ingra Lyberato/Ittala Nandi) e Filó (Tânia Alves/Jussara Freire) e abandonava o Pantanal para morar no Rio de Janeiro, depois que o seu pai desapareceu.

Veja também

Na segunda fase de Pantanal, Zé Leôncio retorna para sua terra natal, e Joventino Neto (Marcos Winter), filho dele com Madeleine, vai em busca do homem para que ele fosse reconhecido como seu herdeiro. Os atritos entre os dois vieram à tona e o jovem retornou para o Rio de Janeiro, levando consigo sua paixão arrebatadora por Juma Marruá. Porém a mudança do campo para a cidade causou estranhamento na moça, e os dois decidiam voltar novamente para o Pantanal.

Histórias paralelas com pegadas sobrenaturais também fizeram sucesso com os telespectadores. Além de Juma Marruá, que virava onça, também existia o Velho do Rio (Cláudio Marzo), que era um personagem misterioso que surgia do nada para moradores do local, e o peão Trindade (Almir Sater), repleto de profecias.

FINAL DA NOVELA

Na versão original, como a maioria dos finais de novela, tem desfechos felizes, mas a trama é repleta de mortes. Juma se casa com Jove, e eles têm uma filha. Maria Bruaca (Ângela Leal) se livra do marido embuste. Tenório (Antônio Petrin) é assassinado, e ela e fica com Alcides (Ângelo Antônio).

Outros casais também têm seu final feliz: Trindade (Almir Sater) e Irma (Carolina Ferraz/Elaine Cristina) e Tibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa).

Após o casamento com Filó, José Leôncio morre. Ele começa a ter fortes dores no peito, sofre um infarto e não resiste. No encerramento, ele fica cara a cara com o seu pai desaparecido, transformado em Velho do Rio.

Personagens de 'Pantanal' em sua primeira versão na Globo (Foto: Reprodução / Internet)
Personagens de ‘Pantanal’ em sua primeira versão (Foto: Reprodução / Internet)

VÍDEO YOUTUBE:  Léo Dias DESMASCARA Samantha Schmütz: "Deu nota falsa e fuma maconha"

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários