Novelas

NovelasPantanal

Pantanal: Novela utiliza efeito especial para ter sucuri ‘sanguinária’ e onça ’emotiva’; veja

Maria Marruá (Juliana Paes) se transforma em onça para salvar sua filha do ataque de uma sucuri em 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo)
Maria Marruá (Juliana Paes) se transforma em onça para salvar sua filha do ataque de uma sucuri em ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

“Pantanal”, é um fenômeno na Globo.

Sem sombra de dúvidas, “Pantanal”, é um dos grandes acertos da Globo em sua dramaturgia nos últimos tempos. E a história de Juma Marruá (Alanis Guillen), onde ela vira onça está no imaginário de quem acompanhou a primeira versão de 1990, exibida pela TV Manchete.

O Velho do Rio (Osmar Prado), é outro personagem sobrenatural que desperta curiosidade no público, visto que o ser místico se torna uma cobra sucuri e para conseguir o efeito desejado, a produção de “Pantanal”, utiliza efeitos especiais para fazer com que a novela das nove da Globo tenha uma onça ’emotiva’ e uma sucuri ‘sanguinária’ que ataca um assassino de aluguel quando dorme, por exemplo.

SAIBA MAIS! Pantanal: Ao descobrir traição, Juma vira onça e mata Muda? Confira o fim da personagem na primeira versão

As gravações são feitas com animais reais e os bichos ganham personalidade (reações) graças à tecnologia usada na edição. Carlos Augusto Sodré, técnico de efeitos especiais, contou ao Gshow como foi feita a sequencia do ataque da cobra ao matador de aluguel. “Gravamos com uma sucuri real se enroscando na perna do ator. E, em um movimento de grua [uma espécie de guindaste de câmera], a gente deu uma puxada na perna dele saindo de quadro. Assim, ficava um mistério, indicando que a cobra o levou”, disse o profissional contando os bastidores de “Pantanal”.

A computação gráfica também foi usada para dar mais realidade à cena em que Maria Marruá (Juliana Paes) joga o responsável por assassinar Gil (Enrique Diaz) em um lago repleto de piranhas. O técnico de efeitos especiais da novela das nove da Globo, pontuou que foi usado um sistema de ar comprimido com mangueiras submersas no rio da fazenda durante as gravações.

Veja também

“Eu liberava o ar com registros e fazia com que saísse borbulhas. E o próprio ator estava com uma bolsa de sangue cenográfico, que ele mesmo apertava para liberar na água. A computação gráfica também deu uma ajuda na parte do sangue”, revelou o Carlos Sodré.

Cobra sucuri com o elenco de 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo)
Cobra sucuri com o elenco de ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

ANIMAIS REAIS

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) concedeu uma licença para a produção de “Pantanal”, realizar gravações com os animais e nas fazendas. O folhetim de Bruno Luperi também teve autorização das secretarias estaduais do Meio Ambiente de Goiás e do Pará. Os animais silvestres (cobra e onça) foram mantidos em ambiente calmo e livre de estresse.

A onça-pintada presente nas cenas perdeu seu instinto selvagem ao ser amparada por humanos. Por seu temperamento mais ameno, foi escolhida para representar a força da natureza em “Pantanal”. Apesar do felino ter sido humanizado, os efeitos especiais da Globo são fundamentais para trazer personalidade e emoção aos animais em cena.

Onça-pintada usada na novela 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo)
Onça-pintada usada na novela ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

 

 

 

VÍDEO YOUTUBE: Sandra Annenberg assume lugar de Ana Maria + Vício de Eduardo Costa

Quem escreve

Diego Laureano

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários