Pantanal

NovelasPantanal

Pantanal: O que acontece com Juma no final da novela? Cristiana Oliveira deu vida à personagem na primeira versão

Fotografia recente de Cristiana Oliveira com foto da época de ‘Pantanal’ (1990) (Foto: Reprodução / Bloch / Montagem TV Foco)

Em 1990, o Brasil se rendia as graças da personagem Juma Marruá.

Apesar de só aparecer na segunda fase de “Pantanal”, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em horário nobre pela extinta TV Manchete, Juma Marruá interpretada por Cristiana Oliveira roubou a cena e se tornou ‘sensação’ na época.

O seu jeito selvagem em longos cabelos foi eternizada como uma das personagens mais marcantes da história da TV brasileira. A protagonista de “Pantanal”,  foi o segundo trabalho de Cristiana Oliveira na televisão e a despontou para status de estrela da teledramaturgia, seguindo para a Globo em seguida e fazendo outros papéis principais.

SAIBA MAIS! Pantanal: Irma seduz o cunhado, José Leôncio na ‘cara de pau’ e entra em guerra com Madeleine

Após 32 anos, a Globo revive a novela através do remake de “Pantanal”, assinado por Bruno Luperi que é neto do criador da obra original. A trama estreou repleta de elogios do público na última segunda-feira (28), e fará história novamente, só que no horário nobre da emissora carioca.

Em recente entrevista para o portal ‘Aventuras na História’, Cristiana Oliveira relembrou com carinho sobre a personagem que a fez ficar conhecida nacionalmente.

Veja também

“Eu acho que tinha muito da Cristiana na Juma. Não sei explicar exatamente o que tinha da Cristiana na Juma, mas tinha. Era uma personagem na qual me senti muito confortável fazendo, mesmo na minha inexperiência, na minha falta de experiência. Mas eu vivi a Juma. É como se ela realmente existisse, como se não fosse ficção e eu estivesse contado a história de uma mulher e ela fosse parte daquilo. E ela era parte daquilo”, recordou a intérprete de Juma Marruá na primeira versão de “Pantanal”.

JUMA PASSOU POR VÁRIOS ‘PERRENGUES’

Como toda mocinha de novela, Juma Marruá passou por vários perrengues durante a sua trajetória. Porém, a sua intérprete, Cristiana Oliveira também passou por maus bocados, onde quase foi fisgada por um jacaré durante as gravações de “Pantanal”.

Outro perrengue de Cristiana Oliveira, foi quando a estrela precisou superar o medo e montar sobre um cavalo, animal na qual ela morria de medo.

De acordo com a eterna Juma, o realismo disseminado pela figura da personagem fazia com que o público acreditasse que ela realmente estava andando a cavalo, quando sequer conseguia trotar, e fez questão de frisar que aprendeu a cavalgar para interpretar Selena, em “Corpo Dourado” (1998), mas recusaria um novo convite aos 58 anos.

“Aquela coisa do quadril que ensinam em hípica, eu não sei trotar. Então tinha que ser outro tipo de cavalo. Um dos diretores falava: ‘corre com o cavalo’. E eu respondia: ‘não, não estou afim de correr não’. E ele disse: ‘mas precisa correr’. Então eu falei: ‘ta bom’. Bati o pé com todo carinho do mundo e ele deu uma corrida. Então eles aproveitaram e cortaram a cena. Eu nunca gostei”, revelou Cristiana Oliveira.

Cristiana Oliveira na pele de Juma em 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Internet)
Cristiana Oliveira na pele de Juma em ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Internet)

ENCONTRO DE ‘JUMAS’

Com a nova versão de “Pantanal”, na Globo a atriz fez questão de conhecer Alanis Guillen, que se tornou a protagonista do remake da emissora carioca.

Além de ter elogiado a escolha da atriz, na última sexta-feira (25), o “Globo Repórter”, exibiu o encontro das intérpretes de Juma Marruá nos Estúdios Globo, onde os barracos pantaneiros foram reproduzidos pela cenografia.

Questionada sobre conselhos que teria dado a mais nova Juma Marruá, ela frisou que “não tem domínio” sobre a personagem, mas chegou a enviar uma mensagem privada, através do Instagram, para Alanis Guillen, antes mesmo de ser confirmada no papel.

“‘Olha Alanis, que ninguém me escute, tem várias ótimas várias atrizes concorrendo ao papel, mas a minha torcida é por você. Eu sinto alguma coisa em você que eu não sei explicar’. Meu coração sentiu aquilo e quando eu a conheci, comprovei. Ela vai fazer uma Juma lindamente, ela é a própria Juma, não vai ter dificuldade”, elogiou Cristiana Oliveira.

Apesar de estar sem contrato com nenhuma emissora, Cristiana Oliveira contou que não foi convidada para assumir um personagem no remake, mas disse que foi chamada para fazer ações internas com o elenco e direção, além de contar as três personagens que gostaria de fazer caso fosse convidada. “Bruaca, Filó e a Maria Marruá”, disse a estrela da primeira versão de “Pantanal”.

Cristiana Oliveira e Alanis, Jumas de 'Pantanal' em encontro nos Estúdios Globo (Foto: Reprodução / Instagram)
Cristiana Oliveira e Alanis, Jumas de ‘Pantanal’ em encontro nos Estúdios Globo (Foto: Reprodução / Instagram)

O QUE ACONTECE COM JUMA NO FINAL DA NOVELA?

Em seu 216º e último capítulo, o folhetim se desenrolou entre os protagonistas da novela, em especial ao personagem Joventino, o Jove, que foi interpretado originalmente por Marcos Winter.

Mas Juma contribuiu dando um desfecho emocionante para “Pantanal”. A selvagem teve um final feliz com Jove, seu par romântico na trama, que durante a novela tiveram o amor ‘colocado em prova’, por conta de suas diferenças socioculturais, principalmente pelo período onde o playboy se afastou da vida rural. Porém, se unem oficialmente em casamento e ainda têm uma filha. Um final digno dos grandes novelões!

Curiosamente, a filha de Jove e Juma na versão original de “Pantanal”, que só aparece na reta final da novela, é interpretada por uma atriz que seria nacionalmente conhecida posteriormente: a personagem Maria Marruá Leôncio era interpretada pela pequena Leandra Leal, cuja mãe, Ângela Leal, também participou da obra original de Benedito Ruy Barbosa.

Personagens 'Juma' e 'Jove' em cena de 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Internet)
Personagens ‘Juma’ e ‘Jove’ em cena de ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Internet)

VÍDEO YOUTUBE: Reviravolta! Ana Maria é cortada na Globo + Fim do SBT com baixa audiência

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários